A internet reformulou o local de trabalho e os navegadores da internet se tornaram uma ferramenta indispensável para a força de trabalho de hoje. Os navegadores também se tornaram o elo fraco que os cibercriminosos estão explorando para atingir organizações. Infelizmente para essas organizações, restringir o acesso à internet não é uma opção.
É aqui que a segurança do navegador entra em jogo. Ao seguir as práticas adequadas de higiene do navegador, os usuários finais podem garantir que seus navegadores não sejam vítimas de ataques cibernéticos. A educação do usuário pode funcionar às vezes, mas ainda deixa a organização aberta a ameaças baseadas na Web se e quando os usuários não seguirem as práticas recomendadas de segurança.
A implementação de uma ferramenta de segurança de navegador sólida para proteger as configurações do navegador, monitorar e controlar o uso de extensões e plug-ins, filtrar sites apropriados para o trabalho e isolar arquivos maliciosos pode ajudar a proteger sua organização contra ataques cibernéticos baseados em navegador.
Como proteger os navegadores da Web da sua empresa
A incorporação de certas regras em sua organização como medidas preventivas reduzirá o escopo dos ataques cibernéticos baseados na web.
Certifique-se de que o HTTPS seja usado para todas as comunicações. Os dados transferidos podem ser interceptados e até manipulados por terceiros. Quando um site usa HTTPS, o mais seguro dos dois protocolos, a comunicação é criptografada e os dados inseridos no site não podem ser hackeados. Essa prática simples protege seus dados contra ataques man-in-the-browser e garante uma linha de base de segurança de dados.
Mantenha os navegadores e seus complementos atualizados. Com vulnerabilidades sendo descobertas com frequência em navegadores e seus complementos, os fornecedores de navegadores e complementos lançam atualizações com bastante regularidade. Quando um navegador ou complemento não é corrigido, a probabilidade de essas vulnerabilidades serem exploradas por cibercriminosos aumenta. Alguns plug-ins e navegadores também interagem diretamente com o sistema operacional, o que pode aumentar a gravidade dos ataques baseados em navegador, portanto, manter os patches deve ficar no topo da sua lista de tarefas.
Desative complementos de navegador desnecessários. A maioria dos ataques baseados em navegador ocorre por meio de extensões e plug-ins não confiáveis instalados pelos usuários. Você pode reduzir exponencialmente a probabilidade desses ataques monitorando de perto as instalações complementares. Você precisa ser proativo em seus esforços para detectar e colocar na blakclist novas extensões maliciosas antes que os usuários sejam induzidos a instalá-las.
Desative o Google Sync nos navegadores Chrome. O Google Sync é um recurso que permite aos usuários sincronizar dados com o Google Cloud, tornando esses dados acessíveis a partir de qualquer navegador conectado à conta do Chrome. Esse recurso, embora útil às vezes, abre caminhos para violações de dados.
Ative a navegação segura em todos os navegadores. Para lidar com o número crescente de sites que hospedam malware, os fornecedores de navegadores começaram a manter seus próprios bancos de dados de sites maliciosos. O recurso Safe Browsing do Chrome, o filtro SmartScreen do Edge e o recurso Safe Browsing do Firefox detectam e bloqueiam sites maliciosos quando os usuários tentam visitá-los.
Como o Browser Security Plus se encaixa no projeto
O Browser Security Plus combina funcionalidades de segurança do navegador com gerenciamento multibrowser sem interrupções. Essa ferramenta permite que você estabeleça e mantenha a conformidade com os regulamentos e tenha visibilidade completa em sua rede para aplicar políticas de segurança, controlar extensões e plug-ins do navegador, criar sandboxes e bloquear navegadores corporativos.
Destaques de recursos
Defina e implante as configurações do navegador: ajuste as configurações do navegador para atender às necessidades da sua organização e, em seguida, implante as configurações em computadores selecionados. As configurações do navegador são agrupadas de forma inteligente em políticas que atendem a requisitos específicos, como defesa contra ameaças e prevenção de vazamento de dados.
Controle e gerencie complementos: forneça e revogue o acesso a complementos do navegador, como extensões e plug-ins, com base em sua confiabilidade, e envie silenciosamente extensões de missão crítica para computadores a partir de um repositório central.
Isole navegadores: separe sites e aplicações de negócios confiáveis de seus equivalentes não confiáveis. Sites não confiáveis são renderizados em um navegador virtual para garantir que os dados corporativos permaneçam seguros.
Cumpra os regulamentos: defina as regras exigidas pela sua organização e monitore a conformidade com as Diretrizes de Implementação Técnica de Segurança (STIGs) e os padrões de segurança do setor predefinidos pelo Center for Internet Security (CIS).
Reencaminhar aplicações: forçar o redirecionamento de determinados aplicativos para determinados navegadores. Por exemplo, você pode garantir que as aplicações herdadas sejam abertos automaticamente no Internet Explorer, um navegador herdado, mesmo quando abertos no Edge, Firefox ou Chrome.
Benefícios de uma forte estratégia de segurança do navegador
-
Evite ciberataques em seu limite mais usado: navegadores.
-
Fique atento aos navegadores que estão sendo usados e se eles estão atualizados.
-
Acompanhe os complementos, extensões e plug-ins do navegador presentes em sua empresa.
-
Evite ciberataques removendo complementos, extensões e plug-ins de alto risco.
-
Proteja as atividades da Web ao fortalecer as configurações do navegador.
-
Garanta que apenas sites confiáveis possam ser acessados filtrando URLs.
-
Gerencie problemas de compatibilidade do navegador do site direcionando os sites para os navegadores de destino.
-
Mantenha-se em conformidade com os padrões de segurança do navegador, como CIS e STIGs.
No mundo atual dominado pela internet, os navegadores se tornaram um ponto final em si mesmos, e toda organização precisa de uma estratégia de segurança de navegador adequada. Essa camada de segurança reforçará sua estratégia de segurança de endpoint existente, melhorando efetivamente a segurança cibernética. Experimente o Browser Security Plus gratuitamente por 30 dias e veja como ele complementa sua estratégia de segurança de endpoint existente.