A preocupação com o meio ambiente e como a sociedade está lidando com os impactos ambientais não é uma conversa atual. Porém, com as mudanças climáticas e diversos desafios ambientais que o mundo moderno enfrenta e se preocupa, o avanço tecnológico está se tornando uma peça-chave quando se fala em sustentabilidade.
A sustentabilidade tem em sua definição 3 pilares: social, econômico e ambiental, que interligam-se entre si, afetando um ao outro. Para se ter um mundo mais sustentável, é necessário que esses 3 pilares sejam trabalhados em conjunto. Um ponto importante é que quando falamos de inovação ou tecnologias disruptivas, a inovação está dentro de economia, uma vez que é algo que traz um grande movimento para o setor.
No âmbito empresarial tecnológico, há duas frentes para serem trabalhadas: empresas que desenvolvem tecnologias disruptivas, ou seja, buscam por inovações, e a frente de gestão. No primeiro âmbito, é necessário entender que no mundo atual, para se alinhar com a sustentabilidade, as inovações tecnológicas estão tendendo cada vez mais para um caminho sustentável, isto, recursos que não impactam o meio ambiente.
Por outro lado, temos a gestão. Empresas que querem ser bem vistas pelo mercado e seus consumidores se alinham as novas tendências, sendo uma delas o movimento de mais sustentabilidade. Organizações que não se preparam para a transição de tecnologias obsoletas para tecnologias sustentáveis estão perdendo lugar no ambiente corporativo competitivo.
Continue lendo este artigo para entender o que são as tecnologias sustentáveis e como elas impactam a sua empresa e a sociedade.
Tecnologia sustentável: o que é?
Tecnologia sustentável, também chamada de tecnologia verde, é qualquer tecnologia desenvolvida e utilizada com o objetivo de conservar os recursos naturais e trazer impacto social e econômico positivo para as gerações futuras.
Podemos dizer que uma tecnologia é sustentável quando uma inovação tecnológica possibilita que recursos não renováveis sejam substituídos por recursos renováveis, como energia solar e eólica e utilização de materiais biodegradáveis na manufatura. Um outro exemplo de tecnologia verde surge quando a usabilidade de uma máquina se torna mais eficiente, como a economia de energia por automação e melhora de sua vida útil.
Qual a importância da tecnologia sustentável?
Utilizar a tecnologia sustentável nas empresas vai além da sustentabilidade e preservação do meio ambiente, sendo uma prática que valoriza o negócio, agregando valor para ele e elevando o nível no mercado competitivo.
Além disso, as empresas que estão seguindo esta tendência terão benefícios como:
-
Economia de custos: A economia de custos pode acontecer por meio da redução de energia. Isso acontece ao usar, por exemplo, sensores de presença e aparelhos com maior eficiência energética. Há soluções disponíveis no mercado, como o Endpoint Central da ManageEngine, que controlam o consumo de energia de aparelhos, desligando-os quando não estão em uso ou ativando o modo de baixo consumo.
-
Alinhamento com o ESG: ESG é a sigla para environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. Ele serve como critério para saber se a empresa está alinhada com práticas de sustentabilidade empresarial, sendo um modelo de estratégia e negócios importante.
- Valorização da marca: Mostrar que sua empresa segue tendências e regulamentações pode atrair parceiros, investidores e fornecedores para a sua marca. Já do lado dos clientes, atualmente, muitos buscam por empresas que se mostram preocupadas com o meio ambiente e que possuam o mindset parecido com o seu, e mostrar iniciativas assim os fideliza.
Quais são as tecnologias sustentáveis?
Atualmente, tecnologias verdes têm tido um grande avanço. Empresas trazem cada vez mais inovações que impactem o ambiente de forma positiva. Ainda há muito para ser trabalhado e discutido sobre o assunto, trazendo mais melhorias para a sociedade e o planeta, mas o caminho já está sendo trilhado.
Conheça a seguir algumas das tecnologias sustentáveis já existentes que podem ser implementadas em empresas.
Armazenamento em nuvem
Normalmente, para se fazer o armazenamento de dados, era necessário uma infraestrutura local dentro da empresa. Além do alto custo para a implementação e manutenção, havia algumas dificuldades, como a escalabilidade quando o espaço estava chegando ao fim. Além disso, a possibilidade de guardar qualquer tipo de documento e os acessar de qualquer lugar fez muitas empresas migrarem para o cloud.
E o armazenamento em nuvem é uma tecnologia sustentável! Com ele, eliminamos a necessidades de grandes servidores físicos, com máquinas que iam se tornando obsoletas e precisavam ser descartadas, além de altos consumos de energia.
Documentos digitais
A digitalização de documentos substituiu a necessidade de ter diversos papéis armazenados, impressos diversas vezes, ter um espaço físico para o armazenamento e para assinaturas depender de correios e envios para longas distâncias.
A partir deste avanço tecnológico, a impressão desnecessária passou a ser evitada, o armazenamento foi para a nuvem, facilitando o acesso para todos, além de ter sido possível a assinatura digital, facilitando também os processos.
Os documentos digitais ajudam a evitar o desperdício de papel, reduzindo consideravelmente o consumo deste recurso dentro da empresa, diminuindo o impacto ambiental.
Reuniões online
Reuniões online já eram feitas anteriormente, mas nos últimos anos, sua popularização aumentou. Elas trouxeram possibilidade de pessoas se comunicarem em diversas partes do mundo, em diferentes horários.
Além do mais, esse tipo de reunião evita que pessoas se desloquem para um escritório sem necessidade, evitando assim o uso de veículos e formas de locomoções não sustentáveis.
Equipamentos com maior eficiência energética
A eficiência energética é o uso de menos energia para realizar a mesma tarefa ou produzir o mesmo resultado, e ao mesmo tempo, gerar menos impacto ambiental. Atualmente, diversos equipamentos com maior eficiência energética, desde notebooks, tablets, impressoras e eletrodomésticos, já estão disponíveis para compra.
Ao adquirir um novo equipamento, no Brasil, há dois tipos de etiquetas de classificação energética: Selo Procel e a Classificação do Inmetro.
Estes equipamentos, além de diminuir o custo das contas de luz, diminui o impacto ambiental.
Virtualização de servidores
Antes da virtualização de servidores, os sistemas operacionais eram todos em hardwares físicos, ou seja, uma infraestrutura, muitas vezes grande, dentro da empresa. É praticamente o mesmo que acontecia com o armazenamento: custo alto, difícil escalabilidade e principalmente, grande geração de lixo eletrônico.
A virtualização dos servidores resolveu estes problemas, comportando diversos sistemas operacionais, diminuindo diversos custos e sendo mais um aliado na sustentabilidade.
Torne sua empresa sustentável
Agora que entendemos o que é a tecnologia sustentável, sua importância e alguns exemplos, há também alguns processos que podem ser aplicados pelas empresas para as tornar mais alinhadas a esta linha.
-
Descarte o lixo eletrônico corretamente: Lixo eletrônico é todo resíduo material vindo do descarte de equipamentos eletrônicos, como computadores, telefones, TVs, impressoras, celulares e baterias, entre vários outros. No Brasil, há a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), que estabelece postos de coleta e a logística reversa em que as fábricas devem recolher os equipamentos.
-
Educação e conscientização: O trabalho de conscientização é fundamental para que todos os colaboradores entendam a importância da tecnologia sustentável e como as usar da melhor forma possível para trazer os benefícios adequados para a empresa.
-
Monitoramento e controle de energia: Use soluções que monitorem e controlem o consumo da energia para que se tenha uma visão de como está sendo este uso.
-
Gerenciamento de ativos: possuir o controle de seus ativos pode ser um bom aliado para tornar sua empresa mais sustentável. Com uma gestão eficiente de seus equipamentos, é possível acompanhar o seu ciclo de vida e também entender quais e quando é necessário adquirir novos ativos, evitando compras em excesso e tornando a empresa mais consciente. Uma ótima solução para se fazer este gerenciamento é o AssetExplorer da ManegeEngine. Ou se procura algo mais completo para o seu service desk, ServiceDesk Plus da ManageEngine faz toda a gestão empresarial.
Lado a lado da evolução, é necessário pensar no futuro – e nele está incluso o futuro de nosso planeta, tanto o social quanto ao meio ambiente. A tecnologia é um recurso que pode, e deve, ser usado como forma de aumentar a sustentabilidade e toda empresa possui um papel a desempenhar.