Uma nuvem híbrida é um modelo de combinação em nuvem que mistura serviços de nuvem pública com serviços de nuvem privada.
Nuvem foi um termo que surgiu por meio dos recursos da TI, pois os dados armazenados neste espaço ficavam “flutuando” em um ambiente virtual, assim como uma nuvem.
Porém, pra você entender a fundo o que é a nuvem híbrida, precisamos explicar o que é nuvem, nuvem privada e nuvem pública. Vamos lá?
O que é nuvem?
“Nuvem” se refere à computação em nuvem, ou seja, um modelo de entrega de serviços de TI pela internet, isto é, ao invés de hospedar e gerenciar todo o armazenamento, softwares e aplicações localmente, eles são armazenados por meio da internet.
Agora que você já entendeu o que é nuvem, vamos te explicar o que é nuvem privada e o que é nuvem pública.
Exemplos de serviços em nuvem
-
Software como Serviço (SaaS): Aplicativos como Google Workspace, Microsoft Office 365.
-
Plataforma como Serviço (PaaS): Plataformas para desenvolvimento de aplicativos, como Heroku, Google App Engine.
-
Infraestrutura como Serviço (IaaS): Serviços de infraestrutura como AWS, Azure, oferecendo armazenamento e capacidade de processamento.
O que é nuvem privada?
A nuvem privada tem a mesma estrutura de uma nuvem, porém a nuvem privada possui infraestrutura dedicada e não compartilha o hardware com outras organizações, e pode ser gerenciada internamente ou então por um provedor terceirizado.
O lado positivo de utilizar nuvem privada é que a infraestrutura contratada é administrada completamente pela organização que contrata o serviço e o provedor de nuvem apenas disponibiliza os recursos de forma exclusiva para o locatário.
O que é nuvem pública?
A nuvem pública, assim como a privada, é uma estrutura de nuvem, porém diferentemente da anterior qualquer pessoa pode ter acesso a eles.
O lado positivo de se utilizar uma nuvem pública é que o custo dela é reduzido comparado a outros tipos de armazenamento em nuvem. Pode ser que você esteja se perguntando o porquê de se utilizar uma nuvem pública, porém elas são muito usadas por organizações ou profissionais de T.I. que desejam compartilhar seus recursos, serviços e códigos de forma segura com outras pessoas, para que dessa maneira, a comunidade em que elas se inserem seja muito mais rica.
Também há uma quarta nuvem: a nuvem comunitária, que muitas vezes não é citada.
O que é nuvem comunitária?
A nuvem comunitária é uma espécie de junção entre nuvem pública e nuvem privada, porém diferentemente da nuvem híbrida ela é restrita a algumas organizações que compartilham as mesmas necessidades.
Qual a diferença entre nuvem híbrida e nuvem comunitária?
Agora que você já entendeu o que é nuvem privada, nuvem pública e nuvem comunitária, pode ser que haja alguma dúvida entre a diferença entre a nuvem híbrida e a comunitária.
Como dito anteriormente, estes dois tipos de nuvem são uma mistura entre a nuvem pública e a nuvem privada, porém existe uma grande diferença entre elas.
A nuvem comunitária é uma nuvem em que diversas organizações e/ou pessoas com necessidades em comum dividem o mesmo espaço.
Já no caso da nuvem híbrida, uma organização faz uso de uma nuvem pública e uma nuvem privada ao mesmo tempo, fazendo com que haja uma troca de informações entre elas para maior flexibilização e otimização. Elas integram diversos computadores e recursos de computação em uma única rede e podem ser gerenciadas em uma única solução. Além de que também conseguem manter a capacidade da nuvem sob demanda.
Exemplos de uso de nuvem híbrida
Uma empresa pode usar sua nuvem privada para operações com dados sensíveis, como informações pessoais de funcionários e informações de desenvolvimento de novos produtos e utilizar a nuvem pública para dados menos sensíveis.
Outro exemplo é quando uma empresa está desenvolvendo um novo produto, utilizar a nuvem pública para testes com o público e a nuvem privada para o desenvolvimento do produto.
Utilizando as nuvens dessa maneira, é possível fazer uma troca de informações entre elas e também fazer uso de cada uma delas em momentos diferentes.
Benefícios de usar de uma nuvem híbrida
Redução de custos
Pelo fato de ter o melhor dos dois mundo, a nuvem híbrida gera uma economia de custos para as empresas. Dessa maneira, ao invés de ter que investir o capital todo em uma nuvem privada, ele pode ser remanejado e investido também em uma nuvem pública, que como dito anteriormente é mais barata.
Maior flexibilidade
Ao se obter os dois tipos de nuvem, a flexibilização entre elas é muito maior. A possibilidade de poder ter uma nuvem privada para determinadas tarefas e uma pública para outras faz com que o trabalho seja muito mais flexível e ajustável. Sem contar com a possibilidade de escalabilidade, onde as empresas conseguem expandir ou reduzir seus recursos de acordo com suas demandas.
Melhor alternativa para recuperação de desastres
Como a organização faz uso dos dois tipos de nuvem, caso haja uma queda no sistema ou então um desastre que impossibilite o uso de uma delas, haverá sempre a outra como reserva de uma parte das informações de backup.
Desafios de fazer uso de uma nuvem híbrida
Apesar de todos os seus benefícios, as nuvens híbridas também apresentam vários desafios.
Problemas de segurança
Como nuvens híbridas são mais difíceis de gerenciar, algumas vezes é capaz de que certos dados acabem sendo armazenados na nuvem errada. Por conta disso, diversas empresas já tiveram dados sensíveis divulgados acidentalmente.
Integração de sistemas
A integração de aplicativos e dados entre nuvens públicas e privadas pode ser difícil, exigindo soluções de middleware e APIs robustas. Sem contar que assegurar que os sistemas legados se comuniquem eficientemente com novas aplicações em nuvem pode demandar esforços significativos.
Governança e controle
Estabelecer políticas de governança consistentes e assegurar o controle adequado sobre os dados e aplicativos em diferentes ambientes pode ser complexo. Por conta disso, a visibilidade e o controle unificado sobre todos os recursos de TI são essenciais, mas difíceis de alcançar.
Applications Manager, uma ferramenta para o monitoramento da sua nuvem híbrida
Mesmo com os diversos benefícios que a nuvem híbrida implica, ainda assim há desafios. Por isso, ter uma ferramenta que possa te ajudar com todos esses desafios e deixar você apenas com os benefícios é o melhor dos dois mundos.
O Applications Manager é uma ferramenta potente que além de monitorar a sua nuvem híbrida, também possui um painel de controle único que te ajuda a fazer toda a gestão de uma maneira muito mais simples. A solução de problemas é muito mais rápida, além de que os problemas com custos são reduzidos de uma maneira escalável. O Applications Manager tem a confiança de mais de 6 mil empresas em todo o mundo! Experimente ele agora gratuitamente!