Top tips é uma coluna semanal onde destacamos o que é tendência no mundo da tecnologia e listamos maneiras de explorar essas tendências. Esta semana, veremos três maneiras de proteger seu ambiente multinuvem.

Na imagem há 8 computadores tendo seus banco de dados conectados à nuvem

Há vários anos, a nuvem era algo novo, mas os tempos mudaram. Agora, as organizações estão aproveitando ao máximo o ambiente de nuvem. As organizações também estão buscando um ambiente multinuvem.

De acordo com a Forbes, mais de 90% das grandes corporações começaram a usar infraestrutura multinuvem. Algumas das razões pelas quais estas empresas optaram por uma abordagem multinuvem incluem evitar um único ponto de falha, evitar o aprisionamento do fornecedor e adotar uma abordagem mais personalizada aos seus processos.

Um ambiente multinuvem, entretanto, não pode escapar das ameaças à segurança. A Toyota anunciou em 2023 que enfrentou uma violação de dados devido a uma nuvem mal configurada. A violação expôs os dados de 260.000 proprietários de automóveis. A montadora identificou a brecha de segurança ao investigar seus ambientes de nuvem.

Adotar uma abordagem multinuvem não é fácil. Os ambientes multinuvem devem ser monitorados de perto para evitar brechas de segurança. Existem algumas etapas práticas que você pode seguir para garantir que sua configuração multinuvem permaneça segura. Vamos nos aprofundar neles aqui.

1. Avalie os riscos de segurança na nuvem 

Execute análises de risco abrangentes ao considerar um ambiente multinuvem. Avalie as políticas de segurança e os padrões de conformidade de cada provedor de nuvem. É fundamental examinar as regiões onde seus provedores de segurança em nuvem operam e compreender as leis de privacidade nessas áreas.

Avalie se os requisitos de segurança da sua organização correspondem aos padrões existentes dos provedores de serviços de nuvem escolhidos. Além disso, avalie até que ponto suas plataformas se integram às suas ferramentas e plataformas atuais.

 2. Automatize a segurança na nuvem 

Em uma configuração multinuvem, é vital sincronizar as configurações de segurança em todas as suas plataformas de nuvem. Isso pode ser alcançado com ferramentas automatizadas. Essas ferramentas são a chave para manter políticas de segurança consistentes em diferentes provedores de nuvem usando definições genéricas.

As ferramentas automatizadas oferecem uma maneira confiável de gerenciar a segurança da nuvem, simplificando tarefas com base nos requisitos do seu negócio. Eles verificam constantemente quaisquer anomalias ou violações em sua infraestrutura de nuvem, alertando você sobre possíveis ameaças. Você pode até configurar ações de segurança predefinidas para responder rapidamente a violações, garantindo uma postura de segurança forte e proativa para seu ambiente multinuvem.

 3. Sincronize configurações e políticas de segurança 

Crie uma estrutura de segurança unificada que se alinhe à sua infraestrutura de nuvem e se adapte às cargas de trabalho da sua empresa. A melhor abordagem é usar um painel centralizado onde você pode verificar o status de segurança da nuvem. Isso permite ajustar regras e políticas de segurança com base em seus requisitos. Outro benefício de ter um painel centralizado é obter um ponto de vista único para todos os incidentes e eventos de segurança em toda a sua infraestrutura de nuvem.

Proteger sua configuração multinuvem não é uma tarefa fácil. Envolve monitorar e avaliar ameaças potenciais 24 horas por dia, 7 dias por semana. Verifique os riscos dos seus provedores de serviços de nuvem, automatize e orquestre medidas de segurança e reúna políticas e configurações de segurança em toda a sua configuração multinuvem. Essas etapas simples, porém cruciais, ajudarão você a manter as ameaças à segurança na nuvem sob controle. Saiba mais sobre soluções nativas da nuvem aqui.