As redes hoje estão se movendo em direção a maior agilidade e recursos dinâmicos para suportar requisitos de rede avançados e processos críticos para os negócios. Isso faz com que a infraestrutura de TI se estenda por ambientes sem fio, virtuais e híbridos também. Mas, com as redes evoluindo rapidamente, os administradores têm dificuldade em gerenciá-las sem as soluções certas implementadas. Soluções de gerenciamento de rede desatualizadas podem impedir a eficácia e o desempenho das equipes de administração que gerenciam infraestruturas complexas.

Isso aumenta a necessidade de soluções abrangentes de gerenciamento de rede que possibilitem recursos avançados e possam atender às necessidades e enfrentar os desafios das redes atuais.

Solução de gerenciamento de rede: o que são e como ajudam?

Uma solução de gerenciamento de rede pode ser qualquer solução de software que permite monitorar efetivamente o desempenho da rede, gerenciar alterações de configuração, rastrear a utilização de recursos e proteger sua rede contra invasores. Essas soluções desempenham um papel importante na execução das tarefas de operações de TI do dia a dia. Eles ajudam a reduzir o tempo de inatividade, permitindo que você detecte e resolva problemas de forma eficaz. Os recursos avançados oferecidos por essas soluções ajudam a monitorar, gerenciar e operar ambientes de TI complexos sem muitos problemas.

As soluções de gerenciamento de rede ajudam a simplificar:

  • Administração de rede: as soluções de gerenciamento de rede simplificam várias tarefas de administração, oferecendo relatórios, visualização e recursos de solução de problemas. Eles também ajudam a automatizar tarefas monótonas, incluindo varredura, descoberta de dispositivos e classificação.
  • Manutenção de rede: uma solução de gerenciamento de rede eficaz ajuda a garantir o tempo de atividade, desempenho e integridade constantes. Essas soluções oferecem vários monitores e ferramentas que permitem centralizar e realizar remotamente tarefas de manutenção como alterações de configuração e atualizações de detalhes do sistema.

  • Provisionamento de rede: ao ajudá-lo a monitorar várias métricas de utilização de recursos, as soluções de gerenciamento de rede permitem um provisionamento eficaz. Eles oferecem percepções sobre métricas, como tráfego e consumo de banda, utilização de espaço de endereço IP e disponibilidade de switch e roteador. Essas métricas ajudam a simplificar o provisionamento, aprimorando o planejamento da capacidade e garantindo que sua rede esteja sempre disponível para os usuários finais.

Tipos de soluções de gerenciamento de rede que permitem a gestão contínua de operações de TI

Uma miríade de soluções de gerenciamento de rede está disponível, cada uma oferecendo um conjunto de recursos que permitem gerenciar um aspecto de rede específico. Colocar as soluções certas no local pode preparar os administradores de TI para manter o desempenho ideal, garantir tempo de atividade constante, implantar alterações de configuração sem falhas e analisar fluxos de tráfego, ao mesmo tempo em que podem defender sua rede de hackers e intrusos.

Gerenciamento de desempenho: Reduzindo o tempo de inatividade com recursos proativos

As infraestruturas de TI organizacionais são compostas por processos críticos para os negócios e dispositivos de rede centrais que oferecem suporte à continuidade dos negócios e garantem o tempo de atividade. Problemas de desempenho podem impedir a disponibilidade desses dispositivos, levando ao tempo de inatividade, por isso é importante monitorar e gerenciar o desempenho geral e a integridade.

Uma solução de gerenciamento de rede como o OpManager ajuda nesse processo com seu conjunto diversificado de monitores de desempenho integrados. Esses monitores podem rastrear constantemente sua rede e escalar quaisquer problemas emergentes de desempenho ou disponibilidade. Com a ajuda dos recursos de relatório e visualização da solução, você pode identificar facilmente a causa desses problemas e solucioná-los com facilidade.

Simplificando mudanças de rede com gerenciamento de configuração  

Uma parte integrante das tarefas de manutenção de rede é a aplicação de novas configurações e alterações aos dispositivos de rede. Desde que foi adicionado à rede, cada dispositivo passa por alterações de configuração para cumprir os padrões de rede exigidos. Isso torna o uso de uma solução de gerenciamento de configuração de rede crucial.

As soluções de gerenciamento de configuração ajudam a supervisionar todas as alterações feitas na rede. Eles também ajudam a fazer backups das configurações necessárias e reverter as alterações, substituindo-as por versões de backup confiáveis. As soluções de gerenciamento de configuração, como o complemento Network Configuration Management do OpManager, oferecem a vantagem adicional de automatizar as alterações de política, configuração e conformidade em seus dispositivos de rede.

Analisando a banda e os fluxos da rede com gerenciamento de tráfego

Com centenas de dispositivos de rede ativos, é importante garantir que dispositivos cruciais, como interfaces e roteadores, sejam provisionados com a quantidade certa de tráfego e que os dispositivos do usuário final não explorem a banda disponível. Isso requer o uso de soluções de monitoramento de rede que ofereçam gerenciamento de tráfego.

O módulo de monitoramento NetFlow do OpManager ajuda você a coletar, inspecionar e relatar o tráfego de rede, aproveitando tecnologias de fluxo e monitoramento de banda. Eles ajudam a detectar e prevenir possíveis problemas e interrupções, como gargalos. As soluções de gerenciamento também podem detectar picos ou flutuações anormais de tráfego – o que pode indicar uma ameaça – e prever o comportamento que ajuda a identificar seus requisitos de rede.

Defendendo efetivamente sua rede com gerenciamento de segurança

Quando se trata de redes organizacionais que oferecem suporte a conceitos de rede avançados, como políticas BYOD, os administradores de TI precisam identificar e eliminar proativamente as ameaças à segurança. Isso torna importante obter visibilidade completa dos componentes, como firewalls, portas, VPNs e dispositivos recém-adicionados. Uma vez que quaisquer eventos anormais nesses componentes, como picos de tráfego e serviços de porta desconhecidos, podem indicar uma violação de segurança potencial.

As soluções de gerenciamento de rede ajudam a evitar essas ameaças e fortalecer a segurança. Eles permitem que você analise logs de firewall e detecte qualquer evento de segurança anormal. O complemento de gerenciamento de log de firewall do OpManager complementa a gestão de operações, aproveitando todo o potencial dos dados de log gerados por firewalls para extrair informações cruciais para a segurança da rede.

Habilitando conectividade de rede ininterrupta com gerenciamento de endereço

As redes organizacionais geralmente se estendem por várias sub-redes para dar suporte ao endereçamento de um grande número de dispositivos que se conectam e saem continuamente. Com isso, os administradores de TI têm a tarefa de gerenciar milhares de endereços regularmente. Uma solução de gerenciamento de endereço confiável, como o complemento IPAM do OpManager, automatiza esse processo sem intervenção manual excessiva. Soluções de gerenciamento de endereço IP como esta oferecem varredura periódica, relatórios de utilização e alertas que ajudam a rastrear seu espaço de endereço IP com facilidade.

Otimize seus esforços de gerenciamento de rede com ManageEngine OpManager

ManageEngine OpManager é uma solução de gerenciamento de desempenho de rede poderosa que oferece percepções em tempo real sobre métricas cruciais. Ele se integra perfeitamente aos complementos de gerenciamento de rede da ManageEngine, oferecendo uma experiência holística, permitindo que você:

  • Garanta a continuidade ininterrupta dos negócios: Rastreie várias métricas de desempenho e disponibilidade com o OpManager. Habilite o tempo de atividade constante da rede detectando e identificando problemas com a ajuda de recursos de visualização e alertas baseados em limites. Você também pode analisar estatísticas de tempo de inatividade e implementar medidas proativas para evitar possíveis interrupções de rede futuras.

  • Automatize tarefas de rede: Automatize tarefas monótonas de gerenciamento de rede com a ajuda de recursos de automação, como Workflows, Discovery Rule Engine e o Scan Scheduler. Isso melhora a eficiência de sua equipe, liberando mais tempo para trabalhar em outras tarefas cruciais de TI.

  • Fortaleça a segurança da rede: com os poderosos recursos de análise de log de segurança do Firewall Analyzer, proteja sua rede de hackers e intrusos com eficácia. Você também pode usar o complemento Network Configuration Manager para identificar novas alterações de configuração que podem enfraquecer a segurança da rede.

  • Otimize o uso de recursos: o OpManager oferece percepções aprofundadas sobre as operações, utilização de recursos e métricas monitoradas que ajudam a avaliar o desempenho da rede e o uso de recursos. Você pode usar essas métricas para aprimorar o planejamento da capacidade e melhorar a integridade da rede.

  • Solucionar problemas de rede com eficácia: Um dos aspectos importantes de uma solução de gerenciamento de rede são seus recursos de solução de problemas. Isso determina a integridade, o tempo de atividade e a acessibilidade da rede. Problemas como a utilização de recursos são monitorados com limites personalizáveis e alertas instantâneos são acionados se houver um problema emergente.

  • Gerenciamento de rede em movimento: Simplificando o processo de gerenciamento de rede, a maioria dessas soluções oferece aplicações móveis iOS e Android integrados. Elas  oferecem insights sobre suas tarefas de gerenciamento em qualquer lugar, a qualquer hora, permitindo que você mantenha o controle em sua rede, mesmo quando estiver longe de sua mesa.

NetFlow Analyzer, Network Configuration Manager, Firewall Analyzer e OpUtils também estão disponíveis como soluções autônomas que oferecem recursos de gerenciamento de rede mais abrangentes e especializados. OpManager Plus é uma solução integrada de todos esses produtos que permite que você execute vários processos de gerenciamento de operações de TI a partir de um único console.

Você pode começar facilmente e explorar como essas soluções de gerenciamento de rede podem ajudá-lo ao baixar um teste gratuito de 30 dias