Os pacotes de rede contêm informações que são enviadas e recebidas, permitindo a comunicação. Quando esses pacotes de rede falham em alcançar seu destino, isso resulta na perda de pacotes. Isso causa latência e interrupções pesadas, portanto, quando uma rede sofre perda de pacotes, isso pode levar a circunstâncias indesejáveis e as organizações podem até mesmo acabar perdendo negócios. Experimentar mais de 2% de perda em sua rede é um indicador de alguns dos principais problemas iminentes na rede, que acabarão cobrando seu negócio se não forem corrigidos antes que a perda de pacotes aumente ainda mais.
Existem vários fatores que podem contribuir para a perda de pacotes em uma rede e é essencial para os administradores de TI identificá-los e corrigi-los com antecedência.
Top 5 causas de perda de pacotes de rede
A perda de pacotes de rede é uma condição que é melhor evitar completamente do que resolvida. Abaixo estão os 5 principais fatores que contribuem principalmente para a perda de pacotes:
-
Congestionamento de rede
-
Problemas de hardware
-
Ameaças à segurança
-
Sobrecarga de dispositivo
-
Alterações de configuração defeituosas em um dispositivo
1. Congestão de rede:
Quando vários dispositivos tentam acessar dados em uma rede, isso leva ao congestionamento da rede. Imagine as horas mais movimentadas da manhã em um restaurante nobre e não há mesas suficientes para todos eles. Isso deixaria os clientes esperando sem o serviço adequado, que é exatamente o que acontece quando uma rede atinge sua capacidade máxima do que foi projetada para lidar. Isso leva à perda de pacotes de rede críticos.
2. Problemas de hardware:
Defeitos no hardware de rede podem ser potencialmente desastrosos, especialmente se o defeito for devido a configurações de hardware desatualizadas ou ao uso de hardware legado. Quando uma organização usa hardware antigo e desatualizado, o risco de perda de pacotes de rede é relativamente alto. A perda de pacotes causada por dispositivos de rede desatualizados inibirá o rendimento geral da rede e pode resultar na perda total de funções críticas de negócios. É por isso que é essencial auditar o hardware periodicamente para detectar dispositivos e falhas legados e evitar a perda de pacotes de rede.
3. Ameaças de segurança:
Sempre existe a possibilidade de que alguém possa brincar intencionalmente com sua rede e causar perda de pacotes críticos de dados. Se você se deparar com uma queda imediata em um grande número de pacotes de rede e na velocidade, há uma boa possibilidade de que você esteja sob um ataque cibernético. Essa perda de pacotes é o resultado de sobrecarga de tráfego e latência repentina na velocidade da rede.
4. Sobrecarga capacitiva de infraestrutura individual:
O sucesso de uma infraestrutura de rede depende do desempenho ideal de cada um dos componentes individuais. Se o nível de uso de um componente individual for estendido além de seus limites aconselháveis, isso pode afetar os recursos de processamento da rede, levar à degradação do desempenho e, eventualmente, resultar na perda de pacotes críticos.
A perda de pacotes de rede devido ao uso excessivo de componentes de rede individuais é comum em redes corporativas devido ao alto volume de dados envolvidos. Normalmente, sistemas de backup e failover suficientes são implantados pelas organizações para evitar sobrecarregar os componentes individuais da infraestrutura.
5. Alterações de configuração defeituosas em um dispositivo:
Problemas de rede devido a configurações incorretas são bem conhecidos no mundo das redes. Um dos resultados mais importantes de uma configuração incorreta é a perda de pacotes de dados críticos. Ambas as falhas nas configurações em dispositivos individuais e incompatibilidades na configuração relacionada entre vários dispositivos em um ecossistema podem levar à perda de pacotes de rede.
Para evitar isso, os administradores de TI devem ter um processo de configuração de rede bem estabelecido. Apenas usuários autorizados devem ter permissão para implementar alterações no nível de configuração, e todas as alterações devem ser canalizadas por meio de um sistema hierárquico de aprovações para garantir que nenhuma perda de dados ocorra devido a configurações mal efetuadas.
Por que o monitoramento da perda de pacotes de rede é essencial?
Além de ser um problema crítico por si só, a perda de pacotes de rede também pode levar a uma infinidade de outras consequências indesejáveis, como degradação do desempenho de dispositivos críticos, processamento impróprio de dados, possíveis implicações de segurança de rede e muito mais. Como resultado, tornou-se impertinente para qualquer organização que almeja ser a pioneira em seu setor monitorar sinais de perda de pacotes de rede de forma proativa e resolvê-los o mais rápido possível.
É por isso que nós da ManageEngine um dos pioneiros na comunidade de monitoramento de rede, temos um sistema de monitoramento de perda de pacote de rede proativo e eficiente que pode ajudar os administradores de TI a rastrear possíveis sinais de perda de pacote de rede e corrigi-los com antecedência.
OpManager: Software de monitoramento de perda de pacotes de rede robusto e eficaz
O OpManager pode ajudar os administradores de TI a evitar as armadilhas de perder pacotes de dados, implantando um processo de monitoramento de perda de pacotes de rede 24 horas por dia, 7 dias por semana, ponta a ponta em sua rede. Somando-se a isso, ManageEngine oferece vários produtos junto com OpManager para aprimorar seu monitoramento de rede. Com seu sistema de alerta baseado em limite avançado, OpManager pode identificar e notificá-lo imediatamente se sua rede está começando a ter problemas.
Aqui estão quatro razões pelas quais os administradores de TI preferem o OpManager para monitoramento de perda de pacotes de rede:
1. Monitoramento eficiente de falhas e alertas:
O OpManager vem com suporte para monitorar a perda de pacotes e outras métricas de desempenho críticas em todos os dispositivos em sua rede. Ele também permite que os administradores de TI monitorem dispositivos adicionais, aproveitando modelos de dispositivos personalizados. Ao fornecer suporte para ambientes de rede heterogêneos, ajuda os administradores de TI a identificar a perda de pacotes em um nível muito granular. O OpManager pode medir métricas críticas que podem levar à perda de pacotes, como leituras e gravações de buffer, o tempo de reparo necessário e muito mais.
2. Monitore e gerencie as alterações de configuração com o Network Configuration Manager:
ManageEngine oferece Network Configuration Manager como um add-on para OpManager para ajudar os administradores de TI a reduzir a perda de pacotes de rede monitorando e gerenciando as mudanças de configuração de todos os dispositivos em sua rede. Com o complemento Network Configuration Manager, você pode agendar backups de configuração e identificar facilmente as alterações de configuração que foram feitas, quando foram feitas e quem as fez.
O OpManager não só monitora as mudanças de configuração, mas também gerencia a conformidade de cada mudança de configuração para reduzir a perda de pacotes de rede.
3. Erros e descartes
Cada dispositivo tem um certo limite de memória; dependendo dos limites de memória de cada dispositivo de rede, os dispositivos começarão a descartar pacotes de rede extras ao atingir esse limite. A perda de pacotes críticos afeta diretamente o desempenho da rede.
Se os pacotes de dados continuarem caindo a uma taxa alarmante, isso pode indicar uma falha do switch de rede ou que o dispositivo em contato com o switch de rede está com problemas. Outra razão pela qual uma rede perde pacotes críticos é devido a erros nas configurações do dispositivo. O OpManager pode monitorar esses erros e descartes, evitando a perda de pacotes de forma eficiente.
4. Alertas baseados em thresholds:
Para obter alertas sobre a perda de pacotes de rede, os administradores de TI definem os valores de limite no OpManager. Uma vez que os valores limite são excedidos, OpManager irá alertar os administradores de TI sobre a perda de pacotes. Você pode agregar valor ao recurso de alerta configurando com um número limitado de violações antes de acionar os alertas.
Por exemplo, se você pode configurar ping em seus dispositivos duas vezes antes que os administradores de TI possam ser alertados sobre as violações de limite. Se o referido valor for violado e não retornar ao normal mesmo após dois pings, o OpManager irá criar um alerta e notificá-lo junto com o dispositivo que é responsável pela perda de pacotes de rede.
Se você gostaria de saber mais sobre a ferramenta de monitoramento de perda de pacotes de rede potencial, o OpManager, e o que ele tem a oferecer, obtenha um teste gratuito de 30 dias.
Nota : Esse conteúdo foi traduzido do nosso site em inglês e está replicado nos sites dos nossos parceiros também.