O que é PaaS (Plataform as a Service)?

Portugues | February 28, 2024 | 5 min read

Ilustração de um jovem com um notebook fazendo atendimento com um headset e um balão de diálogo com o texto: O que é PaaS (Plataform as a Service)?

Uma das tendências dos últimos anos da tecnologia da informação é o modelo em cloud. Atualmente, empresas têm se movido cada vez mais para este modelo ou para o híbrido, a junção do tradicional armazenamento local com a nuvem.

Provedores de nuvem também mostram sua versatilidade ao apresentar serviços diferenciados para empresas que querem sair do on-premise e buscam por alternativas que atendam suas necessidades. Entre eles, está o PaaS, o plataform as a service.

Mas afinal, o que é este modelo de nuvem? Neste artigo iremos esclarecer o que é uma plataforma de serviço e suas vantagens.

Computação em nuvem: entenda melhor 

Primeiramente, vamos relembrar o que é a computação em nuvem. Antes de surgir o modelo em nuvem, também conhecido como cloud, diversos serviços, como armazenamento, software e banco de dados eram disponíveis por meio de uma infraestrutura no local. Ou seja, era necessário um servidor dentro da empresa, que precisava ser responsável por ela, desde sua instalação até manutenção.

Com a computação em nuvem, o servidor é remoto e a estrutura não está dentro da empresa, podendo ser um serviço terceirizado. Uma de suas grandes vantagens é o poder da escalabilidade.

O que é PaaS (plataform as a service)?  

A plataforma como serviço (PaaS) é um recurso na nuvem que possui a parte de infraestrutura, com servidores, armazenamento, rede, máquinas virtuais, além de também ter a parte voltada para a programação e desenvolvimento, com middleware,  sistemas de gerenciamento de banco de dados e criação de aplicações a nível de usuário.

Este recurso é muito procurado por programadores que buscam por ferramentas mais práticas e que irão facilitar o seu trabalho, pois possuem aplicações prontas para uso em que é possível selecionar somente o que o usuário quer, desenvolvendo-as, implantando, executando e gerenciando.

Qual a diferença entre IaaS, PaaS e SaaS? 

Além do PaaS, há outros dois modelos de computação em nuvem que apresentam níveis diferentes de serviços oferecidos, cada um complementando o outro. Dependendo do serviço escolhido, a responsabilidade e acesso à gestão do mesmo tende a ficar mais na responsabilidade do contratante ou do fornecedor.

Círculos em amarelo um dentro do outro com a diferença entre IaaS, PaaS e SaaS

IaaS 

IaaS, Infrastructure-as-a-Service ou infraestrutura como serviço, é o nível mais básico de serviços da computação em nuvem. Os recursos oferecidos neste modelo são os de infraestrutura, como servidores, armazenamento e rede.

Os softwares e sistemas operacionais ficam na responsabilidade da empresa, que decide quais quer instalar e fazer o gerenciamento. Porém, toda a manutenção da parte para o funcionamento da infraestrutura fica com o fornecedor do serviço em nuvem. O provedor é o responsável apenas pelo ambiente computacional no qual o servidor estará alocado, a gestão dos servidores e serviços alocados neles fica por conta do contratante do serviço.

PaaS 

O PaaS, foco deste artigo, é o segundo nível e é considerado o intermediário dos serviços oferecidos pela nuvem. Ele engloba tudo o que o IaaS oferece, ou seja, a infraestrutura necessária para a execução de serviços, além do software de sistema operacional, bancos de dados e ferramentas de desenvolvimento. O provedor de nuvem é responsável por fornecer aos usuários acesso às ferramentas, SOs e serviços de desenvolvimento usados para entregar os aplicativos. A gestão dos aplicativos alocados no ambiente e do servidor fica com os gestores de T.I que adquiriram o serviço.

O ServiceDesk da ManageEngine possui integração com o Zoho Flow, uma plataforma iPaaS (Plataforma de integração como serviço), ou seja, ela cria fluxos de integração de diversas aplicações que estão na nuvem para a automatização de seus negócios.

SaaS 

SaaS é o software as a service, ou software como serviço, e é o último nível de recursos, sendo o mais completo e abrangendo o PaaS e aplicações prontas para uso por meio de um navegador na Web. Os provedores de SaaS hospedam a aplicação em sua própria infraestrutura, tendo a responsabilidade total pela manutenção e atualizações. Neste sentido, o usuário não possuiu nenhuma liberdade.

A ManageEngine possui diversas soluções em cloud, como Endpoint Central, Site24x7, Service Desk Plus e muitas outras, é possível realizar a personalização de forma granular para a melhor adequação ao seu ambiente para empresas que procuram a praticidade do modelo SaaS.

Principais vantagens do PaaS

O modelo em cloud possui diversas vantagens em comparação ao on-premise, mas aqui iremos discutir especificamente quais os benefícios da plataforma como serviço.

Desenvolvimento de aplicações mais rápido 

Com ferramentas de desenvolvimento pré-configuradas, o PaaS oferece aplicações com componentes pré-codificados, como serviços de diretório, segurança, recursos de pesquisa e fluxo de trabalho.

Escalabilidade 

A possibilidade de expandir ou diminuir a capacidade conforme necessário é uma das maiores vantagens, pois em horários de pico a empresa paga pelo serviço adicional e depois reduzem sem problemas, o que é uma forma de economia.

Equipe distribuída 

Como os serviços estão disponíveis na nuvem, isso possibilita que o time de desenvolvedores trabalhem remotamente, de onde quer que estejam, contanto que tenham acesso à internet.

Padronização de processos 

Como toda a equipe utiliza as mesmas plataformas, haverá um padrão que será seguido para o desenvolvimento, independente se a equipe é grande ou pequena. Outra vantagem é que não será necessário desenvolvedores com conhecimento muito aprofundado em códigos, pois as aplicações já estarão pré-definidas.

Mercado competitivo 

No mercado competitivo, estar à frente dos concorrentes é sempre importante. Com o desenvolvimento mais rápido de aplicações, é possível lançar mais rapidamente apps para o mercado, deixando os usuários satisfeitos com a agilidade.

Maior segurança 

Provedores de serviços em nuvens investem fortemente em segurança, principalmente com leis como a LGPD e regulamentações rígidas no setor que devem ser seguidas contra violações e ameaças cibernéticas. Isso também é uma forma de fidelizar seus clientes, que querem um ambiente seguro e de confiança para seus serviços.

Casos de uso do PaaS 

Entendemos quais são as vantagens que o modelo PaaS traz para a empresa e agora vamos ver quais são os cenários mais frequentes em que ele é usado pelas empresas.

Desenvolvimento de APIs   

API significa Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicação). Elas são usadas para o compartilhamento de dados, recursos e funcionalidades entre aplicações e sistemas externos. Com o PaaS, é possível desenvolver APIs de forma fácil e automatizada.

Microsserviços 

A arquitetura de microsserviços é a criação de aplicações como uma série de serviços com implementação independente e desenvolvimento descentralizado e autônomo, possuindo uma única funcionalidade.

O PaaS facilita a implementação de aplicações de microsserviços e os configura para se comunicar entre si.

Desenvolvimento ágil 

O PaaS oferece uma estrutura toda configurada para o desenvolvimento de aplicações, automatizando todas as etapas da criação de softwares, desde testes até implementação.

Internet of Things (IoT) 

O PaaS pode oferecer suporte a uma variedade de linguagens de programação (Java, Python, Swift, entre outros.), ferramentas e ambientes de aplicações usados para o desenvolvimento de aplicações IoT e processamento em tempo real de dados gerados por estes dispositivos.

Conclusão  

O PaaS é uma tecnologia que vem chamando a atenção pelos seus recursos de infraestrutura e desenvolvimento para empresas, tanto para equipes pequenas quanto grandes, que proporciona automação e fluxos de trabalho mais ágeis.

Rapidamente, o mercado da computação em nuvem está crescendo e mostrando ser um investimento que vale a pena para as empresas, principalmente quando grande parte deste serviço é terceirizado e provido por MSPs.

Para saber mais sobre as soluções em nuvem da ManageEngine, entre aqui.