A infraestrutura de TI está cada vez mais complexa, com diversos dispositivos fazendo parte dela. Além disso, o setor de tecnologia de informação não lida mais somente com os seus ativos, mas os de toda a organização.
Atualmente, é possível utilizar a automação de tarefas em todas as esferas da organização, desde o RH até a TI, facilitando o trabalho dos funcionários, tornando-o mais ágil e com menos erros.
Mas e quando é necessário combinar várias tarefas automatizadas para criar um fluxo de trabalho assertivo, com processos definidos? Então surge a orquestração.
Continue lendo para entender o conceito de orquestração e como ela pode ajudar a sua TI.
O que é orquestração?
Os conceitos de automação e orquestração não são os mesmos, apesar de parecidos e estarem ligados.
Quando falamos de automação, nos referimos ao ato de substituir tarefas feitas por pessoas por máquinas ou softwares, tornando-as mais rápidas, reduzindo custos e diminuindo os erros.
Enquanto na automação é feita em somente uma tarefa, a orquestração se trata de centralizar diversas tarefas automatizadas em um processo, criando um fluxo de trabalho que pode ser estabelecido e repetido de forma automática depois de implementado.
Ou seja, a orquestração é muito mais abrangente que a automação, impactando a organização em uma escala maior, envolvendo o gerenciamento, a configuração e coordenação dos serviços e sistemas.
Por que a orquestração é importante na TI?
O gerenciamento de TI está em expansão dentro das empresas com a interconexão dos setores. O tempo em que funcionários tinham que fazer tarefas de formas manuais já se foi e a otimização de processos é algo natural para que as empresas continuem à frente do mercado.
A automação de tarefas é algo que está sendo implementado nas empresas, especialmente vindo como um requisito do setor do TI. Esse é um fator que facilita o dia a dia dos funcionários, uma vez que os tira de trabalhos cansativos e repetitivos, trazendo mais eficiência e maior precisão.
Isso porque trabalhos repetitivos tendem a cansar mais os funcionários e isso pode tornar a tarefa passível de erros. Durante a sua realização, o colaborador pode acabar deixando passar algo, como uma falha, ou esquecer de fazer uma pequena atualização, que irá impactar no futuro.
Quanto à eficiência, a automação entrega agilidade, pois o que um funcionário pode demorar horas para fazer, a máquina faz muito mais rápido e quantas vezes for necessário.
Quando falamos de orquestração, isso é elevado a nível de processos. Assim, são criadas políticas para que todos os sistemas passem pelos mesmos fluxos, garantindo a padronização em toda a organização e todas as informações necessárias em um único lugar.
A infraestrutura de uma empresa é grande e complexa, indo desde a porta de entrada com a recepção, até as máquinas necessárias para sua operação. Todo este ambiente empresarial precisa ser gerenciado de forma eficaz, uma vez que se uma etapa ou setor passar por uma falha, pode desencadear um efeito cascata que irá afetar todo o ecossistema da organização.
E é este o papel da orquestração: fazer com que tudo se integre e estruture de forma que funcione em conjunto, otimizando e trazendo o melhor dos processos.
Por que investir na orquestração?
Um dos maiores desafios das organizações é lidar com infraestruturas complexas e que se expandem cada vez mais. Ter diversas tecnologias dentro do seu ambiente traz vulnerabilidades e não as centralizar de forma que facilite o seu gerenciamento torna os riscos ainda maiores.
Além da padronização de processos, estes são outros benefícios que a orquestração da infraestrutura de TI traz para as empresas:
Redução de custos
A orquestração centraliza toda a estrutura em um único ponto, possibilitando o monitoramento eficaz e contínuo. Dessa forma, não há a necessidade de várias ferramentas para gerenciamento e monitoramento para cada parte da infraestrutura, reduzindo os custos.
Menor risco de erros
Como a orquestração traz um fluxo de trabalho contínuo, estabelecendo um processo, o risco de erros diminui significativamente, pois não há etapas puladas. Soluções que trabalham com orquestração possuem visibilidade 360, operando com precisão.
Mais segurança
A mitigação de erros aumenta a segurança, pois com a diminuição de vulnerabilidades, há menos riscos para brechas em seus sistemas. Isso se deve ao fato que a orquestração diminui os gargalos operacionais ao não pular etapas e atualizações, e em caso de erros, há notificações para que a equipe de TI seja acionada o mais rápido possível.
Orquestração de TI com OpManager Plus
A orquestração não é nada mais do que juntar várias partes em uma só, formando um conjunto. Na TI, a orquestração está diretamente ligada à infraestrutura, juntando todas as tarefas, serviços, sistemas e produtos em uma única ferramenta que coordene tudo de forma fácil e automatizada.
O OpManager Plus da ManageEngine é a solução que aprimora suas operações de TI, com visibilidade abrangente de toda a sua infraestrutura em 4 camadas, ajudando os administrados a gerenciar e identificar falhas no ambiente.
Faça o teste gratuito agora mesmo baixando a solução ou agende uma demonstração personalizada!