Ao lado esquerdo temos o título do artigo. Ao lado direito temos um broche de certificação dourado com o nome "ITIL" no centro.

Mas antes de tudo: o que é ITIL? 

Se você trabalha com tecnologia com certeza conhece a ITIL. E caso não conheça, deveria!

A Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, como também era conhecida, é um conjunto de boas práticas em gerenciamento de serviços de TI desenvolvido pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency) nos anos 80 no Reino Unido.

Desde lá, a ITIL desenvolveu e aprimorou suas boas práticas para se adaptar à mudança da sociedade, dos costumes, e é claro, da tecnologia. Para simplificar e resumir, seu objetivo era padronizar o processo da gestão de TI entre profissionais da área, além de determinar quais as melhores práticas a serem aplicadas por eles.

Dessa maneira, algo que a princípio era uma forma de padronizar processos, tornou-se uma qualificação para os atuantes da área.

Caso você queira saber mais sobre essa biblioteca, recomendamos que você leia o artigo “ITIL: o que é? Entenda para o que serve e quais são seus benefícios“.

A certificação ITIL V4  

Assim como a tecnologia vem se aprimorando com o passar dos anos, a ITIL também.  Atualmente, estamos na quarta versão da certificação (ITIL V4), que trouxe algumas mudanças em relação a sua versão anterior.

A versão atual, que foi lançada em 2019, além de atuar nos serviços atrelados à tecnologia, também atua na gestão de diferentes setores de uma organização (ESM). Além disso, a certificação ITIL V4, diferente da anterior que possuía 12 módulos, agora possui apenas 7.

Atualmente, ela possui 5 níveis de qualificação, sendo eles:

  • ITIL Foundation;

  • ITIL Managing Professional (MP)*;

  • ITIL Strategic Leader (SL)*;

  • ITIL Practice Manager (PM);

  • ITIL Master**.

* Antes de fazer o exame de Managing Professional ou Strategic Leader, você deve primeiro passar no Foundation.

** Para obter o certificado de ITIL Master, é necessário obter todos os certificados anteriores (ITIL Foundation, ITIL Managing Professional e ITIL Practice Manager).

Segundo o site da AXELOS, existem duas maneiras de obter uma certificação ITIL:

  • Participar de um curso de treinamento com uma organização de treinamento credenciada, que incluirá o exame como parte do curso

ou

  • Autoestudo usando o manual principal. Em seguida, marcar um exame diretamente com a PeopleCert (essa opção não está disponível para todos os módulos da ITIL – recomendamos que você verifique os requisitos para cada módulo de interesse).

 Para que serve a certificação ITIL 

Agora que você sabe mais sobre a ITIL, vamos falar sobre sua certificação.

A certificação ITIL é uma maneira de reconhecer as habilidades do profissional de tecnologia e também da empresa na qual ele está inserido, já que um de seus pontos-chave é a padronização da gestão e processos e excelência na entrega de serviços.

Por essa razão, o profissional que a possui pode facilmente trabalhar em diferentes organizações, independente do tamanho, setor ou mesmo localidade, visto que suas boas práticas podem ser aplicadas a diferentes áreas, já que são padronizadas.

Além do foco na melhoria contínua, operações e transições sem interrupções e estratégia de serviço, a certificação ITIL possui uma alta credibilidade para todos aqueles que trabalham ou mesmo estão atrelados à área da tecnologia.

Qual a importância da certificação ITIL 

Existem outras estruturas que também são usadas como “guias de melhores práticas” para profissionais de TI. Entre as mais relevantes temos a COBIT, ISO 20000 e FitSM. Porém, a ITIL destaca-se por focar no gerenciamento de serviços gerais, não apenas aqueles focados em tecnologia.

Por ser mundialmente reconhecida por diferentes empresas e profissionais, a certificação ITIL é uma maneira de qualificar o profissional de TI e a empresa que utiliza de suas práticas. Porque, como dito anteriormente, ela é uma maneira de guiar o colaborador e a organização a exercer suas atividades de maneira eficiente, otimizada e segura.

Experimente o ServiceDesk Plus, uma ferramenta certificada pela ITIL 

Deu para entender como a ITIL, além de influente, possui um conjunto de boas práticas que podem ser utilizados por funcionários de diversos setores e empresas, não é mesmo?

Por esse motivo, contar com uma ferramenta que siga de forma graciosa e eficiente suas práticas, é uma ótima maneira de certificar que sua organização está em um excelente caminho!

O ServiceDesk Plus, da ManageEngine, é um software que não apenas possui a certificação ITIL para 14 práticas, como também outras certificações, além de ser amplamente reconhecido por empresas renomadas, como o Gartner.

Indespendente do setor da sua empresa, conte com o ServiceDesk Plus para aplicar a melhores práticas da ITIL V4, e ainda possuir o melhor dos mundos do ITSM, ESM, USM, COBIT, ISO 20000 e muitas outras!

Teste gratuitamente por 30 dias o ServiceDesk Plus e descomplique sua TI!