A execução das tarefas de TI do dia a dia pode ser exigente – não porque todas as tarefas sejam difíceis de realizar, mas devido à natureza repetitiva de muitas delas, fator que pode afetar drasticamente a produtividade e consumir muito tempo valioso que efetivamente interrompe o crescimento da sua organização.
Fluxos de trabalho podem reduzir muito o tempo e o esforço desperdiçados em tarefas repetitivas, permitindo que você invista no planejamento estratégico e em outras funções significativas.
Por exemplo, classificar os logs é uma tarefa obrigatória que precisa ser executada diariamente, mas criar uma pasta e separar os logs manualmente é demorado demais. Com o OpManager, no entanto, você pode usar um Workflow como o mostrado abaixo para automatizar a operação e simplificar o seu dia.
Verificar Arquivo> Obter tamanho do arquivo> Copiar arquivos (para uma pasta separada)> Renomear arquivo.
Você pode configurar para acionar o fluxo de trabalho diariamente e classificar os logs para facilitar o acesso aos dados.
Como a automação de TI contribui para sua rede
As ferramentas de automação de TI simplificam muito a administração da rede, maximizando o tempo de atividade da rede e melhorando a produção.
Automação de rede usando Fluxos de Trabalho do OpManager
Os administradores de TI devem manter inimigos da rede como falhas, tempo de inatividade e desempenho lento sob controle. Com o recurso de fluxo de trabalho no OpManager, os admins podem automatizar tarefas, processos simples e sem código que podem ser rapidamente projetados e implementados sem esforço, apenas arrastando e soltando as ações necessárias.
Em termos simples, os fluxos de trabalho operam com base em condições como se A acontecer, faça B e se A não acontecer, faça C.
1. Resolução de falhas e integração
As falhas são críticas para determinar o desempenho de sua rede de TI e os fluxos de trabalho reduzem muito o tempo médio de reparo (MTTR) de uma falha, além de facilitarem a integração harmoniosa dos recursos de resolução de falhas do OpManager com outras aplicações de gerenciamento de terceiros, como o ServiceDesk Plus.
Vamos considerar que você deve monitorar a disponibilidade de um servidor crítico para os negócios em sua rede. Para projetar um fluxo de trabalho, você simplesmente precisa pensar nas ações corretivas que executaria manualmente se o servidor cair.
Vamos dar uma olhada nas ações que você deve realizar quando um servidor está indisponível após receber o ping duas vezes:
- Reinicialize o sistema.
- Se o servidor ainda estiver indisponível após a reinicialização, acione um ticket
Esta é uma ilustração simples que mostra como, por meio da integração com uma solução de central de serviços, você pode usar fluxos de trabalho para resolver falhas.
2. Simplifique tarefas complexas
Os fluxos de trabalho podem ajudá-lo a criar um mecanismo simplificado para lidar com as tarefas diárias. Por exemplo, uma tarefa pode ser tão simples quanto rastrear uma determinada métrica de desempenho de um dispositivo ou tão complicada e demorada como fazer ping de um dispositivo para verificar a disponibilidade, listar todos os processos, interromper um processo, verificar se existe uma pasta, obter o tamanho de uma pasta, compactar uma pasta, alterar o nome e assim por diante.
A primeira tarefa é bastante simples, mas realizar a última pode ser um desafio, pois envolve muitas decisões discricionárias, como quando excluir ou compactar uma pasta.
Quando feita manualmente, essa segunda tarefa exige que você quebre a cabeça em cada estágio. No entanto, usando um fluxo de trabalho, você só precisa definir quais ações deseja realizar e quando, e o fluxo de trabalho cuida do resto.
3. Monitore suas tarefas
O OpManager mantém um registro das tarefas executadas por meio de fluxos de trabalho e as armazena como logs para verificação futura. Isso garante que as tarefas pretendidas foram executadas enquanto você estava ausente.
Você também pode escolher quando executar um fluxo de trabalho: acionar depois que um alarme for disparado ou definir uma programação para executá-lo.
Isso é útil porque é normal perder tarefas críticas de vez em quando, especialmente quando elas são realizadas com menos frequência, como uma vez por mês.
Agendar um fluxo de trabalho pode ser de grande ajuda se você tiver que verificar o tamanho da pasta no início de cada mês e excluir arquivos indesejados ou criar uma nova pasta para manter o espaço livre ideal.
Crie seu próprio fluxo de trabalho
Agora que você entende como os fluxos de trabalho facilitam as tarefas de TI do dia a dia, projete seu próprio fluxo de trabalho usando o OpManager para lidar com suas tarefas administrativas rotineiras.
Embora construir um novo fluxo de trabalho no OpManager sejamuito fácil, você também pode criar em um arquivo XML e importá-lo para execução.
Tem ideias para compartilhar sobre recursos que gostaria de ver no futuro? Compartilhe suas ideias conosco e trabalharemos para implementá-las no OpManager.