O Guia de Mercado do Gartner de 2023 para ferramentas de gerenciamento unificado de endpoints está aqui!
O relatório deste ano tem sido muito aguardado desde que o Gartner retirou o Magic Quadrant™ para ferramentas de gestão unificada de endpoints (UEM) no ano passado. As organizações e os profissionais de TI podem usar essa pesquisa para entender os principais recursos que devem ser observados ao selecionar uma solução de UEM, além de obterem insights sobre o futuro do mercado de UEM para que possam alinhar seus investimentos de acordo.
A ManageEngine foi reconhecida como um fornecedor representativo no Guia de Mercado deste ano por seu produto Endpoint Central!
Acreditamos que o relatório fornece uma análise completa sobre:
-
A linha de base e os recursos estendidos necessários para gerenciar ambientes com vários sistemas operacionais e outros requisitos de TI específicos do endpoint.
-
Os recursos que os fornecedores de UEM no mercado oferecem atualmente e as tendências emergentes.
-
A direção do mercado de UEM e as áreas de foco quando se trata de gerenciamento de endpoints.
-
Recomendações para os usuários ao escolherem e implementarem estratégias de UEM em suas organizações.
Aqui estão algumas de nossas principais conclusões do relatório:
O futuro é a gestão autônoma de endpoints
O Gartner considera que o mercado de UEM é estável e maduro. A diferenciação nesse setor é exibida principalmente na amplitude e na profundidade do suporte a sistemas operacionais do fornecedor, bem como em seus recursos para acelerar e automatizar operações de rotina, como aplicação de patches e gerenciamento de configuração.
Também, os principais recursos permitem que os usuários registrem, provisionem, gerenciem e protejam endpoints com vários sistemas operacionais. Além disso, as soluções UEM devem possibilitar que os usuários coletem e analisem uma ampla telemetria de dispositivos para ajudar na resolução proativa de problemas.
O Gartner observa que o rápido avanço dos recursos baseados em SaaS, a integração de dados de inteligência contra ameaças, a crescente importância das ferramentas digitais de experiência do funcionário e a rápida expansão da IA em aplicações estão influenciando coletivamente a evolução do gerenciamento de endpoints, indo além do UEM.
Nos próximos dois a quatro anos, espera-se que a incapacidade dos líderes de TI corporativos e dos provedores de serviços gerenciados de dimensionar os níveis de equipe e os conjuntos de habilidades em resposta ao aumento das demandas de negócios e de segurança cibernética impulsionará a rápida adoção da inteligência e da automação. Isso dará origem a um mercado totalmente novo dedicado às ferramentas de gerenciamento autônomo de endpoints (AEM).
Quando o potencial do novo mercado de AEM for totalmente realizado, essas ferramentas, individualmente ou em conjunto, diminuirão substancialmente a sobrecarga de TI, agilizarão a conformidade da configuração e a mitigação de riscos e melhorarão a experiência geral do funcionário digital.
Principais recomendações
O Gartner oferece estas recomendações aos líderes de I&O responsáveis pela administração de dispositivos:
-
Reduzir os custos e diminuir a complexidade consolidando o gerenciamento de endpoints em uma única plataforma UEM hospedada em SaaS.
-
Elevar a experiência do funcionário e, ao mesmo tempo, aumentar a postura de segurança organizacional e a agilidade centralizando as equipes focadas em macOS, Windows e dispositivos móveis em uma única equipe de gerenciamento de endpoints.
-
Evitar dificuldades adotando o UEM agora, em vez de esperar pela ferramenta perfeita que atenda a todos os seus requisitos, pois isso raramente existe. A espera geralmente resulta em maior complexidade, sobrecarga administrativa, custo total de propriedade (TCO) mais alto e dívida técnica adicional para aqueles que resistem à mudança.
-
Simplificar o processo de escolha de um fornecedor selecionando uma ferramenta UEM que atenda à maioria de seus requisitos. Preencha as lacunas com ferramentas complementares ou suplementares, conforme necessário. Além disso, observe atentamente os roteiros dos fornecedores para identificar quando as lacunas são resolvidas, permitindo que eles aposentem as ferramentas complementares quando apropriado.
É aconselhável investir em uma solução UEM que atenda a uma ampla gama de tipos de dispositivos, seja dimensionável, possa ser hospedada por SaaS e esteja continuamente adicionando recursos para atender às necessidades em evolução das organizações atuais. Para obter uma análise detalhada do mercado, mergulhe na pesquisa completa do Gartner.
Por que o Endpoint Central da ManageEngine?
O Endpoint Central é uma solução UEM completa que gerencia e protege o local de trabalho digital atual em diversos tipos de dispositivos e sistemas operacionais. Ele emprega um agente único e leve para oferecer gerenciamento de ciclo de vida de dispositivos de ponta a ponta, consolidado com recursos de segurança como gerenciamento de superfície de ataque, detecção e resposta a ameaças e gerenciamento de conformidade.
A solução de problemas remota robusta, os recursos de autoatendimento e a análise proativa ajudam a reduzir o tempo de inatividade e a melhorar a experiência geral do usuário final. Com mais de 17 anos de presença no mercado, o Endpoint Central tem a base sólida necessária para aproveitar os insights holísticos para avaliar e priorizar eventos e riscos e implementar fluxos de trabalho de correção.
Nossa visão é transformar nossa ferramenta em um hub central inteligente que as equipes multifuncionais possam aproveitar para atender a todos os requisitos relacionados a endpoints. Acreditamos que esse objetivo está muito alinhado com as previsões do Gartner® e estamos aumentando nossa profundidade adicionando fluxos de trabalho de automação, insights orientados por IA e gerenciamento da experiência do usuário final. Paralelamente, estamos aumentando nossa abrangência, adicionando mais recursos de segurança e integrando-nos a tecnologias adjacentes, como SIEM, IAM e soluções de controle de acesso, para complementar e aprimorar o ecossistema de TI existente da sua organização.
Isenção de responsabilidade
Gartner® Market Guide for Unified Endpoint Management Tools, 19 de setembro de 2023, Tom Cipolla, Dan Wilson, Craig Fisler, Sunil Kumar
GARTNER é uma marca registrada e uma marca de serviço do Gartner, Inc. e/ou de suas afiliadas nos EUA e internacionalmente e é usada aqui com permissão. Todos os direitos reservados.
O Gartner® não endossa nenhum fornecedor, produto ou serviço descrito em suas publicações de pesquisa e não aconselha os usuários de tecnologia a selecionar apenas os fornecedores com as classificações mais altas ou outra designação. As publicações de pesquisa do Gartner® consistem nas opiniões da organização de pesquisa do Gartner e não devem ser interpretadas como declarações de fatos. O Gartner® se isenta de todas as garantias, expressas ou implícitas, com relação a esta pesquisa, incluindo quaisquer garantias de comercialização ou adequação a uma finalidade específica.