A continuidade e a disponibilidade dos serviços de TI são fatores fundamentais para empresas de todos os tamanhos.

Nesse cenário, o cluster de servidor tem sido cada vez mais usado para garantir que sistemas e aplicações não enfrentem falhas críticas.

Mas, o que é isso exatamente? Como ele funciona e qual é sua importância para a infraestrutura de TI?

Neste artigo, vamos explorar esses pontos . Continue lendo!

O que é um cluster de servidor?  

É um grupo de servidores que trabalham em conjunto, sob o mesmo endereço IP, para realizar uma tarefa ou serviço de maneira coordenada. Esses servidores, apesar de operarem como unidades independentes, estão interconectados e funcionam de forma que o sistema como um todo pareça ser uma única unidade lógica.

Ele são frequentemente usados para serviços de arquivo, banco de dados e mensagens.

Esses clusters ajudam a evitar tempo de inatividade e interrupções, permitindo que outro servidor assuma o controle caso um falhe.

Quais são os tipos de clusters de servidor?  

Há três tipos de clusters de servidores. A diferença principal entre eles é baseada na forma como os nós (servidores) se conectam ao dispositivo que guarda os dados de configuração. Saiba mais abaixo:

Cluster de Quorum Único 

Também conhecido como cluster de quorum padrão, ele é o tipo mais comum.

Consiste em múltiplos nós e um ou mais arrays de armazenamento de cluster, todos interconectados por meio de um único dispositivo, como um barramento.

Dentro do cluster, um servidor específico é encarregado de gerenciar e controlar todos os arrays de disco, enquanto cada nó envia ao barramento central informações sobre seu status, indicando se está online ou offline.

O quorum é utilizado para monitorar o estado operacional dos nós em cada cluster. O sistema continua funcionando enquanto mais de 50% dos nós estiverem ativos. Caso contrário, o funcionamento do cluster de servidores é interrompido até que os nós com falha sejam reparados e o sistema possa ser restaurado.

Cluster de Conjunto de Nós Majoritários 

É mais usado em clusters de servidores com nós em diferentes locais.

Ele é uma configuração de cluster onde cada nó mantém uma réplica local dos dados de quorum, e a consistência desses dados é garantida através de um mecanismo que permite que a maioria dos nós concorde sobre o estado do sistema.

Ou seja, a operação do cluster depende da maioria dos nós estarem operacionais e em consenso sobre o quorum.

Cluster de Nó Único 

Esse tipo geralmente é usado para teste, desenvolvimento e pesquisa de aplicações de clusters. Fora desses contextos, existe uma limitação relacionada ao que ele pode ser aplicado, visto que, uma falha em um único nó compromete todo o cluster. Ou seja, não existe proteção em caso de algum erro.

Qual é a sua importância?  

O objetivo principal de um cluster de servidor é garantir alta disponibilidade, escalabilidade e desempenho para as aplicações e serviços que ele hospeda.

Por exemplo, ele oferece redundância ao ter múltiplos nós capazes de lidar com a mesma carga de trabalho. Se um nó ficar sobrecarregado, a carga de trabalho pode ser automaticamente transferida para outros nós dentro do cluster, garantindo que o sistema continue operando sem interrupções.

Também, ao distribuir a carga de trabalho entre vários nós, ele assegura uma alta disponibilidade dos serviços. Se um nó falhar, outros nós dentro do cluster podem assumir a carga de maneira transparente, minimizando o tempo de inatividade e mantendo a disponibilidade do serviço para os usuários.

Além disso, um dos seus principais benefícios é a escalabilidade, adicionando ou removendo nós conforme necessário. Nós adicionais podem ser incluídos no cluster para lidar com aumento de carga ou demanda de usuários, proporcionando flexibilidade e escalabilidade ao sistema.

Como funciona um cluster de servidor?  

Ele age agrupando múltiplos nós em um único cluster para melhorar a confiabilidade, desempenho e escalabilidade. Abaixo, explicamos como ele opera em três pontos principais:

Configuração dos Nós  

Cada servidor dentro do cluster (nó) é configurado de forma idêntica, com o mesmo sistema operacional, aplicações e dados. Isso garante consistência entre todos os nós do cluster, permitindo uma operação mais eficiente.

Distribuição de Carga  

As solicitações ou tarefas recebidas são distribuídas entre os nós do cluster. Essa distribuição de carga pode ser gerenciada de forma dinâmica, levando em consideração fatores como carga do servidor, recursos disponíveis e condições da rede.

Mecanismo de Failover 

Em caso de falha de um nó, o mecanismo de failover redireciona as solicitações recebidas para os nós disponíveis dentro do cluster. Esse processo geralmente é automático e transparente para os usuários finais, garantindo a continuidade do serviço sem interrupções.

Monitore clusters de servidores com o OpManager Plus! 

O OpManager Plus da ManageEngine é uma solução integrada que simplifica o processo de gerenciamento de operações de TI, que inclui funcionalidades específicas para o gerenciamento e monitoramento de clusters de servidores.

Nossa ferramenta permite esse monitoramento em tempo real, além de possibilitar uma melhor detecção de falhas e gerenciamento do desempenho dos nós dentro de um cluster. Isso ajuda a garantir a alta disponibilidade e o desempenho ideal de sistemas distribuídos.

Se interessou? Você consegue testar o OpManager Plus gratuitamente por 30 dias! Clique aqui para saber mais.