Nuvem pública: vale a pena investir?

Portugues | March 12, 2024 | 4 min read

A utilização da nuvem se tornou comum atualmente. Até mesmo o seu celular está conectado em uma nuvem, salvando fotos, contatos e qualquer tipo de arquivo que você possui para o caso de perda. Quem se lembra de quando as fotografias precisavam ser reveladas para serem guardadas? Hoje, basta colocar na nuvem!

A nuvem, ou cloud, para uso doméstico, se tornou quase que unânime, seja em seu computador pessoal ou seu dispositivo móvel. É possível terceirizar uma nuvem, ou seja, alugar por um determinado valor o espaço que você precisa, e usar. Os modelos de celular já possuem sua própria indicação de nuvem, como o iCloud ou OneDrive, que são nuvens públicas.

Mas afinal, o que são essas nuvens públicas? E quando falamos em uma escala muito maior, como organizações, vale a pena investir? É isso o que vamos entender neste artigo.

Nuvem pública: o que é? 

Para entender o que é uma nuvem pública, precisamos entender o que é o modelo em cloud. Aqui, a infraestrutura de TI (servidores, redes, armazenamento) é feita de forma virtual, necessitando da conexão com a internet, disponibilizados e gerenciados pelo provedor do serviço. A nuvem é um serviço, sendo contratada pelas organizações de acordo com a infraestrutura que necessitam.

No modelo de infraestrutura local (on-premise), a estrutura precisa de um servidor local, em que as empresas precisam fazer todo o investimento de hardware, o que gera um grande custo. Com o modelo de nuvem, isso fica com o fornecedor que a empresa irá contratar, que por sua vez terá um datacenter.

Mas o que seria a nuvem pública? A nuvem pública é um sistema de cloud computing que é como um aluguel da nuvem, em que ela é pronta e a empresa paga pela estrutura e recursos que necessita.

As nuvens públicas mais conhecidas são: Amazon Web Services (AWS), Google Cloud e Microsoft Azure, que são algumas das maiores e mais utilizadas atualmente.

Nuvem Pública x Nuvem Privada 

Mas se existe a nuvem pública, também existe a privada, correto? E qual seria a diferença?

A nuvem pública é uma estrutura que é acessível para todos, sendo compartilhada. Claro que uma organização não terá acesso aos dados das outras, mas em termos de infraestrutura, todos compartilham a mesma, somente utilizando espaços diferentes.

Já a nuvem privada é exclusiva de uma empresa, não sendo compartilhada. Ela pode estar alocada dentro da empresa ou ser terceirizada para aquelas que não querem ter o custo do gerenciamento, mas que requerem uma infraestrutura toda dedicada só para si.

Benefícios da nuvem pública 

Segundo dados apresentados pela Stocklytics.com, a nuvem pública pode se tornar uma indústria de trilhões de dólares até 2028, aumentando sua receita  53% em 4 anos. Essas estatísticas mostram que as empresas farão um grande investimento neste setor, mas vale a pena?

A seguir, listamos alguns dos benefícios da nuvem pública:

Custo reduzido 

Este é um dos principais motivos pelo qual as empresas estão indo em busca do modelo em cloud. Manter uma infraestrutura on-premise gera um alto custo para a empresa, tanto na implementação quanto manutenção. E quanto maior for a organização, maior o custo. Outro fator interligado é que devido este alto custo, em casos de desastre, como incêndios ou alagamentos, é a falta de backup pelo alto custo.

A nuvem pública é muito mais econômica, uma vez que a empresa só contrata os serviços necessários e tira toda a questão de gerenciamento de hardware e softwares de sua responsabilidade. E claro, com a responsabilidade de gestão terceirizada, o backup também deve ser feito pela prestadora de serviço, que possui diversos datacenters.

Escalabilidade sob demanda 

Outro fator muito atraente para as empresas é a escalabilidade sob demanda. O que isso quer dizer? Que ela pode adquirir mais recursos, como armazenamento ou softwares, conforme o negócio cresce ou em um momento do ano em que há altas demandas. O mesmo vale para o contrário. Se viu que um recurso pode ser diminuído porque não está sendo usado naquele momento, é possível tirá-lo e se precisar, contratar novamente. Com o tradicional servidor local ou nuvem privada, essas questões se tornam mais trabalhosas ou custosas.

Alta confiabilidade 

A alta confiabilidade diz respeito a responsabilidade do prestador do serviço. Para manter a qualidade e o atendimento ao cliente, atualizações e patches sempre estarão em dia, assim como softwares e hardwares serão os mais recentes para conseguir lidar com as demandas. A confiabilidade também diz respeito aos datacenters para backups de emergência e alta disponibilidade serviços.

Nuvem pública e o desafio da segurança 

Uma grande preocupação para as empresas que ainda não migraram para o modelo em cloud, mas que possuem essa vontade, é a segurança que a nuvem proporciona. Afinal, no tempo em que vivemos de diversos ataques cibernéticos em que hackers utilizam diversos modos de ataque, inclusive a IA, ter informações sensíveis protegidas é uma prioridade.

A resposta para a pergunta se a nuvem pública é tão segura quanto os outros modelos disponíveis é: depende. Sua empresa possui uma equipe de TI bem preparada? Possui uma equipe de segurança cibernética? Para sua organização, soluções de cibersegurança são um investimento obrigatório? Sua infraestrutura está em dia, sendo monitorada e gerenciada constantemente? Se para todas essas respostas você disse sim, então você está tão seguro quanto nos outros modelos.

Afinal, do mesmo modo que um hacker pode invadir seu servidor local, ele pode invadir uma nuvem pública. A grande questão aqui não é qual a infraestrutura que a empresa usa, mas como é feita a sua proteção. Mas é claro que a segurança em nuvem é um tópico sendo analisado e evidenciado pelas prestadores de serviço, que estão buscando soluções para aumentar cada vez mais a segurança em cloud com o aumento de seu uso.

A nuvem pública segura com a ManageEngine 

Além de soluções em nuvem, a ManageEngine possui uma solução focada em segurança da nuvem pública, o Cloud Security Plus.

Com esta solução, sua equipe de TI terá visibilidade total da infraestrutura da nuvem, relatórios abrangentes, rastreio e analise de eventos e monitoramento de logs para AWS, Microsoft Azure, Salesforce e Google Cloud.

Faça um teste gratuito agora mesmo!