DicasTop é uma coluna semanal em que destacamos as tendências atuais no mundo da tecnologia e listamos maneiras de explorar essas tendências. Nesta semana, apresentaremos os benefícios da nanotecnologia no setor de alimentos.
Em meio a toda a controvérsia em torno dos revestimentos protetores de frutas produzidos por Bill Gates, das carnes cultivadas em laboratório e dos produtos contaminados por pesticidas, há um lado positivo nessa nuvem escura da ciência dos alimentos. Apesar de toda a resistência contra o desenvolvimento tecnológico nesse setor, a nanotecnologia é a única vertical de tecnologia que está recebendo, em sua maioria, cinco estrelas dos críticos, portanto, vamos falar sobre ela.
Com a nanotecnologia, o que importa é a matéria. A matéria que pode ser manipulada em níveis atômicos para criar uma diferença na vida das pessoas é, sem dúvida, uma tecnologia à qual vale a pena se atentar. A nanotecnologia desempenha um papel fundamental em setores que salvam vidas e mudam o mundo, como a medicina e a proteção ambiental, e é natural aplicar a mesma tecnologia para melhorar a maneira como nos alimentamos.
Então, que benefícios as partículas atômicas manipuladas podem oferecer à qualidade dos alimentos que consumimos? Surpreendentemente, os benefícios são muitos. Desde o processamento de alimentos até o aprimoramento do sabor e da qualidade dos alimentos, a nanotecnologia tem um papel a desempenhar em todos os aspectos da ciência dos alimentos.
1. Agricultura
A nanotecnologia é agora a melhor amiga do agricultor. Os agricultores agora podem ser mais produtivos e cultivar plantas mais fortes, mais resistentes a doenças e com melhor rendimento. Os nanofertilizantes podem controlar a liberação de nutrientes no solo com base nas necessidades da cultura, criando um solo mais adequado.
Eles podem ajudar na germinação de sementes, infundindo-as com os nutrientes essenciais necessários para acelerar a germinação e aumentar o crescimento das plantas. Nanopartículas magnéticas e nanotubos são usados para descontaminar a água de substâncias tóxicas, como pesticidas e patógenos, e tornar a água adequada para irrigação.
2. Embalagem de alimentos
A nanotecnologia pode ser empregada para melhorar a qualidade das embalagens de alimentos e aumentar a vida útil da maioria dos produtos alimentícios processados. Quando comparados às embalagens de polímero padrão, que não são muito eficazes para aumentar a vida útil nem são boas para o meio ambiente, os filmes nanocompostos podem ajudar a aumentar a força, a biodegradabilidade e a resistência ao calor das embalagens de alimentos, absorvendo oxigênio e evitando que os alimentos estraguem tão rapidamente.
3. Qualidade e sabor dos alimentos
A nanotecnologia tem a capacidade de melhorar a qualidade, a segurança e o apelo dos produtos alimentícios. As nanocápsulas podem ser usadas para capturar o sabor e o aroma, protegendo os compostos de sabor da degradação rápida, permitindo uma liberação de sabor e uma experiência de sabor mais consistentes.
Não apenas o sabor, mas também a textura dos produtos alimentícios podem ser modificados para parecerem mais atraentes e proporcionar uma melhor experiência de degustação. Os ingredientes podem ser distribuídos e dispersos de maneira mais uniforme pelo produto, proporcionando uma experiência gastronômica aprimorada.
4. Nutrição personalizada
A nanotecnologia pode ajudar a personalizar os alimentos para atender às necessidades e gostos alimentares individuais. As nanocápsulas, que capturam os nutrientes em cápsulas de tamanho nanométrico, evitam que os nutrientes se degradem, garantindo que sejam entregues às partes certas do sistema digestivo.
A nanotecnologia pode ser usada para infundir nutrientes nos alimentos, onde eles não apenas são fornecidos de forma mais eficaz, mas também interagem com outros compostos bioativos para proporcionar benefícios adicionais à saúde.
Nanotecnologia com moderação
De modo geral, a nanotecnologia tem vários benefícios no setor de alimentos, e seus casos de uso estão se transformando em histórias de sucesso da noite para o dia. Com a capacidade de aprimorar a produção, a qualidade e a ingestão de alimentos, ela tem o potencial de transformar totalmente a maneira como nos alimentamos, mas, ao mesmo tempo, também devemos encará-la com uma pitada de sal.
A nanotecnologia contém partículas nocivas que podem ter efeitos negativos em nosso corpo e deve ser usada com moderação. Os produtores de alimentos devem agir com cautela e garantir que estamos usando essa tecnologia de forma responsável.
Artigo original: https://blogs.manageengine.com/corporate/general/2024/08/08/top-tips-4-applications-of-nanotechnology-in-food-science.html