Os avanços tecnológicos e os conceitos de rede emergentes estão constantemente moldando nossa infraestrutura de TI. As redes não estão mais limitadas às restrições de rede tradicionais, como sua natureza estática, mas estão em constante evolução para melhorar a eficiência, abrangendo ambientes com fio, sem fio, virtuais e híbridos. Essa evolução leva as organizações a avançar digitalmente e oferecer suporte aos requisitos computacionais para atender aos seus objetivos de negócios. Para que as operações de rede cruciais sejam executadas sem interrupção, é importante que a infraestrutura de rede subjacente seja monitorada cuidadosamente quanto ao seu desempenho e integridade.

Não há como negar que uma infraestrutura de TI complexa permite que as organizações atendam com eficácia seus requisitos computacionais. No entanto, quanto mais complexa se torna a rede, mais complexo se torna o processo de monitoramento. Com uma infinidade de operações de negócios e processos críticos que dependem da infraestrutura de TI, sua equipe de TI requer uma solução de monitoramento de rede que possa fornecer uma visão holística do desempenho de sua rede. Com várias soluções de monitoramento de rede disponíveis no mercado, é importante escolher uma solução que impulsione o desempenho de sua rede, permitindo que você:

  • Visualize sua rede com cobertura de rede ponta a ponta

  • Analise as principais métricas com insights detalhados

  • Centralize seus processos de monitoramento de rede

  • Automatize tarefas monótonas de monitoramento de rede

  • Dimensione sua solução de monitoramento de rede junto com sua rede
Visualize sua rede com cobertura de rede ponta a ponta

A eficiência da resolução de problemas de sua solução de monitoramento de rede garante o desempenho e a integridade ideais da rede. Uma única operação de rede pode exigir recursos em seus ambientes de TI com fio, sem fio, virtual e híbrido. As infraestruturas de TI de hoje são altamente segmentadas em redes, por isso é importante que sua solução de monitoramento de rede permita que você visualize a cobertura de rede de ponta a ponta.

A visualização de toda a rede ajuda a identificar com eficácia os problemas emergentes da rede e solucioná-los com facilidade, independentemente de sua localização. Uma solução de monitoramento de rede que oferece suporte à visualização de rede economiza tempo dos administradores de TI, eliminando pontos cegos da rede e reduzindo o tempo necessário para rastrear os dispositivos afetados. Uma solução de monitoramento de rede como ManageEngine OpManager serve como uma “prática recomendada” porque fornece mapeamento de topologia de rede e visualizações de negócios em profundidade.

Analise as principais métricas com insights detalhados

A manutenção de TI e a aquisição de hardware podem ser caras para organizações com grandes infraestruturas e crescentes requisitos de rede. Uma prática recomendada é implantar soluções de monitoramento de rede que vêm com relatórios integrados que fornecem várias métricas de desempenho. Esses relatórios ajudam a obter uma visão detalhada das tendências de utilização de recursos, além de aprimorar o planejamento da capacidade e visualizar percepções em várias áreas problemáticas da rede. Uma solução de monitoramento que ajuda você a analisar a utilização de recursos de TI e as métricas de desempenho economizará milhares ou até milhões em custos de manutenção e gerenciamento para sua organização.

Centralize seus processos de monitoramento

As operações de rede são complexas e a utilização de ferramentas separadas não é eficiente ou econômica. Correlacionar dados de recursos díspares para capturar detalhes gerais e métricas de desempenho úteis é uma tarefa cansativa, sujeita a erros e problemas de compatibilidade de aplicações.

É importante escolher uma solução de monitoramento de rede completa que possa se integrar facilmente com outras ferramentas de monitoramento e que forneça recursos de gerenciamento de operações de TI, incluindo gerenciamento de configuração e gerenciamento de endereço IP. Uma solução que permite a integração com soluções de emissão de tickets e comunicação aprimora os esforços de colaboração, monitoramento e solução de problemas de sua equipe. Isso ajuda a centralizar seus processos e evitar o incômodo e os problemas de capacidade de implantar diferentes ferramentas independentes.

Automatize tarefas monótonas de monitoramento de rede

Descoberta de rede, configuração de perfis de monitoramento para dispositivos descobertos e identificação de problemas emergentes são algumas das tarefas mais demoradas para monitorar infraestruturas de TI complexas. À medida que as redes aumentam, os administradores de rede costumam ser desafiados a identificar, classificar e configurar monitores para dispositivos de rede recém-adicionados, realizar tarefas de manutenção repetitivas e executar tarefas predefinidas durante falhas de rede. Uma solução de monitoramento que pode automatizar essas tarefas pode ajudar sua equipe  a economizar tempo e monitorar e gerenciar com eficácia as operações de TI.

A implantação de uma solução como o OpManager ajuda sua equipe de TI a simplificar essas tarefas trabalhosas com recursos como automação do fluxo de trabalho e Discovery Rule Engine. Usando o Discovery Rule Engine, as equipes de TI podem automatizar facilmente o processo de descoberta de rede. Com os vários modelos de dispositivo disponíveis, eles podem ser classificados e os monitores necessários atribuídos automaticamente. As equipes de TI podem projetar e automatizar fluxos de trabalho para iniciar, parar ou retomar serviços, processos e automatizar outras tarefas com mais de 70 ações de fluxo de trabalho com base em condições definidas pelo usuário.

Dimensione sua solução de monitoramento de rede junto com sua rede

À medida que as redes crescem, elas adicionam mais usuários, hardware e ambientes virtuais, e sua equipe de TI fica encarregada da dificuldade de manter o desempenho ideal da rede. Uma rede em escala apresenta vários desafios, como pontos cegos da rede, agentes invasores e superutilização de recursos. É importante escolher uma solução que seja escalonável e possa se integrar perfeitamente à sua infraestrutura de rede existente. Soluções intuitivas e poderosas de monitoramento de rede como o OpManager fornecem vários recursos avançados, como monitoramento sem agente e baseado em agente, que ajudam a dimensionar sua solução junto com sua rede. Isso ajuda suas equipes de TI a evitar vários problemas de rede causados por pontos cegos da rede e garantir o desempenho ideal da rede.

OpManager: Uma solução abrangente de monitoramento de rede para infraestruturas de TI complexas

Procurando uma solução de monitoramento de rede eficaz para simplificar o gerenciamento de operações de TI e aumentar o desempenho? Experimente o OpManager – uma solução completa de monitoramento de desempenho de rede que permite obter visibilidade aprofundada de seus recursos de rede. Esta solução oferece:

  • Monitoramento de rede ponta a ponta em tempo real com mais de 2.000 monitores de desempenho integrados.

  • Painel centralizado que permite monitoramento de rede abrangente a partir de um único console com cobertura total de rede, mesmo em redes distribuídas.

  • Uma solução escalonável com vários recursos de visualização que permitem que você analise facilmente a causa raiz dos problemas de rede.

  • Gerenciamento proativo de falhas com limites de vários níveis e alertas instantâneos.

  • Diversos relatórios de rede granulares que auxiliam em avaliações eficazes de desempenho de rede e auditorias de rede.

  • Uma solução de monitoramento de rede completa, acessível e fácil de configurar.

  • Uma aplicação móvel totalmente integrado que permite o monitoramento de rede em qualquer lugar!

Novo no OpManager? Baixe uma versão de avaliação gratuita de 30 dias ou agende uma demonstração gratuita personalizada com nossos especialistas em produtos e explore a experiência prática de monitoramento de rede aprimorada do OpManager!