Fundo preto com ilustrações de um dispositivo com servidores sendo atacados e um símbolo de alerta e o título Sequestro de DNS: o que é e como resolver, com o rosto de um hacker escondido entre as letras.

Há muitas formas de cibercriminosos conseguirem informações pessoais e dados sensíveis, assim como nos últimos anos, eles têm se tornando cada vez mais inventivos para dar golpes em empresas também, já que é muito mais lucrativo atingir um alvo grande do que tentar vários pequenos.

Entre um dos golpes aplicados está o sequestro de DNS, em que o hacker modifica as configurações do DNS para enganar usuários e conseguir seus dados. Este artigo irá te explicar como ele funciona!

O que é DNS? 

Primeiro, para entender o que é o sequestro de DNS, precisamos entender o que é o DNS. Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínios, é o sistema que converte o número IP em um nome de domínio.

Um dispositivo que está conectado a internet possui um número IP, que é como um número de identificação, para poder ser localizado, uma vez que máquinas só entendem a linguagem de números. Porém, para nós, humanos, decorar diversos números longos é praticamente impossível. Imagine quantos sites você acessa por dia. Agora imagine que para os acessar você tivesse que decorar, para cada um deles, uma sequência de números.

Assim, o DNS converte essa sequência de números em um nome. Dando um exemplo prático, é como o nome das pessoas e o CPF. Ao invés de decorarmos os CPFs de todas as pessoas, procuramos por seus nomes, tornando o processo muito mais fácil. Então, para facilitar a vida dos usuários, cada site possui como se fosse um nome fantasia, que é usado em sua URL.

E como funciona este processo? Ao digitar um site, como manageengine.com.br, o seu dispositivo entrará em contato com um servidor DNS para encontrar o endereço IP do site, interligando a URL correspondente ao número. Assim que encontrado, a informação volta para seu dispositivo e se conecta ao site.

É importante lembrar que cada domínio possui somente um IP e quem faz este controle é o órgão regulatório ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers).

Domínio saindo da ilustração de um notebook, entrando em um servidor DNS e virando IP para voltar com uma resposta para o dispositivo.

Sequestro DNS: o que é? 

O sequestro de DNS, chamado também de DNS Hijacking, é um tipo de ataque que tentar redirecionar o usuário do site que quer acessar a outro falso que pode parecer igual a ele. Isso é possível com o criminoso atacando o servidor DNS e trocando o site por uma página falsa que se parece muito com a original. O usuário, ao não saber a diferença, irá preencher seus dados e enviar para o criminoso ao invés da instituição em que confia.

Esse tipo de ataque é muito eficiente e difícil de ser detectado, porque mesmo o usuário digitando o site certo, para ele irá parecer correto, porém por trás, o IP foi sequestrado. A empresa, sem o monitoramento adequado, também irá perceber tarde demais que seu endereço foi sequestrado e o site clonado.

O objetivo desse golpe é que ao criar um site falso, o usuário irá fazer login, preencher formulários, fazer transações e passar informações como se estivesse no domínio oficial. Empresas que usam aplicações online e os colaboradores precisam fazer login para acessar os serviços, sem MFA, uma vez acessado o site falso, essas dados já estão com os golpistas.

Os criminosos então irão pegar essas informações e usar como quiserem, como extorsão. Se conseguiram acesso a credenciais, podem usar para conseguir mais dados dentro da empresa, tornando o impacto ainda maior.

Como evitar ataques de sequestro DNS? 

Nos constantes ciberataques que acontecem e possuem empresas como alvo, tomar medidas de prevenção é fundamental.

Monitore o servidor DNS

O monitoramento da infraestrutura de TI, no geral, é importante para manter o ambiente em segurança. Quando falamos do DNS, não é diferente. Monitorar constantemente o servidor DNS ajuda na detecção rápida de atividades suspeitas, que podem ser um ataque. Um exemplo de atividade suspeita é o carregamento lento do seu site.

Faça auditorias 

As auditorias constantes nas configurações DNS irão mostrar se mudanças estão sendo feitas, e se sim, quais. Se alguma delas não for reconhecida por sua equipe, pode ter vindo de um agente de fora. E como sabemos, quanto mais cedo essa mudança for detectada, mais cedo os danos poderão ser contidos.

Implemente a  Autenticação Multifator (MFA) 

Para aumentar a segurança do seu domínio, utilize a autenticação multifator no portal de registro. Assim, caso um hacker tente entrar na conta do registrador do domínio, será mais difícil. Se possível, utilize mais de dois fatores, assim adicionará camadas extras de segurança.

Use DNSSEC (Domain Name System Security Extensions)

O DNSSEC é uma extensão de segurança para o DNS que adiciona autenticidade e integridade aos registros DNS. Ele ajuda a garantir que os usuários sejam direcionados para os servidores DNS corretos e que os dados DNS não sejam modificados durante a transmissão.

Utilize criptografia  

Ao configurar conexões com servidores DNS, use criptografia forte, como TLS (Transport Layer Security), sempre que possível para proteger contra ataques de interceptação.

O TLS é um protocolo de segurança que pode ser aplicado em canais online, trazendo mais segurança e privacidades de dados na internet, criptografando a comunicação entre os dispositivos e o servidor de hospedagem no momento em que um site é acessado.

DDI Central, a proteção para o DNS 

Ameaças cibernéticas são o novo pesadelo da era digital para empresas. Ter uma infraestrutura robusta, com monitoramento contínuo e planos de incidentes se tornou uma exigência para qualquer empresa que quer se manter viva no mercado.

Infelizmente, ataques são cada vez mais comuns e negligenciar como os hackers irão afetar sua empresa pode ser um erro fatal.

A nova solução da ManageEngine, o DDI Central, é uma ferramenta completa para implantar, configurar e gerenciar DNS, DHCP e IPAM. E para a proteção de DNS, a solução gerencia o servidor, faz análise do tráfego, identifica possíveis ameaças, possui DNSSEC, bloqueio de domínios e diversas outras funções!

Comece o teste gratuito agora mesmo!