As ameaças cibernéticas continuam a evoluir, causando trilhões de dólares em perdas. Haverá um aumento de 76% nas violações de segurança cibernética até 2024, de acordo com a StealthLabs. Um relatório da IBM afirma que levou uma média de 287 dias para identificar e conter uma violação de dados em 2021. De acordo com o Relatório de Investigações de Violação de Dados de 2020 da Verizon, 86% das violações de segurança cibernética foram motivadas financeiramente e 10% foram motivadas por espionagem. Seja qual for o motivo, as ameaças à segurança cibernética se tornaram generalizadas e continuam a derrubar todas as facetas do reino digital. É sempre melhor prevenir do que remediar. E é por isso que você precisa de uma solução SIEM para manter seu ambiente de TI protegido contra ameaças cibernéticas e violações.
O Log360 é uma solução SIEM unificada com recursos de agente de segurança de acesso à nuvem (CASB) e prevenção de perda de dados (DLP), que podem ajudar as organizações a se defenderem contra ataques cibernéticos. Ele integra firmemente o gerenciamento de logs e as ferramentas de análise de segurança de rede e captura os logs de todas as infraestruturas de rede e servidor.
Complementando os recursos do SIEM com as funcionalidades DLP, UEBA, CASB e SOAR, ele oferece uma solução conveniente e acessível para análise de segurança e correção de ameaças em recursos locais e na nuvem.
Os principais recursos do Log360 são:
-
Monitoramento abrangente de logs
-
Auditoria de alterações do Active Directory em tempo real
-
Análise de comportamento robusta
-
Gerenciamento integrado de conformidade de TI
-
Proteção de dados
-
Inteligência e análise de ameaças
-
Detecção, gerenciamento e resposta a incidentes de ponta a ponta
Aqui estão cinco razões pelas quais você deveria escolher o Log360.
1.Monitoramento de segurança em tempo real
O Log360 monitora todos os principais recursos em sua rede. Vamos supor que um invasor está tentando invadir sua rede e está fazendo várias tentativas de fazer login em um endpoint. Nesse cenário, haverá várias falhas de login. A solução acionará imediatamente alertas para que você fique ciente da situação.
Log e análise de dados:
O Log360 pode coletar e analisar logs de até 700 fontes de dados diferentes. Ele coleta e analisa logs de várias fontes de forma transparente e produz insights na forma de relatórios. Ele aciona alertas quando ocorre algo anômalo, como várias falhas de login, o que pode ser uma indicação de uma possível violação e, portanto, ajuda a identificar ameaças de segurança imediatamente.
Monitoramento de atividade de VPN:
Por meio do monitoramento de sessão VPN, o Log360 fornece informações críticas, como o número de sessões VPN ativas, a duração de cada sessão e o status da conexão de cada usuário individual. Com a ajuda dessas informações, quaisquer atividades suspeitas, como várias falhas de login e várias conexões bem-sucedidas pelo mesmo usuário de diferentes lugares dentro de um determinado período de tempo, podem ser identificadas com alertas instantâneos.
O ataque Colonial Pipeline – o hack que derrubou o maior gasoduto de combustível nos EUA – foi o resultado de uma conta VPN comprometida. As credenciais do usuário vazaram na dark web e os hackers as usaram para invadir a rede. Se a conta tivesse usado autenticação multifator, o hack poderia ter sido evitado.
Monitoramento de atividades de usuários privilegiados:
Os usuários privilegiados têm permissão para fazer alterações na configuração que podem comprometer a segurança de sua infraestrutura de TI. Com o Log360, todas as atividades de usuários privilegiados são registradas; isso inclui a criação de grupos de segurança, adições de membros em grupos de segurança, alterações nas permissões de acesso dos usuários e modificações nos objetos de Diretiva de Grupo.
Por exemplo, com o Log360, as organizações podem procurar cenários em que novos funcionários são adicionados a grupos altamente confidenciais. Nesses casos, um alerta pode ser acionado e o analista de segurança pode verificar se essa adição foi justificada.
Monitoramento de integridade de arquivos e de atividades:
Enquanto o monitoramento de integridade de arquivo é usado para monitorar e detectar alterações de arquivo no nível do sistema, o monitoramento de atividade de arquivo acompanha todas as alterações feitas em arquivos e pastas, como leitura, edição, cópia e colagem e renomeação de um arquivo ou pasta. Se qualquer atividade de arquivo não for autorizada, ela acionará alertas imediatamente, pois isso pode levar a problemas de não conformidade e legais para a empresa. As alterações feitas também podem afetar o funcionamento de servidores ou aplicativos. Além disso, os ciberataques podem tentar adulterar os arquivos de log para cobrir seus rastros enquanto realizam um ataque.
2.Inteligência de ameaças
Suponha que haja um intruso em sua rede e que esse intruso já seja conhecido como malicioso por outra pessoa. Não seria muito mais simples e eficiente identificá-los se você usasse a inteligência dessa outra pessoa? Com essa percepção, você pode identificar o hacker no momento em que ele invadir sua rede. Sempre que um intruso entrar na sua rede a partir de um endereço IP, domínio ou URL bloqueado, você será notificado em tempo real. O Log360 processa as informações de ameaças mais recentes dos altamente proeminentes STIX e TAXII. Esses são padrões globais usados para representar e comunicar informações sobre ameaças. Eles têm as informações mais atualizadas e confiáveis. Como o Log360 tem acesso a isso, ele pode procurar intrusos de qualquer canto do mundo.
3. Entidade do usuário e análise de comportamento
A análise de comportamento do usuário e da entidade (UEBA) é uma técnica de segurança cibernética que usa algoritmos de aprendizado de máquina para analisar as atividades do usuário e detectar anomalias como acessos ao sistema em horários incomuns, software incomum em execução para um usuário e downloads de arquivos incomuns.
UEBA pode te ajudar a:
- Identificar o comportamento anômalo do usuário com base no tempo de atividade, contagem e padrão.
- Expor ameaças provenientes de ataques internos, comprometimentos de contas e exfiltração de dados.
- Obter mais contexto de segurança associando as diferentes ações de um usuário entre si.
4. Gerenciamento e resposta a incidentes
O gerenciamento de incidentes é a ponte entre a detecção e a resposta. As ferramentas de gerenciamento são úteis para garantir o fluxo suave de informações. O Log360 possui um console de gerenciamento de incidentes integrado e permite que você encaminhe incidentes de segurança para software de suporte técnico externo, como ManageEngine ServiceDesk Plus e ServiceNow.
Mitigação rápida: isso permite que você reduza drasticamente os tempos de resolução de incidentes detectando, categorizando e analisando um incidente com rapidez e precisão.
Análise forense: Um ataque que pode ocorrer no futuro pode ser evitado analisando os rastros deixados pelos invasores.
5. Análises e personalizações intuitivas e perspicazes
A análise integrada de conformidade e segurança é um dos melhores recursos deste produto. Ele permite que você revise as atividades do usuário e da entidade com facilidade. Os relatórios em tempo real facilitam a tomada de decisões.
Cada empresa tem suas próprias características únicas e, portanto, as ameaças variam para cada organização. Você pode personalizar casos de uso para cada aspecto do Log360 de acordo com seus requisitos. Isso ajuda a identificar as ameaças às quais sua empresa está mais propensa. Por exemplo, as regras de correlação e alerta podem ser configuradas de acordo com seus casos de uso. Você também pode personalizar o método de pontuação de risco e a forma como a solução entende as anomalias relevantes para o seu negócio.
O Log360 foi posicionado no Gartner Magic Quadrant para SIEM por cinco anos consecutivos. Garantir a segurança do seu ambiente de TI é a parte mais importante do seu negócio, pois qualquer ataque cibernético ou violação de dados pode levar à perda de confiança, negócios e valor da marca. Para evitar ataques cibernéticos, as organizações devem estar sempre um passo à frente dos invasores. Isso significa conhecer todas as vulnerabilidades e brechas em sua infraestrutura de TI para que você possa corrigi-las antes que os invasores as explorem. A ferramenta ajuda você a estar totalmente ciente do que está acontecendo em sua infraestrutura de TI e alerta sobre possíveis ameaças. Manter o controle de cada centímetro de sua infraestrutura e gerenciar cada componente com software diferente pode ser árduo e confuso. É por isso que o Log360 será exatamente o que você precisa para facilitar seu trabalho, pois é uma solução completa para monitorar toda a sua infraestrutura de TI em um único console.
Nota : Esse conteúdo foi traduzido do nosso site em inglês e está replicado nos sites dos nossos parceiros também.