2.200 ciberataques ocorrem diariamente, com uma média de 39 ataques por segundo. À medida que criamos novas estratégias para manter a nossa rede segura, os hackers sempre descobrem lacunas.
O último passo para proteger a sua rede não é implementar um programa de segurança cibernética. O sucesso a longo prazo depende da avaliação regular e da análise contínua do programa. Você pode melhorar toda a postura de segurança de sua organização conduzindo avaliações que te ajudarão a identificar pontos fracos e lacunas de segurança, avaliar a eficácia do programa na redução de riscos e tomar decisões acertadas.
As avaliações não apenas ajudam as empresas a ficarem à frente de novos perigos. Servem também para proteger informações privadas, garantir a conformidade legal e construir confiança para as partes interessadas.
Avalie a eficiência do seu programa de cibersegurança:
Gerenciamento de vulnerabilidades e patches
Esta métrica avalia a eficácia com que sua empresa identifica, prioriza e aplica patches e correções para vulnerabilidades conhecidas em seu ambiente de TI. Medir regularmente a implantação de patches e o gerenciamento de vulnerabilidades pode ajudar a identificar quaisquer atrasos ou deficiências que possam expor seus sistemas a riscos desnecessários. Vulnerabilidades de alto risco que permanecem sem correção por um longo período de tempo podem ser um grande perigo, pois são exploradas ativamente por invasores. O monitoramento dessa métrica garante que sua empresa mantenha uma postura proativa em relação ao gerenciamento de vulnerabilidades.
Conscientização sobre segurança dos funcionários
O erro humano continua a ser um fator importante nos incidentes de segurança cibernética. Avaliar a conscientização dos funcionários sobre segurança é crucial para avaliar a eficácia de seus programas de treinamento e conscientização.
Métricas como taxa de conclusão de treinamento de segurança, resultados de campanhas simuladas de phishing ou número de e-mails suspeitos relatados podem ajudar a medir o nível de conscientização sobre segurança em sua organização. Monitorar e analisar regularmente essas métricas permite identificar áreas onde treinamento e reforço adicionais são necessários para melhorar a cultura geral de segurança.
Tempo médio para detecção (MTTD)
O MTTD é uma medida de quanto tempo leva para sua empresa detectar um incidente ou violação de segurança. Um MTTD baixo sugere um sistema de detecção proativo e confiável, permitindo agir rapidamente para reduzir possíveis danos.
Você pode detectar padrões, medir o efeito das atualizações de segurança e detectar quaisquer atrasos na detecção de incidentes acompanhando esse indicador ao longo do tempo.
Tempo médio para responder (MTTR)
O MTTR mede o tempo que normalmente leva para conter e corrigir um incidente de segurança após ele ter sido identificado. Um MTTR mais baixo denota uma capacidade mais eficaz de resposta a incidentes.
Ao monitorar esse indicador, você pode avaliar o desempenho do seu plano de resposta a incidentes, detectar quaisquer ineficiências ou gargalos e melhorar seu fluxo de trabalho para acelerar o tempo de resposta.
Volume de alertas de gerenciamento de eventos e incidentes de segurança (SIEM)
As soluções SIEM coletam e analisam logs de segurança de diversas fontes de infraestrutura de TI. Eles então geram alertas de possíveis ataques. O monitoramento do volume de alarmes SIEM pode fornecer informações sobre a eficiência dos seus sistemas de monitoramento, bem como sobre a sua postura geral de segurança.
Um aumento na atividade de ameaças, uma configuração incorreta ou a necessidade de mais controles de segurança podem se manifestar num aumento acentuado nos alertas. Não menos importante, um baixo número de alertas ao longo do tempo pode indicar que perigos potenciais estão a ser ignorados. Isso requer análise e modificação.
No ambiente digital atual, avaliar a eficácia do seu programa de segurança cibernética é de extrema importância. As empresas devem permanecer vigilantes para proteger os seus dados, sistemas e reputação sensíveis à luz da complexidade e frequência das ameaças cibernéticas. As empresas podem encontrar falhas, vulnerabilidades e lacunas nos seus procedimentos de segurança através de avaliações de rotina. Com uma maior capacidade para resolver proativamente estes problemas e reforçar as suas defesas, são menos suscetíveis a ataques cibernéticos bem-sucedidos.
Avaliar a eficácia do programa de segurança cibernética ajuda as empresas a atender aos padrões do setor e às obrigações de conformidade. Ao facilitar a utilização de tecnologias de ponta, modernizar as regulamentações e incentivar a preparação para resposta a incidentes, esta avaliação também promove o desenvolvimento contínuo.
Em última análise, uma análise cuidadosa permite que as empresas fortaleçam a sua postura de segurança cibernética, protejam ativos vitais e mantenham a confiança dos consumidores, parceiros e funcionários.
Artigo original: Cinco métricas para evaluar la eficiencia de su programa de ciberseguridad