O ataque violento da COVID-19 pegou as empresas desprevenidas, deixando muitas delas em parafuso. Para sobreviver a isso, a maioria das empresas está considerando a ideia de trabalho remoto e algumas já implementaram políticas de trabalho em casa.
Nessas circunstâncias, uma rede privada virtual (VPN) é a melhor aposta de uma organização para fornecer acesso remoto a serviços essenciais para os negócios e evitar desastres operacionais. Mas todas as empresas estão equipadas para monitorar e garantir o funcionamento robusto de suas conexões VPN?
Saiba o que está em jogo quando você negligencia o monitoramento de VPN
Comprometer-se no monitoramento de suas conexões VPN pode ser desastroso em vários níveis. Aqui estão alguns dos principais fatores que podem virar a maré contra você:
-
Apropriação de dados confidenciais
-
Perda de produtividade
-
Impacto adverso na receita
-
Interrupção de serviços essenciais para os negócios
-
Danos à marca e à reputação do serviço ao cliente devido a distúrbios no serviço
Práticas recomendadas de VPN para ficar à frente da curva
Estas são algumas metodologias comprovadas que, quando aderidas, podem garantir o funcionamento robusto de suas conexões VPN e ajudar a impedir desastres operacionais:
-
Criptografia forte: a criptografia de dados em túneis VPN é uma necessidade que não pode ser ignorada. Ela aumenta a segurança e minimiza as chances de roubo de dados.
-
Autenticação de vários níveis: Configurar uma senha indecifrável para cada conexão VPN e configurar perfis de autenticação de vários níveis, como autenticação de dois fatores, ajuda a melhorar a segurança.
-
Verificação de vulnerabilidade do dispositivo: É imperativo instalar uma solução antivírus em cada cliente VPN e verificar a vulnerabilidade do respectivo dispositivo antes de estabelecer uma conexão. Isso ajuda a reduzir as chances de infecção por malware no cliente VPN.
-
Bloqueie o acesso a IPs hostis: IPs maliciosos pode colocar sua rede VPN em risco. Uma boa solução é conceder acesso apenas a serviços essenciais para os negócios e negar acesso a IPs maliciosos.
-
Conexões VPN site a site redundantes para failover: uma conexão VPN site a site tem dois túneis. Ao empregar uma conexão, você pode realizar a manutenção em um túnel VPN enquanto o tráfego continua a fluir no segundo túnel. Isso garante alta disponibilidade.
-
Um provedor de serviços de Internet (ISP) confiável: A estabilidade de uma conexão VPN depende da disponibilidade constante da Internet. É por isso que é recomendado que você escolha um ISP com uma boa reputação de serviço.
-
Presença de infraestrutura de rede robusta: Ter uma infraestrutura de rede de primeira classe, em termos de hardware, reforçará o funcionamento suave de suas conexões VPN. Isso ocorre porque a taxa de transferência depende dos recursos de hardware do roteador.
-
Monitore a banda VPN: é fundamental rastrear a banda de suas conexões VPN para alocar banda suficiente para aplicações vitais e limitar o consumo de aplicações triviais.
O COVID-19 está impulsionando rapidamente um novo status quo, que incentiva o trabalho em casa, para as organizações que podem apoiá-lo. Nos próximos dias, ainda mais empresas deverão adotar políticas de trabalho em casa. Portanto, gerenciar suas conexões VPN usando as práticas recomendadas acima ajudará as empresas diante das adversidades de hoje, bem como das oportunidades de amanhã.