Os aplicativos criados na plataforma Node.js, um ambiente JavaScript do lado do servidor de E/S orientada a eventos com base no mecanismo V8 do Google Chrome, são conhecidos como aplicações Node.js. Como tanto o lado do servidor quanto o lado do cliente são escritos em JavaScript, o Node.js facilita a implementação de códigos de maneira mais fácil e rápida e processa solicitações de maneira rápida e simultânea; isso é muito benéfico para a criação de aplicações em tempo real, especialmente aplicativos de bate-papo e streaming.
Netflix, LinkedIn, Yahoo e eBay são alguns dos aplicativos mais populares criados na estrutura Node.js. O que separa o Node.js do restante da família de frameworks — PHP, Ruby on Rails e Python — é sua capacidade de escalar facilmente, flexibilidade para ser alterado e entrega rápida de protótipos.
Se o Node.js é tão eficiente, por que você precisa monitorá-lo?
A execução de aplicações Node.js corporativos em grande escala não requer apenas escalabilidade e flexibilidade, mas também a garantia de que os serviços estejam disponíveis e funcionando conforme o esperado. As empresas podem perder clientes se não conseguirem cumprir os termos do contrato de nível de serviço (SLA) devido ao tempo de inatividade ou baixo desempenho das aplicações em produção. Como o custo de desenvolvimento é um fator importante a ser considerado, torna-se vital monitorar o desempenho de aplicações críticos e obter informações sobre erros rapidamente.
Ao se aprofundar no desempenho de aplicação Node.js, as equipes de DevOps enfrentam desafios nas seguintes áreas:
-
-
Debugging
- Manipulação de erros
- Monitoramento de métrica
-
A depuração refere-se à remoção de erros no código da sua aplicação, enquanto o tratamento de erros refere-se à correção de falhas no código e algoritmo na tentativa de otimizá-lo. Com a ajuda de uma ferramenta robusta de monitoramento de desempenho de aplicação Node.js, você pode reconhecer as áreas problemáticas no código, identificar a origem das falhas e identificar a degradação do desempenho em suas aplicações.
O ManageEngine Applications Manager vem com um poderoso sistema de gerenciamento de falhas — que consiste em um analisador de causa raiz; configurações de limite adaptáveis, estáticas e dinâmicas; perfis de anomalias; e ações corretivas automatizadas — para ajudá-lo tanto na depuração quanto no tratamento de erros.
Acompanhar os dados do elemento Node.js e agregá-los durante um período de tempo ajudará você a entender o comportamento da aplicação e também antecipar qualquer degradação no desempenho. Algumas das métricas que você precisa observar são:
-
-
Tempos de resposta
-
Gerenciamento de dependência
-
Atrasos do loop de eventos
-
utilização do CPU
-
Perdas de memória
-
Veja como o Applications Manager pode ajudá-lo a melhorar o desempenho de suas aplicações Node.js nessas áreas.
Tempos de resposta
O monitoramento dos tempos de resposta é fundamental, independentemente do tipo de aplicação. Os tempos de resposta fornecem informações sobre as áreas que degradam o desempenho, o que facilita a solução de problemas.
Com o Applications Manager, você pode monitorar os tempos de resposta de transações, operações de banco de dados e rastreamentos. A divisão dos tempos de resposta em relação à operação realizada e os elementos em suas aplicações web são apresentados no painel do Applications Manager, o que pode ajudá-lo a deduzir quais transações e componentes são demorados.
Erros e exceções
O Node.js inclui apenas alguns erros predefinidos, como RangeError, SyntaxError etc., todos eles erros de tempo de execução herdados de Error. É importante entender a natureza dos erros para identificar se é um erro operacional ou do programador.
O Applications Manager fornece informações essenciais, como a contagem de erros e exceções, tipos de códigos de erro e sua frequência, tipos de exceções e sua frequência e os principais erros e exceções.
Gerenciamento de dependência
Confiar em componentes externos para que seu módulo seja executado faz parte do desenvolvimento da maioria dos aplicativos baseados em Node.js. Com o passar do tempo, o mapeamento dessas dependências se torna complexo, especialmente quando o código é emprestado de uma biblioteca de código aberto.
Uma ferramenta de descoberta e mapeamento de dependência — que o Applications Manager também oferece — apresenta as dependências de suas aplicações em vários softwares ou componentes externos, permitindo que você teste sua qualidade e disponibilidade.
Atrasos do loop de eventos
O loop de eventos é um espaço onde existem outras solicitações quando a solicitação principal está sendo processada pelo encadeamento Node.js. Embora isso ajude a descarregar as operações para o kernel do sistema para evitar o bloqueio, assumir muitas tarefas de uma só vez ou tarefas demoradas pode resultar em respostas lentas.
O monitoramento de loops de eventos pode ajudá-lo a descobrir se os loops de eventos estão demorando muito para serem processados ou se o número de tarefas por loop aumentou, o que leva ao aumento da latência.
Uso de CPU
Ao contrário de outros frameworks, o Node.js é um sistema de thread único. Isso significa que um único encadeamento atende a todas as demandas do cliente — o Node.js recebe todas as solicitações e delega a maior parte do trabalho a outros trabalhadores do sistema — em oposição a outras linguagens, que criam novos encadeamentos para cada solicitação.
Esse encadeamento é eficiente e não é afetado, a menos que uma solicitação com uso intenso de CPU esteja sendo tratada. Portanto, o uso da CPU deve ser rastreado constantemente para garantir que o encadeamento principal não seja sobrecarregado, para que não estrague as tarefas e reduza a velocidade de suas aplicações. O Applications Manager monitora a CPU usada pelos aplicações Node.js para ajudá-lo a identificar operações com uso intensivo de processador e atribuí-las a outros trabalhadores.
Uso de memória
Uma das limitações do Node.js está no uso de memória; somente até 1,4 GB de memória podem ser usados antes que ocorra um erro fatal. O código V8 era executado originalmente em um navegador de 32 bits com restrições de memória muito rígidas e impostas, e depois foi movido para um de 64 bits; essa limitação de memória pode ser um resquício dos dias de sua concepção.
É imperativo ficar de olho no uso de memória dos aplicações Node.js para evitar erros. O Applications Manager também fornece métricas em nível de host, como estatísticas de consumo de memória e coleta de lixo, para ajudá-lo a evitar a escassez de memória e controlar vazamentos de memória.
O ManageEngine Applications Manager é uma solução de gerenciamento de desempenho de aplicações (APM), infraestrutura e monitoramento da experiência do usuário final que oferece suporte ao monitoramento de mais de 130 tecnologias, tudo em um único console. Criado para as necessidades de gerenciamento de desempenho de aplicações complexos e dinâmicos de hoje, você pode até monitorar aplicações criados internamente com scripts personalizados. Para experimentar tudo o que o Applications Manager tem a oferecer, experimente uma avaliação gratuita de 30 dias ou agende uma demonstração personalizada hoje mesmo!