Simple Network Management Protocol (SNMP) é um protocolo de rede que auxilia na transferência de dados entre dispositivos, gerenciando e monitorando dispositivos presentes na rede de protocolo de internet. As redes têm uma variedade de dispositivos conectados a elas, e novos dispositivos são introduzidos a elas à medida que as tendências da tecnologia evoluem.

Esses novos dispositivos costumam ser usados para simplificar processos complexos, mas acabam complicando redes simples. Para administradores de sistema e rede, unir, monitorar e gerenciar todos esses dispositivos é tedioso. Nesse caso, uma solução de monitoramento para SNMP e outros protocolos semelhantes pode ajudar no gerenciamento de vários dispositivos em uma rede.

Uma visão geral dos protocolos de gerenciamento de rede

Os protocolos de gerenciamento de rede são um grupo de padrões que contém políticas e procedimentos para ajudar na manutenção e monitoramento dos dispositivos presentes em uma rede. Esses protocolos facilitam muito o monitoramento em tempo real, comportando-se como credenciais que conectam o software de monitoramento de rede aos dispositivos.

Os protocolos de gerenciamento ajudam na busca de informações sobre uma variedade de atividades em uma rede, como disponibilidade, perda de pacotes, latência e atrasos de rede dos dispositivos. As principais funções desses protocolos giram em torno de descoberta, monitoramento, mapeamento, alerta e geração de relatórios. Fundamentalmente, o SNMP e o ICMP (Internet Control Message Protocol) são protocolos de gerenciamento padrão dos quais o restante dos protocolos é derivado. Ao contrário do SNMP, o ICMP geralmente é usado para relatar erros em uma rede.

Agora, vamos dar uma olhada mais detalhada no monitoramento SNMP.

Componentes do SNMP  

Um ambiente habilitado para SNMP tem os seguintes componentes:

  • Dispositivos gerenciados – Os dispositivos gerenciados em uma determinada rede são dispositivos gerenciados. Em outras palavras, são os elementos que requerem monitoramento.

  • Dispositivo gerenciador – Esses dispositivos existem em um repositório centralizado e se comunicam com os dispositivos gerenciados para buscar as informações necessárias. Esses dispositivos também são conhecidos como servidores SNMP.

  • Agente SNMP – Esta é uma camada de software executada em dispositivos gerenciados que permite a comunicação entre o dispositivo gerenciador e o dispositivo fornecido.

  • Sistema de gerenciamento de rede – Funciona de maneira semelhante ao agente SNMP, mas é executado no dispositivo gerenciador. Ele envia uma consulta ao agente SNMP e recebe a resposta, possibilitando a troca de informações.

  • Identificadores de objeto (OIDs) – OIDs são endereços semeados em dispositivos. Eles são gerados em valores numéricos que representam métricas quantificáveis e configuráveis.

  • Base de informações de gerenciamento (MIB) – MIBs são compostos de OIDs e traduzem principalmente numéricos para alfabéticos, tornando-os legíveis por humanos.

  • Traps SNMP – Um trap SNMP é um tipo de unidade de dados de protocolo que se comporta como um receptor. Quando um dispositivo na rede IP encontra uma mudança ou falha, o dispositivo em questão enviará uma notificação para o trap relevante. Uma armadilha SNMP é criada para monitorar situações críticas. Esta é uma técnica de monitoramento passivo em que a consulta ativa não acontece. Ele simplesmente recebe as mensagens e gera um alerta dependendo do filtro de limite. Como a consulta ativa não acontece, alertas imediatos são gerados para notificá-lo sobre a violação do limite, ajudando você a solucionar o problema rapidamente.
Como o SNMP funciona

Todos os componentes da rede trabalham ativamente para que a solução de monitoramento SNMP transfira e colete informações. O protocolo está embutido nos dispositivos da rede. Quando você habilita, o processo de gerenciamento e monitoramento começa ativamente.

Existem duas funções básicas: notificação e sondagem. O dispositivo gerenciador consulta um dispositivo gerenciado para obter informações específicas por meio da porta 161, que está notificando. O dispositivo gerenciado, por sua vez, recebe a consulta e responde a ela por meio da porta 162, que está em polling.

Por exemplo, digamos que seu amigo lhe escreva uma carta do correio perguntando sobre seus planos para o fim de semana. A carta viaja dos correios para sua casa e é entregue por um carteiro. Você responde à carta imediatamente e a carta chega ao seu amigo. Nesse caso, o dispositivo gerenciador é a agência postal, o dispositivo gerenciado é sua casa e o carteiro é o OID.

Em poucas palavras, o dispositivo gerenciador consulta ou configura dispositivos gerenciados; os dispositivos gerenciados então executam agentes SNMP e se comunicam com o sistema de gerenciamento de rede dos dispositivos gerenciadores por meio de OIDs. O papel dos MIBs é converter os OIDs numéricos em legíveis e alfabéticos.

Principais recursos do monitoramento SNMP  

Aqui estão os principais motivos para empregar uma solução de monitoramento SNMP para seus dispositivos de rede:

  • A pesquisa ativa de dispositivos de rede ocorre em um ambiente habilitado para SNMP, reunindo informações sobre métricas como desempenho, disponibilidade e erros.

  • Comece a monitorar imediatamente as principais métricas em dispositivos com propagação de protocolo SNMP.
Vantagens das soluções de monitoramento SNMP
  • Como a maioria dos dispositivos é compatível com SNMP, uma solução de monitoramento oferece uma plataforma de monitoramento padronizada.

  • As soluções de monitoramento oferecem monitoramento de vários fornecedores, o que significa que uma ampla variedade de marcas é reconhecida em ambientes LAN e WAN.

  • O monitoramento de rede com SNMP é sensato. Além disso, ele usa banda e CPU mínimas.

  • As soluções de monitoramento SNMP oferecem monitoramento centralizado com alertas em tempo real.
Por que as empresas precisam de soluções de monitoramento SNMP

As soluções de monitoramento SNMP permitem que diferentes dispositivos de rede interajam entre si e troquem informações. Com isso, o administrador pode gerenciar e monitorar todos os dispositivos presentes na rede, saber o desempenho dos dispositivos e planejar os recursos de forma eficaz.

Aqui estão alguns dos principais motivos para usar uma solução de monitoramento SNMP:

  • Monitore a integridade e estude o desempenho de vários elementos de rede, como laptops, scanners, impressoras e servidores para monitoramento abrangente do tráfego de rede. Isso capacita os administradores com insights construtivos para tomar medidas para o gerenciamento essencial.

  • Reúna informações sobre métricas como utilização da CPU, temperatura, tempo de atividade, erros, uso de memória e muito mais. As soluções de monitoramento SNMP consultam, configuram e exibem alterações em um painel com alertas relevantes sobre violações de limites.

  • Monitore e visualize o status dos dispositivos de rede em tempo real.

  • Monitore todos os dispositivos de rede, seja em um ambiente LAN ou WAN de um ou vários fornecedores. Isso significa que os servidores Windows podem ser monitorados e gerenciados em um ambiente habilitado para SNMP.
Por que o OpManager é a melhor escolha para monitoramento SNMP

O OpManager é um software de monitoramento de rede altamente integrado preferido por mais de um milhão de administradores de TI em todo o mundo. Com a solução de monitoramento SNMP do OpManager, monitore a disponibilidade da rede e os dispositivos de rede e gerencie falhas de rede.

Aqui estão alguns dos principais recursos de monitoramento oferecidos pelo OpManager:

  • Identificação e descoberta automática de dispositivos presentes em dispositivos habilitados para SNMP: O processo de descoberta é dividido com uma opção de agendamento e permite automatizar toda a etapa de descoberta.

  • Monitoramento de desempenho simplificado com os comandos SNMP do OpManager: Métricas como disponibilidade de rede, taxa de transferência, tempo de resposta e muito mais podem ser monitoradas.

  • Gerenciamento de falhas por meio da coleta de problemas de rede, como lentidão e falhas de rede do agente SNMP: Isso permite que o administrador da rede visualize a rede e tome medidas relevantes.

  • Monitoramento constante de criticidade por traps SNMP que ajudam o OpManager a entender o desvio de desempenho e a baixa integridade do dispositivo: o trap robusto baseado em regras do OpManager suporta até 300 traps por segundo.

  • Insights significativos com análise profunda de métricas-chave para ajudá-lo a se concentrar em elementos importantes e compilar rapidamente um relatório: eles são exibidos em painéis abrangentes, ajudando você a percorrer informações cruciais. O painel personalizado permite organizar informações com base em suas preferências com mais de 200 widgets de desempenho. Você escolhe o que precisa ver!

O monitoramento SNMP dinâmico do OpManager o torna um balcão único para todas as suas necessidades de monitoramento. Baixe nosso teste gratuito e totalmente funcional de 30 dias hoje. Ou inscreva-se para uma demonstração personalizada para falar com um de nossos especialistas em produtos.

NetFlow Analyzer, Network Configuration Manager, Firewall Analyzer e OpUtils também estão disponíveis como soluções independentes que oferecem recursos de gerenciamento de rede mais abrangentes e especializados. O OpManager Plus é uma solução integrada de todos esses produtos que permite realizar diversos processos de gerenciamento de operações de TI a partir de um único console.