A arquitetura de uma máquina virtual difere muito dos ambientes tradicionais locais e requer diferentes técnicas de backup de dados e operações de pré-backup. Esta postagem explicará algumas das coisas que os administradores devem manter em mente antes de fazer backup de suas máquinas virtuais VMware.

1. Faça backup de máquinas virtuais VMware na camada de virtualização

Ao fazer backup de servidores físicos tradicionais, é comum instalar um agente de backup no sistema operacional convidado. O servidor então entra em contato com o agente quando está prestes a iniciar uma operação de backup. Este método não é eficiente em um ambiente virtual, pois consome recursos desnecessariamente na VM e afeta o desempenho de todas as outras VMs no host.

Certifique-se de que sua ferramenta possa fazer backup de suas máquinas virtuais na camada de virtualização. Isso significa usar uma aplicação de backup que executa em nível de imagem do grande arquivo .vmdk sem envolver o sistema operacional convidado. Isso garantirá que suas VMs obtenham todos os recursos possíveis para suas cargas de trabalho.

2. Desative suas aplicações transacionais

Se você for fazer backup de uma VM que possui aplicações transacionais, como bancos de dados e servidores de e-mail, é fundamental que você os desative para que estejam no estado adequado para o backup. Isso garante que o servidor esteja em um estado adequado para que nenhum dado seja perdido se uma restauração for necessária.

O VMware Tools contém um driver que funciona com o Microsoft Volume Shadow Copy Service (VSS) para desativar as aplicações antes de seu backup. Além disso, certifique-se de que o serviço VSS não esteja desabilitado e que tudo esteja configurado corretamente para realizar um backup consistente.

3. Não economize nos recursos de backup

Antes de fazer backup de uma máquina virtual, certifique-se de ter espaço de armazenamento adequado em seu repositório. Ter recursos adequados de CPU e memória é crítico e pode afetar significativamente a duração do backup. Certifique-se de seguir as recomendações de hardware do fornecedor para o servidor de backup.

4. Não armazene backups com dados de produção

Não guarde todos os ovos na mesma cesta. Não use o mesmo repositório para armazenar seus backups e outros dados confidenciais de sua organização. Qualquer problema que pudesse ocorrer em seu repositório não apenas roubaria seus dados organizacionais, mas também todos os backups de sua máquina virtual.

O custo por gigabyte armazenado, que se tornou mais barato do que era há apenas meia década, está caindo ainda mais com os avanços no armazenamento em nuvem. É prudente e eficaz isolar seus dados de produção e também ter um backup externo para ambos.

5. Agende backups com cuidado

O processo de fazer um backup pode sobrecarregar os recursos em um host de máquina virtual e pode impactar o desempenho de outras máquinas virtuais no host.

Por esse motivo, você deve planejar sua programação de backup para evitar colocar muito estresse no host. É melhor fazer backups fora do horário comercial. Além disso, certifique-se de não fazer backup de muitas VMs no mesmo host simultaneamente. Equilibre sua programação de backup para equilibrar o uso de recursos. Para saber mais e como uma ferramenta pode te ajudar nesse processo, confira nosso site.

Nota : Esse conteúdo foi traduzido do nosso site em inglês e está replicado nos sites dos nossos parceiros também.