Imagem ilustrativa representando o domain controller do Active Directory.

Imagine dois cenários: no primeiro, você liga seu computador e descobre que sua conta foi bloqueada por tentativas de acesso suspeitas. No segundo, um invasor entra na rede corporativa sem ser detectado e acessa dados sigilosos.

Para evitar isso, o Controlador de Domínio (Domain Controller ou DC) protege a identidade digital da empresa, controlando acessos e aplicando políticas de segurança. Mas como garantir que ele esteja sempre seguro?

A resposta está na auditoria do Active Directory (AD). Neste artigo iremos explicar o que é o Domain Controller, como fazer o seu uso, qual a importância da auditoria do AD e como realizar com o ADAudit Plus. Boa leitura!

O que é Domain Controller? 

Antes de existir o Active Directory, cada computador dentro da rede de uma organização possuía seu próprio sistema de autenticação, deixando a administração complexa.

Mas após o seu lançamento junto ao Windows 2000, surgiram os conceitos de domínios e controladores de domínio, para que assim a gestão de usuários e dispositivos fosse centralizada.

O Domain Controller (DC) é um servidor responsável por autenticar e gerenciar o acesso dos usuários dentro da rede baseada no AD, garantindo que apenas pessoas autorizadas possam acessar determinados recursos, como computadores, arquivos e aplicações.

Com o DC, os administradores conseguem aplicar regras de segurança e permissões de forma automatizada para todos os objetos conectados a rede. Por exemplo, um usuário pode acessar qualquer recurso da empresa usando um único login, sem precisar criar contas separadas para cada sistema.

Qual é a função de um Controlador de Domínio? 

Seu uso é feito para gerenciar grandes números de objetos, como citamos anteriormente, mas agora explicaremos como isso é feito.

Toda vez que um colaborador liga o computador e insere suas credenciais, o DC verifica se essas informações estão corretas. Se estiverem, o acesso é concedido, se não, ele é bloqueado. Todo esse processo faz com que apenas quem for autorizado entre na rede, reduzindo os riscos de invasão.

O Domain Controller também colabora para um gerenciamento unificado. Em vez de configurar permissões em cada computador separadamente, os administradores de TI podem definir regras no DC, e com poucos cliques, eles podem conceder ou restringir acessos para grupos inteiros.

As políticas de segurança que ele permite aplicar automaticamente são:

  • Obrigatoriedade de senhas fortes, fazendo a exigência de números, letras maiúsculas e minusculas e caracteres especiais.

  • Bloqueio de conta caso haja múltiplas falhas na tentativas de login, para prevenir os ataques de força bruta.

  • Restrições de horário de acesso, para que os funcionários não consigam acessar a rede fora do expediente.

  • Configuração de permissões para uso de dispositivos USB, evitando que cópias não autorizadas de arquivos sejam feitas.

Além disso, é possível também controlar os dispositivos conectados à rede, como computadores, impressoras e servidores, permitindo que a equipe de TI instale softwares, faça atualizações e resolva problemas de forma remota, sem precisar configurar cada máquina individualmente.

Com todas essas ações, uma das mais importantes é o seu papel de registrar todas essas atividades, melhorando o monitoramento e garantindo a conformidade com normas, como a LGPD.

Qual a importância da auditoria do Active Directory? 

O AD é um dos alvos mais críticos para os ataques cibernéticos, porque ele controla praticamente todos os recursos da empresa. Uma única alteração indevida pode comprometer dados sensíveis, interromper operações e até facilitar para os cibercriminosos de realizar os ataques.
Por isso, deve ser considerado uma prática dentro das organizações de realizar sua a auditoria. Este ato vai ajudar a identificar padrões incomuns de comportamento, evitar abuso de privilégios e responder rapidamente a ameaças antes que causem danos.

Um dos maiores desafios que podem ser enfrentado é que embora o AD registre eventos em logs nativos, fazer a análise de todos eles de forma manual pode ser desafiante por conta do volume massivo de dados e a falta de correlação entre os eventos, o que pode causar atraso na detecção de ameças. Tudo isso pode acarretar em desconformidade com normas importantes do país e do mundo.

Como o ADAudit Plus realiza a auditoria do Active Directory? 

A solução ADAudit Plus é especializada na auditoria do AD, oferecendo monitoramento contínuo, análise detalhada e alertas em tempo real sobre qualquer alteração no ambiente do Active Directory. Ele automatiza a coleta e correlação de logs, transformando os dados brutos em informações acionáveis para segurança, conformidade e gerenciamento de mudanças.

Tudo isso é feito em cinco etapas:

O Windows já faz o registro de eventos do AD em seus logs nativos, mas realizar a análise de forma manual é inviável pela grande quantidade de dados. O ADAudit entra nessa parte para capturar eventos diretamente dos controladores de domínio em tempo real, fazendo a centralização dos logs e facilitando o monitoramento.

Na segunda etapa, ele usa mecanismos avançados para analisar os eventos e identificar padrões suspeitos. Para isso, é utilizado o recurso UBA, ou Behavior Analytics, para comparar as ações atuais com o comportamento normal do usuário.

Quando essas etapas foram feitas, são gerados relatórios detalhados, contando com mais de 250 opções e organizados por categorias como “alterações de usuários e grupos”, “modificações em GPOs”, “logon e logoff”, entre outros.

E caso queira ter mais proatividade nos processos, o ADAudit Plus permite que a equipe de segurança aja de forma rápida com alertas configuráveis via e-mail e SMS.

Após tudo isso, é possível ter em mãos um histórico confiável de auditoria, obtendo o arquivamento seguro dos logs, permitindo a investigação forense sobre eventos passados, relatórios retroativos para verificar a conformidade regulatória e claro, ter um acesso rápido a informações essenciais durante auditorias externas.

Quer saber mais sobre o ADAudit Plus? Entre agora no site clicando aqui.

Você pode também agendar uma demonstração personalizada da solução ou fazer a avaliação de 30 dias gratuitos!