Imagem representando o gerenciamento de dados

A chave para um negócio bem-sucedido é um processo de gerenciamento de dados bem definido. As organizações com acesso a grandes volumes de dados perceberam que estão sentadas em minas de ouro e estão lutando para encontrar maneiras de usar essas informações para serem mais lucrativas. A análise de dados pode ajudar a aproveitar as tendências e reduzir os custos de produção.

Veja o caso de um provedor de serviços de telefonia celular. Cada dispositivo tem um número de identificação exclusivo, também conhecido como IMEI. Qualquer torre de telefonia móvel próxima pode triangular a localização desse telefone e se comunicar com ele por meio de frequências de rádio. Isso é registrado pela torre e armazenado como dados pelo provedor de rede para cada chamada recebida e efetuada.

Até 2023, os Estados Unidos tinha mais de 310 milhões de usuários de smartphones. Isso se traduz em mais de um bilhão de entradas de dados diferentes todos os dias. Esses volumes enormes não podem ser armazenados em centros de dados normais. Tampouco podem ser processados da mesma forma que os dados normais.

Os grandes repositórios de armazenamento de dados que armazenam esses enormes volumes até que estejam prontos para serem processados são chamados de “data lakes”. O processamento e a análise dessas informações podem ajudar as empresas a resolver desafios comerciais complexos e otimizar a produção. Veja a seguir três maneiras de fazer isso.

 1. Otimizar o processamento de Big Data 

A IA e o Big Data se tornaram co-dependentes. Os dois são disciplinas muito diferentes. No entanto, um modelo de IA é tão bom quanto os dados que o alimentam. A extração de grandes quantidades de dados disponíveis gratuitamente aprimora a funcionalidade e os recursos de um modelo de IA. Agora, esses mesmos modelos de IA podem ser implementados no processamento de dados e na análise para produzir melhores resultados. Ferramentas líderes do setor, como o ManageEngine Analytics Plus, implementam o Machine Learning para gerar análises preditivas precisas e informações acionáveis valiosas para uso com IA.

A previsão empresarial é um grande negócio e as empresas se beneficiam enormemente dela. Encontrar e implementar a ferramenta de análise de IA correta para gerar insights importantes ajuda sua organização a se preparar para o futuro e a reduzir os custos operacionais.

2. Aproveite os dados em tempo real 

O ativo mais valioso no repositório de sua empresa são os dados mais recentes e precisos. Quanto mais cedo você processar essas informações e prever tendências, melhor será para sua empresa.

Os dados em tempo real, também conhecidos como eventos, são dados novos que devem ser processados imediatamente ou em tempo hábil. Bons exemplos disso são autorizações suspeitas de cartão de crédito, verificações de OTP e comportamento do cliente em aplicativos de comércio eletrônico.

Antigamente, era comum processar dados em lotes, nos quais as organizações coletavam e armazenavam grandes volumes de dados por longos períodos de tempo. Em seguida, eles eram processados para funções separadas. Em nossa era atual de negócios centrados em dados, as empresas estão fortalecendo seus mecanismos de análise de dados para garantir a continuidade dos negócios e otimizar a geração de receita – estamos percebendo cada vez mais que o processamento de dados em tempo hábil pode se traduzir em muito dinheiro!

3. Mantenha seus dados organizados 

É muito importante que apenas os dados mais precisos e consistentes estejam prontamente disponíveis somente para aqueles que precisam acessá-los. Para isso, uma empresa deve garantir que grandes volumes de dados sejam bem organizados. A primeira etapa é padronizar e formatar adequadamente as informações.

Por exemplo, se a sua organização mantém registros de números de telefone, algumas entradas podem ter códigos de país e outras não. Mas essas discrepâncias, aparentemente pequenas, podem causar dificuldades no processamento de dados. A formatação adequada e a consistência desses dados facilitam o processamento.

O acesso e o processamento de grandes quantidades de dados podem ser econômicos para as empresas a longo prazo. O uso e o processamento responsáveis das informações dos clientes, usando os métodos de otimização descritos acima, são fundamentais para a administração de uma empresa bem-sucedida e orientada por dados.

 

Artigo original: https://blogs.manageengine.com/espanol/2023/12/17/como-aprovechar-el-analisis-de-big-data-para-minimizar-gastos-empresariales.html