Na maioria das vezes, há certas coisas escondidas à vista de todos que podem não chamar sua atenção. Os olhos de um administrador de sistema geralmente estão grudados em tarefas como manutenção do sistema e administração de usuários. Quando envolvido em muitas tarefas ao mesmo tempo, é normal acabar ignorando algumas coisas, como atualizações de patches e antivírus, mas pode custar caro a uma organização em termos de segurança de dados.

A ManageEngine oferece uma ampla variedade de soluções unificadas de  gerenciamento de endpoints para promover operações de TI mais suaves, e uma delas é o Desktop Central. Nossa solução é uma aplicação Windows baseada na Web que atua como uma plataforma completa para gerenciar servidores, laptops, desktops, smartphones e tablets a partir de um único console.

“É melhor prevenir do que remediar.”

Embora alguns erros sejam inevitáveis, há vários que podem ser evitados usando o Desktop Central. Ao fazer malabarismos com várias operações de TI, um administrador de sistema pode perder o seguinte:

1) Monitoramento de arquivos de log  

Imagine acordar para encontrar todas as suas conversas de texto excluídas e ter que lembrar exatamente o que você disse a cada pessoa. Bem difícil né? Agora, imagine a angústia de um administrador de sistema tentando lembrar todos os processos de TI de rede realizados para uma organização com centenas ou milhares de usuários.

Acompanhar as operações realizadas na rede oferece melhor visibilidade. Durante a solução de problemas de rede, os arquivos de log geralmente vêm em socorro de um administrador de sistema, pois fornecem visibilidade da rede.

O Desktop Central fornece relatórios bem formatados que podem ser divididos em vários tipos, como relatórios de configuração, relatórios de logon do usuário e relatórios do Active Directory. Eles fornecem acesso rápido aos detalhes de desempenho e ajudam os administradores de TI a reduzir os riscos de segurança ao trazer à tona as preocupações de segundo nível.

2) Mantendo os sistemas atualizados

Uma rápida olhada no smartphone em seu bolso pode confirmar se você atualiza regularmente as aplicações executadas nele. Caso contrário, você ficará para trás da tecnologia acelerada e em constante mudança de nossos tempos. Da mesma forma, é vital manter a rede de uma organização atualizada. Sistemas que não estão atualizados são mais vulneráveis a ameaças, aumentando a pilha de preocupações de segurança de um administrador de sistema.

Monitorar vários sistemas é uma tarefa enorme que recai sobre os ombros de um administrador de sistema. O Desktop Central pode agilizar esse processo usando seus recursos de verificação de patches e ativos que detectam patches ausentes e rastreiam alterações em hardware e software na rede. Ele permite que você agende as verificações conforme sua conveniência para que nenhum outro processo em andamento seja interrompido.

A Política de integridade do sistema fornecida pelo Desktop Central é a cereja do bolo. Ela classifica os sistemas na rede como íntegros, vulneráveis ou altamente vulneráveis com base na gravidade das atualizações de patch presentes. Você pode personalizar seus próprios critérios para avaliar a integridade de um sistema para uma melhor avaliação que atenda aos seus requisitos de negócios.

3) Categorizando usuários e gerenciamento de funções

Já digitou a senha errada e recebeu uma notificação de “acesso negado” na tela? É exatamente isso que um usuário não autorizado em sua rede deve encontrar.

É vital que os administradores de sistema entendam a função de cada usuário e a quantidade de acesso que deve ser concedida a eles. Os usuários em uma rede podem ter diferentes funções, como auditor, administrador ou convidado. Diferentes usuários requerem acesso a diferentes informações e nem todos precisam ter o mesmo grau de controle.

O Desktop Central oferece a flexibilidade de definir funções e conceder permissões com base nas necessidades de cada indivíduo. Isso permite um melhor controle sobre os dados e os protege de mãos inseguras. A solução tem funções de usuário pré-configuradas com um conjunto bem definido de permissões. Também permite criar novos tipos e modificar o conjunto necessário de permissões e restrições para eles.

4) Teste antes da implantação

Assim como os carros devem passar por testes de segurança para garantir que sejam seguros para dirigir, é melhor testar as atualizações de patches em seu sistema antes do lançamento para evitar falhas na rede. Os administradores geralmente não têm tempo e recursos para testar as atualizações antes de implantá-las, o que pode resultar posteriormente em turbulência técnica.

O Desktop Central permite testar patches críticos antes de distribuí-los em toda a rede. Você pode testá-los e aprová-los manualmente ou automatizar o processo. Os patches aprovados prosseguirão para implantação, que pode ser agendada conforme sua conveniência. Esse recurso facilita a vida de qualquer administrador de sistema.

5) Software em lista de bloqueio

Toda plataforma de mídia social conhecida tem um botão de bloqueio para restringir mensagens ofensivas. Da mesma forma, alguns softwares podem colocar em risco a segurança da rede da sua organização e dar dor de cabeça aos administradores de sistema.

O Desktop Central evita isso com um recurso que detecta e remove qualquer software específico que você deseja eliminar de sua rede. Você também pode solicitar que o software seja retido em sistemas que o exijam. Isso ajuda sua organização a lidar com problemas de conformidade e aumentar a segurança da rede.

6) Verificando scripts desconhecidos

Ao crescer, uma das primeiras lições que aprendemos é nunca confiar em um estranho. Os administradores de sistema devem confiar em scripts que encontram em qualquer lugar online? Não! Qualquer script baixado da internet deve ser verificado, pois os errados podem prejudicar sua rede. Os administradores de sistema nunca devem presumir que os scripts encontrados na web são seguros.

Tarefas repetitivas de TI podem ser executadas usando scripts personalizados. O Desktop Central implementou sugestões extraídas de interações com clientes e feedback de suporte para munir você com um repositório de scripts. Modelos de script, que são atualizados periodicamente, podem ser adicionados ao seu repositório local. Você também pode criar seus próprios scripts, adicioná-los ao repositório e implantá-los usando as definições de configuração do Desktop Central.

Coletivamente, eles minimizam os riscos de segurança.

7) Seguindo as melhores práticas

A prática leva à perfeição. Seguir algumas práticas recomendadas também pode tornar os administradores de sistema perfeitos. Evitar a reciclagem de senhas e redefini-las intencionalmente depois que um funcionário sai de uma organização reduz as vulnerabilidades da rede.

O Desktop Central considera as informações do usuário uma prioridade de proteção máxima. Sempre que os dados de um usuário são obtidos nas aplicações integradas, o Desktop Central solicita o consentimento do usuário, informando o motivo pelo qual os dados são necessários e onde serão armazenados. Isso dá ao usuário a liberdade de retirar seu consentimento a qualquer momento.

Os recursos de relatórios versáteis do Desktop Central permitem ocultar informações de identificação pessoal (PII) ao gerar relatórios. O Desktop Central também é compatível com GDPR, HIPAA, ISO, PCI DSS, VPAT, NIST e RBI para garantir que os dados privados dos usuários finais não estejam em risco.

Se o peso das tarefas de TI dificultarem a execução completa e perfeita delas, isso pode custar milhões à sua organização em caso de violação. O conjunto de soluções unificadas de gerenciamento e segurança de endpoints da ManageEngine auxilia todos os administradores de TI na distribuição, gerenciamento e proteção de aplicações. Obtenha aqui uma avaliação gratuita de 30 dias do Desktop Central para acabar com seus problemas de gerenciamento de endpoints.