São 3 da manhã e você acorda com chamadas e mensagens frenéticas de usuários de sua empresa – esta é a vida cotidiana de um administrador de sistema. Constantemente cercado por inúmeros tickets e usuários persistentes que exigem soluções imediatas, a vida de um sysadmin não é um mar de rosas. Suas tarefas não se limitam ao gerenciamento, manutenção e reparo do servidor, mas também ao suporte completo de um ambiente de produção em execução sem problemas, com o mínimo ou nenhuma reclamação dos usuários finais.
“Eu nunca adivinho. É um hábito ultrajante e destrutível para a aptidão da lógica.”
– Sherlock Holmes
O administrador de sistemas é como o Sherlock Holmes da indústria de TI, sempre atento as vulnerabilidades. Metade de sua programação diária é gasta protegendo e monitorando terminais em locais remotos, melhorando o desempenho do sistema e a comunicação da rede, bem como configurando as políticas de segurança do sistema. Para piorar, eles podem ter que visitar os clientes pessoalmente para obter informações sobre um problema que foi levantado. Incontáveis solicitações para assumir o controle remoto do computador de um usuário final podem drenar a energia e a eficiência até mesmo do administrador mais experiente.
Inúmeras ferramentas são lançadas todos os dias no mercado, com o objetivo de simplificar as tarefas dos administradores de TI. Software individual para gerenciamento de problemas distintos está disponível, como produtos pontuais para instalação de patches, rastreamento de detalhes de ativos, implantação de software, compartilhamento remoto de tela de dispositivos endpoint e implantação de configurações de desktop em computadores de rede, mas essas soluções infinitas fazem mais mal do que bem. Os administradores de sistemas devem se desviar de suas tarefas de rotina para navegar entre esses produtos, garantir que eles tenham sido instalados em todos os dispositivos de rede e ter certeza de que podem resolver tickets de help desk. Ao mesmo tempo, os administradores de sistemas se perguntam quando se beneficiarão com as alegações de que esses produtos tornarão seu trabalho mais fácil.
A melhor maneira de um administrador de TI simplificar seu trabalho é implementar uma ferramenta multifuncional que pode fornecer conhecimento em vários campos e executar todas as instruções na perfeição.
A solução ideal para os sysadmins é ManageEngine Desktop Central, software de gerenciamento unificado de endpoint (UEM) que ajuda a gerenciar todos os dispositivos em um local centralizado. Nomeado no Gartner Peer Insights Customers ’Choice de 2019 para ferramentas de gerenciamento de clientes e aclamada como uma das melhores soluções de gerenciamento de desktop para empresas, o Desktop Central ajuda a orientar e executar todas as tarefas, proporcionando uma pausa para os administradores.
Com um único console e um agente instalado em todos os endpoints, o administrador do sistema pode ter um momento de paz e obter uma visão geral completa das atividades realizadas pelo Desktop Central no painel do produto. O tempo que leva para executar todas as atividades de gerenciamento de desktop e de dispositivo móvel pode ser reduzido drasticamente com esta solução multifuncional. Além disso, o Desktop Central aprimora a segurança da rede, otimiza o consumo de banda e gera vários relatórios para auditoria. O Desktop Central também permite que os administradores de sistemas realizem atividades críticas em casa com apenas alguns cliques com a aplicação móvel.
Integrando-se a uma ampla gama de produtos de help desk, o Desktop Central pode atender facilmente a todas as necessidades da empresa. Além disso, como muitos administradores trabalham em equipe, esses colegas de trabalho podem receber funções específicas para dispositivos ou usuários específicos, para que não entrem em conflito com a produtividade dos outros.
Na ManageEngine, a situação de um administrador de sistema não é reconhecida apenas a cada dia do Sysamdin. Nós nos esforçamos para fornecer uma solução de 360 graus de 365 dias para tornar suas vidas mais fáceis com o Desktop Central.