Após a pandemia de Covid-19, empresas de todo o mundo vivenciaram diversas transformações no modo de trabalho, dentre eles, podemos citar o drástico aumento na criação de identidades digitais dentro das organizações.

Manter essas identidades digitais resilientes a ataques é uma tarefa indispensável no mundo da segurança cibernética, e adicionar mais camadas de segurança fortifica suas barreiras, ajudando a impedir a entrada de cibercriminosos.

Um processo que pode auxiliar é o acesso condicional. Pensando nisso, no artigo de hoje iremos te apresentar como a criação dessa configuração de segurança pode te ajudar, como ela funciona, e porque realizar o seu gerenciamento. Boa leitura!

Arte trabalhada com elementos para remeter ao tema de acesso condicional.

O que é o acesso condicional? 

Esse mecanismo é usado para controlar quem poderá acessar determinados recursos e sistemas, e tem como objetivo garantir que apenas usuários autorizados e/ou em situações específicas tenham acesso às informações, garantindo a integridade e segurança de dados importantes.

Ou seja, pode-se dizer que ele é o processo de permitir acesso a recursos de TI com base em condições predefinidas. Ao criar políticas de acesso com base em vários aspectos, você pode controlar rigorosamente quem poderá entrar em sua rede, fornecendo segurança adicional e ajudando a impedir que invasores obtenham acesso a seus recursos.

Exemplo: Vamos imaginar que um técnico de TI está tentando acessar sua rede. Ao inserir suas credenciais, o sistema vai avaliar as condições previamente definidas e, se todos os pré-requisitos estiverem de acordo, o acesso desse técnico será concedido. Mas, se uma condição, como o IP do dispositivo, estiver fora da faixa já definida, esse acesso será negado.    

Como funciona o acesso condicional? 

Ele pode ser visto como um sistema que controla e concede o acesso a recursos e base de dados dentro de uma rede, e ele funciona da seguinte maneira:

Primeiramente, o usuário irá inserir seu login e senha para realizar sua autenticação na rede do trabalho – vale lembrar que alguns sistemas são previamente configurados para solicitar mais de uma forma de validação do usuário, que é o caso das MFAs, que solicitam outras confirmações de identidade através do envio de um código de validação ou solicitando a biometria antes que o usuário tenha acesso ao sistema.  

Ao realizar a autenticação, o sistema irá analisar as condições do usuário, pois ele opera por meio da definição de regras e restrições estabelecidas com base em diversos critérios, como localização geográfica, tipo de dispositivo, horário de acesso, entre outros.

Quais são seus benefícios?    

O acesso condicional pode trazer diversos benefícios à segurança da sua empresa, dentre eles podemos citar:

  • Aprimoramento na segurança: ele possibilita definir condições como: tipo de dispositivo autorizado, nível de autenticação e bloqueio de contas não autorizadas, mantendo a segurança das informações sensíveis do seu banco de dados.

  • Maior controle: esse processo oferece controle granular sobre quem receberá determinados acessos. Por exemplo: permite conceder acessos maiores a colaboradores em cargos mais altos como o caso de coordenadores e gerentes, além de restringir o acesso a documentos com informações sigilosas.

  • Garantia de conformidade: várias regulamentações sobre a proteção de dados – como o caso da LGPD – exigem o tratamento correto de dados, garantindo que apenas usuários autorizados tenham acesso à informações confidenciais, com o objetivo de diminuir o risco de vazamento ou roubo de dados.

Agora vamos te apresentar três ferramentas da ManageEngine que te permitem realizar a configuração do acesso condicional, confira!

Como realizar a configuração do acesso condicional com as ferramentas da ManageEngine

Realize a configuração do acesso condicional dos usuários de sua empresa através das ferramentas Mobile Device Manager Plus (MDM), Endpoint Central e AD360!

O MDM, nossa solução de gerenciamento de dispositivos móveis, permite realizar a configuração do acesso condicional e garante que apenas dispositivos gerenciados e em conformidade possam acessar recursos corporativos.

Além disso, ela também oferece funcionalidades que podem fortalecer a segurança de sua empresa, como: autenticação multifator, que adiciona mais camadas de segurança para melhor verificação de identidade e Geofencing, que permite definir uma cerca geográfica na qual o dispositivo pode ou não entrar. Exemplo: caso o dispositivo saia ou entre nessa área, é possível tomar ações como bloquear o dispositivo ou apagar todos os dados.

Se você estiver procurando por uma solução de gerenciamento de dispositivos mais abrangente, então talvez o Endpoint Central seja ideal para você. Com ele é possível fazer a configuração do acesso condicional por meio da implementação de políticas que concedem acesso apenas a dispositivos compatíveis e em conformidade.

Temos também o AD360, uma solução integrada que gerencia identidades, protege acessos e garante a conformidade. Através dele é possível realizar a configuração do acesso condicional de forma fácil a partir de uma interface simples e intuitiva, permitindo também a criação de regras nas quais você pode configurar detalhes como: range de IPs, plataforma de acesso, em qual horário o sistema poderá ser acessado e geolocalização dos dispositivos.

Se interessou pelas nossas soluções? Então acesse nosso site e fique por dentro das soluções de tecnologia que podem revolucionar a TI dos seus negócios!