Fundo lilás e roxo e ilustração de notebooks com servidores de armazenamento com o título: Network Attached Storage: o que é NAS?

O mundo se tornou digitalizado. Parece que faz séculos que usávamos papéis, fazíamos impressões e as empresas tinham grandes gaveteiros de arquivos.

Agora, documentos são guardados de forma digital e até mesmo para assinar documentos não é preciso mais imprimir, pois há a assinatura digital. Fotos estão em celulares e drives ao invés de álbuns de fotografia.

Mas com tantas informações sendo guardadas de forma digital, como enfrentar o problema de espaço para armazenamento? O Network Attached Storage (NAS) é uma das soluções que as corporações usam para enfrentar este desafio.

Leia este artigo para entender mais sobre o assunto.

O que é NAS?  

O Network Attached Storage (Armazenamento Conectado à Rede) é um equipamento que armazena e compartilha dados via uma rede local.

Ele possui o hardware completo, como processador, memória, fonte de alimentação; mas possui um sistema operacional próprio (geralmente Linux), o que torna possível gerenciar os dados e informações.

O seu armazenamento é mais robusto e confiável, podendo ser composto por dois discos rígidos ou mais, dependendo da necessidade da empresa.

Os dispositivos de armazenamento NAS possibilitam que todos os endpoints da corporação tenham acesso a ele, o que torna mais fácil o processo de compartilhamento de arquivos, evitando o uso de dispositivos de armazenamento externo para troca de informações e backup.

Para o que serve o NAS?  

O NAS tem a funcionalidade de expandir o armazenamento e criar backups de forma segura e fácil, podendo ser usado de forma doméstica, mas com foco em uso corporativo, em empresas de pequeno a grande porte.

Entre suas vantagens, estão:

Capacidade de armazenamento 

O storage NAS possui a possibilidade de escalabilidade, podendo adicionar mais discos conforme a empresa precise de mais espaço para armazenamento por um custo muito menor do que adquirir um novo servidor.

Backup  centralizado

O Network Attached Storage centraliza todos os dados em um único local, com backup automático e criptografia. Este backup é replicado facilmente, garantindo a disponibilidade de informações.

Nuvem privada 

Empresas que lidam com muitos dados sensíveis, como governamentais, preferem usar nuvens privadas ao invés das públicas para maior segurança contra possíveis vazamentos.

Investir em um datacenter para armazenamento on-premise, além de alto investimento, possui a barreira da falta de escalabilidade. Por isso, as empresas estão usando o NAS como uma forma de ter uma nuvem privada dentro da corporação, podendo fazer sua gestão.

Segurança e confiabilidade 

O sistema RAID permite agrupar discos, expandir o armazenamento ou replicar arquivos. No caso do NAS, é possível configurar o RAID para duplicar as informações para que se garanta a alta disponibilidade, ou seja, caso um deles pare, outro irá assumir sem perca de dados.

Outro fator que aumenta a segurança é que os dados são transferidos somente de forma local, sem precisar navegar por outra rede que a empresa não consegue monitorar.

Virtualização 

A virtualização é a criação de uma versão virtual, em vez de física, de servidores, armazenamento, redes e outras máquinas físicas.

Com o NAS, é feita a virtualização de armazenamento, em que vários dispositivos físicos são agrupados para formar um único recurso de armazenamento virtual, simplificando e otimizando sua gestão.

Por que auditar e monitorar o Storage NAS?  

Empresas de qualquer ramo lidam com um grande volume de dados. Diante da digitalização, o volume de informações sensíveis aumentou significativamente. Além dos dados pessoais dos consumidores e colaboradores, há dados de pagamentos, contratos e muitos mais, tudo arquivado dentro dos dispositivos de armazenamento.

Com o avanço cada vez mais rápido da tecnologia, viu-se a necessidade de criar leis e regulamentações, como LGPD, GDPR,  para que dados estejam protegidos. Estar em conformidade nunca foi tão necessário quanto agora para as empresas.

A auditoria e o monitoramento do Network Attached Storage são formas de manter a segurança e conformidade dentro da corporação, pois garantem a precisão, integridade, confiabilidade e segurança das informações armazenadas, processadas e transmitidas dentro de um sistema.

Assim, previne-se que os arquivos não sofram nenhuma tentativa de ameaça, exclusão ou mudança, vazamento ou incidentes que podem colocar em risco a garantia e controle dos arquivos.

É importante ressaltar que a auditoria e monitoramento do NAS devem ser feitos de modo contínuo para funcionarem de forma efetiva. Para isso, você precisa contar com uma ferramenta que te auxilie, detectando mudanças importantes.

Mantenha-se em conformidade com a ManageEngine 

Como entendido, o Storage NAS é uma alternativa que muitas empresas escolhem para o armazenamento e que não querem fazer um grande investimento em um modelo on-premise.

O monitoramento e a auditoria precisam ser feitos para garantir a integridade, assim como ter a confiança de seus clientes de que seus dados estão protegidos.

O ADAudit Plus, da ManageEngine, é um auditor de mudanças orientado por UBA e que traz visibilidade total sobre mudanças, fazendo a auditoria do NAS e se certifica de cumprir a conformidade e detectar ameaças, além de possuir resposta a incidentes.

O Log360 é uma solução SIEM que complementa a segurança dos dados, já que está ferramenta possui o recurso de gestão integrada de dados, que monitora e analisa os dados de logs para atender os requisitos de conformidade.

Faça um teste gratuito agora mesmo!