A administração de dispositivos móveis empresariais Android com uma solução MDM deve incluir a capacidade de ter o controle desses itens em qualquer lugar, minimizar os acessos não autorizados e separar os aplicativos corporativos dos pessoais.
Quando uma empresa entrega seus dispositivos móveis como celulares ou permite o uso de seus dispositivos pessoais para trabalhar, sem dúvida a empresa corre riscos altos, principalmente em questões de segurança de ativos digitais.
É por isso que é necessário contar com uma administração apropriada de dispositivos móveis para Android, iOS ou Windows. Para logar este gerenciamento, você precisa de uma solução de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM – gerenciamento de dispositivos móveis).
Neste blog, você aprenderá o que é e descobrirá quais são os principais recursos que você deve ter como administrador de dispositivos MDM.
O que é um gerenciamento de dispositivos móveis (MDM)?
O MDM, além de uma solução de software, é um conjunto de ferramentas e práticas que facilitam o gerenciamento dos endpoints móveis de uma empresa, é definido por todos esses dispositivos móveis, como celulares, tablets, portáteis, entre outros.
Em geral, as ferramentas do MDM que fazem isso aplicam configurações de segurança, políticas e restrições nos dispositivos; protegem e gerenciam os aplicativos e o conteúdo, e gerenciam e controlar de forma proativa e reativa os dispositivos.
De acordo com a Gartner, o Mobile Device Management também inclui funções de distribuição de software, administração de inventário e administração de segurança.
Conheça as funções infalíveis de um MDM para Android em uma empresa
Os sistemas de administração de dispositivos móveis para Android sem dúvida devem ter funções imprescindíveis, o que permite melhorar a segurança dos dispositivos empresariais, agilizar sua configuração, simplificar o gerenciamento de aplicativos e ativar o monitoramento e suporte remoto.
Sendo assim, um MDM para Andoid em uma empresa deve:
Gerenciar os dispositivos móveis
Esta função deve permitir gerenciar e dar suporte integral aos dispositivos móveis de uma empresa. Por exemplo, adicionar dispositivos de maneira rápida, configurar os perfis para a geração de políticas para o uso de Wi-Fi ou VPN. É importante também facilitar uma visão geral do ecossistema, assim como dos dispositivos disponíveis.
Permitir o gerenciamento de aplicativos
É ideal que o administrador de dispositivos móveis empresarial permita a distribuição simples, assim como a administração, de aplicativos internos e da loja de sistemas operacionais como iOS, Android, Mac OS, Chrome OS e Windows. Uma função especial é facilitar o bloqueio de dispositivos para executar um único aplicativo ou grupo de aplicativos de um quiosque e separar aplicativos corporativos de pessoas.
Facilitar o gerenciamento da segurança
No aspecto da gestão de segurança, uma funcionalidade importante de um MDM é permitir realizar ações de limpeza, bloqueio remoto e informações. Além disso, você deve proteger o acesso aos e-mails móveis empresariais e fornecer acesso seguro à rede e às contas corporativas por meio de permissões de acordo com o papel.
Ajudar a proteger o correio corporativo
Sem dúvida, um MDM também deve ajudar a garantir que o acesso seja feito de forma segura no correio corporativo e que se integre a outras plataformas de e-mail. Você também pode ter uma plataforma de conteúdo de correio que restringe o acesso apenas a contas e aplicativos empresariais aprovados.
Compartilhar documentos entre dispositivos de maneira fácil
A ideia com esta funcionalidade é que você possa distribuir e gerenciar remotamente o envio de documentos para dispositivos móveis. O que ajuda a verificar, atualizar e salvar documentos por meio de aplicativos confiáveis e de maneira automática. Uma funcionalidade também pode ajudar a evitar que terceiros realizem qualquer tipo de backup na nuvem sem permissão.
Mobile Device Manager Plus: um administrador de dispositivos móveis para Android
A solução MDM da ManageEngine, que pertence ao domínio das soluções Unified Endpoint Management (UEM), é criada especificamente para gerenciar dispositivos Android.
Existem algumas funções básicas de gerenciamento de dispositivos móveis Android e configurações avançadas, como modo quiosque (modo quiosque MDM), modo perdido, entre outros.
Também contamos com um conjunto completo de recursos, como uma interface fácil de usar, medidas de segurança móvel robustas, gerenciamento de aplicativos eficientes e muito mais.
Além disso, você poderia gerenciar até mais de dez mil dispositivos móveis.
Você gostaria de experimentar um MDM?
Texto original: ¿Qué debe tener un MDM de una empresa para administrar los dispositivos móviles Android?