Cinco leituras recomendadas é uma coluna regular sobre cinco itens notáveis que descobrimos ao pesquisar tópicos populares e atemporais. Esta semana, nos aprofundamos nas pegadas digitais de indivíduos, organizações e exploramos quanto poder essas “pegadas eletrônicas” têm sobre nós.

Uma pegada digital, também chamada de dossiê digital, é um conjunto de dados que resulta de sua atividade online. Um indivíduo tem controle limitado sobre como sua pegada digital é utilizada por outras pessoas quando as coisas se tornam públicas ou até semi-públicas (exemplo: uma postagem privada no Facebook).

As pegadas digitais podem ser divididas em duas categorias: ativa e passiva. É possível deixar rastros digitais ativos postando no Facebook, Twitter e blogs, conectando-se a redes e enviando imagens e vídeos para a web. Os dados passivos são deixados por terceiros e pelo próprio usuário, muitas vezes sem saber. Isso pode incluir coisas como cookies e informações que as empresas coletaram através dos acessos em seus sites.

Uma pegada digital revela informações que podem ser usadas para roubar sua identidade. Sua pegada digital geralmente é permanente e, uma vez que os rastros de dados se tornam públicos, eles são difíceis de remover. Os maus atores podem duplicá-los ou compartilhá-los, deixando o usuário com pouco poder sobre a situação. Portanto, um componente-chave do gerenciamento da pegada digital é ter cautela ao se envolver em atividades online para limitar a quantidade de dados coletados.

Aqui estão alguns conselhos para gerenciar sua pegada digital:

  • Reduza sua pegada. Remova quaisquer fotos, conteúdos ou links impróprios, bem como qualquer informação que seja muito detalhada.

  • Seja seletivo na hora de conceder acesso às suas informações, mesmo para aqueles em quem você confia.

  • Mantenha os olhos abertos! Saiba quando suas contas estão envolvidas em uma violação e fique atento quando outras pessoas compartilharem ou republicarem seu conteúdo.

  • Considere as consequências de postar qualquer coisa pessoal ou inflamatória.

As organizações, como as pessoas, têm enormes pegadas digitais repletas de vestígios de informações pessoais coletadas de transações e conteúdo acessado online. O clique, a pesquisa, o download, o “curtir”, a compra e a geolocalização de cada funcionário são salvos em algum lugar. E embora as pegadas digitais do comportamento do comprador ofereçam enormes oportunidades para esforços de marketing, também existem riscos de pegada digital que as organizações devem considerar nos programas de proteção de dados. As informações pessoais da pegada digital de um consumidor podem ser usadas para criar um e-mail de phishing ou para contornar a segurança e hackear os ativos de sua organização.

Dê uma olhada nessas leituras recomendadas sobre pegadas digitais e entenda como pessoas e organizações são afetadas.

Cinco leituras recomendadas 

1. O que é uma pegada digital? E como protegê-la de hackers

Se você não está bem familiarizado com o termo ‘pegada digital’, então este artigo é o kit inicial. Ele percorre os tipos de pegadas digitais que você deixa enquanto usa a Internet e descreve como as pegadas digitais podem ser usadas contra você por agentes de ameaças.

2. Cuide direito de sua pegada digital

Hoje em dia, é uma mau sinal não ter presença online, então trata-se de controlar sua pegada digital – não escondê-la. Este pequeno artigo destaca a importância de uma presença online bem cuidada e como isso pode influenciar a sua vida profissional.

3. Que tipo de pegada digital sua empresa deixa para trás?

Uma organização pode ter centenas a milhares de ativos digitais desconhecidos circulando livremente.Se você não estiver monitorando adequadamente esses ativos, os cibercriminosos podem facilmente utilizar a pegada digital de sua empresa para roubar dados e propriedade intelectual.

4. Guia de Privacidade – #01: você deixa pegadas  

Nós nos esforçamos para manter uma imagem positiva online, e enquanto isso esses perfis digitais são comprados e vendidos sem permissão. Estamos deixando uma pegada digital maior do que imaginamos para trás, tornando mais fácil para os agentes mal intencionados negociarem nossos dados pessoais.

5. “A pegada digital se torna uma espécie de pecado original que nos acompanha por toda a vida” – Entrevista com José María Lassalle  

As pegadas digitais estão substituindo rapidamente as fontes de dados tradicionais como uma ferramenta crucial para autenticar clientes que teriam sido recusados e para detectar fraudadores que poderiam ter passado despercebidos. Contudo, esse uso ainda naõ foi regulamentado, e é preciso considerar quais são os danos e as ameaças que o monitoramento constante dos dados digitais podem trazer para as pessoas.

Conclusão 

A vida hoje depende muito do ambiente digital. Mesmo que deixar algum tipo de rastro digital seja praticamente inevitável, existem etapas que você pode tomar para reduzir e controlar sua pegada. Nosso conselho? Pise com leveza.