Um inventário organizado para monitoramento usando o ManageEngine OpManager é essencial para resolver problemas de rede e otimizar o desempenho. Configurar e atualizar as configurações de monitoramento é mais fácil e eficiente quando dispositivos e interfaces são organizados em subgrupos e supergrupos.
Por exemplo, digamos que você esteja monitorando 500 ou mais dispositivos. Como administrador de rede, você tem a tarefa de realizar duas coisas:
-
Investigar chamadas perdidas e baixa qualidade de rede enfrentadas pela equipe de suporte ao cliente nas últimas 24 horas.
-
Alterar o intervalo de monitoramento de 15 minutos para 5 minutos para os dispositivos usados pela equipe para garantir que problemas semelhantes sejam detectados mais rapidamente no futuro.
Para executar ambas as tarefas, você precisa isolar os dispositivos de rede que são usados pela equipe de suporte ao cliente. Vamos revisar as capturas de tela abaixo. Em qual dos dois inventários de monitoramento a seguir você pode fazer isso de forma mais rápida e conveniente?
Claramente, um inventário bem organizado agrupou elementos de rede mais fácil de monitorar e gerenciar.
Agrupando dispositivos monitorados: o básico
Para agrupar dispositivos, você precisa identificar dispositivos com base em contextos como localização, detalhes de hardware, segmento de rede, etc. Isso ajuda a satisfazer os requisitos de agrupamento.
Por exemplo, se você precisa responder a problemas de rede de departamentos críticos na organização, um grupo com base em departamentos de dispositivos seria benéfico. Por outro lado, se você precisa executar atualizações de firmware mais rapidamente, agrupar dispositivos com base em seus fornecedores e números de modelo seria o melhor.
O ponto é que, com base em seus requisitos, você precisa identificar manualmente os dispositivos e criar grupos. Quando as coisas mudam, você precisa atualizar manualmente as identidades dos dispositivos e os grupos. Essa configuração manual pode ser incômoda, especialmente dada a natureza dinâmica das redes modernas, infraestrutura convergente e mudanças frequentes na rede devido ao crescimento, migração ou manutenção. Um método melhor é utilizar o OpManager.
Como o agrupamento funciona no OpManager?
O OpManager é uma solução abrangente de monitoramento de infraestrutura de TI que capacita equipes de TI a detectar, resolver e otimizar proativamente o desempenho da rede. Com um poderoso mecanismo de IA/ML e recursos de automação, o OpManager simplifica a solução de problemas e o gerenciamento de rede por meio de recursos inteligentes de configuração e agrupamento.
Vamos ver como o agrupamento funciona no OpManager.
Identificando dispositivos com campos personalizados: campos personalizados são notas que você pode associar a um dispositivo ou interface para identificá-lo em um contexto específico: para cada dispositivo ou interface monitorado, o OpManager terá um conjunto de campos personalizados padrão que inclui país, estado, edifício, andar, número de série, etc. Você pode adicionar até 50 campos personalizados.
Criando grupos: você pode criar grupos adicionando dispositivos, interfaces e outros grupos manualmente. Você também pode filtrar dispositivos e interfaces com base em critérios como endereços IP ou intervalos, tipo de dispositivo, velocidade da interface e campos personalizados para adicioná-los aos grupos.
Atualizando grupos: Uma vez que um grupo é criado com base em critérios, quaisquer novos dispositivos ou interfaces que os satisfaçam são automaticamente adicionados ao grupo.
Distribuição de disponibilidade do grupo: A distribuição de disponibilidade do grupo é uma representação da saúde dos membros de um grupo e foca em três fatores: a porcentagem de disponibilidade dos dispositivos no grupo, uma linha do tempo detalhando a disponibilidade em diferentes momentos e a fração de dispositivos com diferentes níveis de disponibilidade. Você também pode definir alarmes de grupo específicos para a saúde de um grupo para que eles representem o status de todos os membros de um grupo ou alguns componentes críticos.
O que é agrupamento inteligente?
O agrupamento inteligente é um mecanismo de agrupamento automatizado no OpManager que analisa os campos personalizados do dispositivo e da interface para sugerir grupos potenciais. Se uma determinada contagem de dispositivos ou interfaces compartilhar valores de campos personalizados semelhantes, o OpManager solicitará uma sugestão para agrupá-los. Quando você aprová-lo, um grupo será criado automaticamente.
Depois que um grupo é criado para um campo personalizado, o grupo também é atualizado automaticamente. Toda vez que os campos personalizados são atualizados para um dispositivo ou interface, eles são removidos de seus grupos existentes. Caso exista outro grupo para o campo personalizado atualizado, eles são adicionados ao novo grupo.
Essencialmente, isso reduz uma grande parte do seu esforço manual. Em vez de criar e atualizar grupos diferentes para seus dispositivos, você pode apenas adicionar campos personalizados relevantes. O OpManager irá detectar e sugerir grupos automaticamente.
Organizando dispositivos em massa com agrupamento inteligente
Você pode combinar os recursos de descoberta automática do OpManager com agrupamento inteligente para descobrir e organizar milhares de dispositivos em minutos. Isso pode ser particularmente útil se você estiver planejando implantar o OpManager em sua rede ou se estiver expandindo a rede.
Usando importação de arquivo CSV: O OpManager suporta um processo de importação de arquivo CSV para associar Campos Personalizados em massa a dispositivos. Você pode descobrir novos dispositivos enquanto especifica Campos Personalizados no arquivo CSV ou importar Campos Personalizados usando arquivos CSV para os dispositivos já descobertos em seu inventário.
Usando mecanismo de regra de descoberta: O mecanismo de regra de descoberta é um mecanismo de automação pós-descoberta no OpManager que usa critérios para filtrar dispositivos descobertos e executar certas ações neles. Você pode criar uma regra de descoberta para atribuir Campos Personalizados a dispositivos que passam por certos critérios. Quando Campos Personalizados suficientes forem associados, o OpManager sugerirá grupos para eles.
Usando descoberta SNMP/WMI: Campos Personalizados também podem ser descobertos e atualizados a partir da resposta SNMP OID e da resposta de classe WMI de dispositivos após a descoberta ser concluída. Essas métricas serão monitoradas e atualizadas em intervalos regulares pelo OpManager.
O OpManager ajuda o varejista a simplificar o agrupamento: um estudo de caso
Uma importante empresa de varejo que opera sete filiais, um escritório principal e um depósito em três grandes cidades precisava de uma solução de monitoramento de rede para monitorar seus servidores, bancos de dados, dispositivos de balcão de cobrança, impressoras, telas de exibição e câmeras de CFTV.
Seu fornecedor de monitoramento anterior tinha limitações quando se tratava de agrupar e organizar os sistemas de TI. Isso foi agravado pelo rápido crescimento experimentado pelo varejista, o que significava que novos dispositivos eram constantemente adicionados à rede.
O OpManager ajudou a simplificar a descoberta e o agrupamento
O varejista recorreu ao OpManager para atender às suas necessidades de rede em expansão e às complicações para a equipe de TI que surgiram com o crescimento da organização.
Descoberta automática: o OpManager descobriu a infraestrutura de TI do varejista a partir de sub-redes de IP. Regras de descoberta foram usadas para associar campos personalizados a dispositivos com base em seu fornecedor e tipo de dispositivo.
Atribuição de campos personalizados adicionais: campos personalizados adicionais, como localização, filial e números de contato, foram associados usando a importação de arquivo CSV.
Prompts de agrupamento inteligente: quando dados suficientes estavam disponíveis, o OpManager sugeriu grupos potenciais para dispositivos com base em campos diferentes. A equipe de TI aprovou os grupos relevantes e desaprovou aqueles que não eram necessários.
Grupos de grupos: a equipe de TI adicionou dispositivos de uma filial a um grupo de filiais e, posteriormente, adicionou filiais das mesmas cidades a um grupo de cidades.
O agrupamento garante a eficiência do monitoramento
O OpManager forneceu vários benefícios para o varejista:
-
Gerenciamento para escalabilidade: toda vez que novos dispositivos eram descobertos, o OpManager atribuía campos personalizados usando regras de descoberta e grupos que eram atualizados automaticamente.
-
Detecção de incidentes: os gráficos de disponibilidade do grupo forneciam visibilidade da integridade dos dispositivos em cada cidade e filial rapidamente. Os alarmes do grupo forneciam melhor contexto sobre onde a falha se originou e quais filiais foram afetadas.
-
Resposta ao incidente: a equipe de TI criou fluxos de trabalho automatizados para executar etapas de solução de problemas para diferentes tipos de dispositivos. Os fluxos de trabalho eram associados a grupos de dispositivos específicos, e isso também agilizava a solução de problemas para sistemas críticos, como servidores e bancos de dados.
-
Relatórios e auditoria da rede: a organização simplificou sua preparação para auditorias de conformidade de TI aproveitando campos personalizados e grupos para gerar relatórios sobre seus sistemas de TI, disponibilidade, desempenho de rede e muito mais.
-
Execução de ações de configuração em massa: sempre que a equipe de TI queria alterar quaisquer configurações de monitoramento, como modelo de dispositivo e alterações de notificação de alarme, ela conseguia usar grupos para executar essas ações em massa, economizando tempo e esforço.
-
Visualizando a infraestrutura de TI: A equipe de TI usou a integração do Google Maps do OpManager para adicionar grupos a um mapa interativo do mundo. Isso permitiu que ele detalhasse de um local de grupo de cidade para os respectivos grupos de filiais e os dispositivos dentro da filial.
Com o OpManager descobrindo, inventariando, mapeando e organizando sua rede, a equipe de TI conseguiu concentrar seus esforços no monitoramento e solução de problemas. Isso ajudou a evitar interrupções inesperadas nos negócios e perda de receita.
Organize-se melhor, monitore melhor. Experimente o agrupamento inteligente hoje mesmo!
O recurso de agrupamento inteligente do OpManager está disponível a partir da versão 128398 e superior. Atualize sua instalação do OpManager para a versão mais recente para começar a usar esse recurso se você for um usuário existente. Se você ainda não começou a usar o OpManager, pode experimentar um teste de produto totalmente funcional por 30 dias gratuitamente! Ou você pode agendar uma demonstração personalizada gratuita em um horário conveniente para você para ver como o OpManager pode beneficiar sua organização.
Confira o artigo original em: Organizing your devices is a no-brainer with OpManager’s smart grouping