Top dicas é uma coluna onde destacamos o que é tendência no mundo da tecnologia e listamos maneiras de as explorar. Esta semana analisamos cinco maneiras pelas quais sua empresa pode minimizar o tempo de inatividade não planejado da rede.
O tempo de inatividade da rede é a ruína do provedor de serviços de TI. Isso atrapalha não apenas as operações internas, mas pode incomodar muito o seu cliente, que depende do acesso ininterrupto e do pleno funcionamento do seu produto ou serviço.
O tempo de inatividade não planejado da rede geralmente é o resultado de um erro ou mau funcionamento e leva a dores de cabeça desnecessárias, incluindo o desperdício de recursos preciosos e de tempo que poderia ser gasto em melhorias em seus serviços e operações. Nos últimos anos, o tempo de inatividade da rede tornou-se cada vez mais caro, com as organizações relatando que o custo do tempo de inatividade está em média entre US$ 301.000 e 400.000 por hora.
Infelizmente, como outros problemas que afetam as organizações de tecnologia, o tempo de inatividade é inevitável. Felizmente, existem maneiras de minimizá-lo. Aqui estão cinco maneiras de garantir que você evite o tempo de inatividade da rede.
1. Monitore constantemente sua infraestrutura
Para manter sua infraestrutura de rede em funcionamento, o monitoramento constante é fundamental e isso se aplica a todos os componentes da rede, tanto de hardware quanto de software. Dessa forma, as organizações ficam atentas às vulnerabilidades existentes e às possíveis áreas problemáticas, reduzindo enormemente as chances de serem surpreendidas por uma falha. Isso permite a garantia que a infraestrutura esteja sempre operando com eficiência ideal.
2. Faça testes frequentes
Também é necessário continuar realizando testes na infraestrutura para identificar áreas problemáticas e entender o desempenho da rede em diversos cenários. Os digital twins podem desempenhar um papel importante nos testes de infraestrutura, pois fornecem insights valiosos e detalhados sobre sua infraestrutura de rede sem a necessidade de testes no mundo real e as complicações que podem surgir deles.
3. Implemente uma estratégia robusta de manutenção preditiva
O monitoramento e os testes constantes em sua infraestrutura de rede ajudam a traçar uma imagem clara do desempenho atual e futuro. A coleta de dados em tempo real é um aspecto crucial do monitoramento da infraestrutura e forma uma base sólida para uma estratégia robusta de manutenção preditiva (PdM). O PdM usa dados históricos e em tempo real para prever quando um componente pode falhar e realiza manutenção proativamente para garantir que não interrompa as funções da rede. O objetivo final é minimizar o tempo de inatividade resultante de mau funcionamento do dispositivo.
4. Tenha um plano de recuperação em vigor
Infelizmente, o tempo de inatividade é inevitável quando você lida com qualquer tipo de tecnologia. Isso vai acontecer eventualmente, independentemente das medidas complexas e supostamente infalíveis que você implementar.
Quando isso acontecer, certifique-se de ter um processo eficaz de gerenciamento de falhas e um plano de recuperação de desastres em vigor. Esses procedimentos constituem uma abordagem reativa para lidar com o tempo de inatividade e podem significar a diferença entre identificar a causa raiz e se recuperar rapidamente ou enfrentar uma interrupção prolongada dos negócios e perdas potencialmente enormes.
5. Implemente sistemas redundantes
A redundância do sistema refere-se à criação de cópias de componentes críticos da infraestrutura. Esse conceito funciona como uma forma de balanceamento de carga onde você elimina um ponto central de falha em sua infraestrutura. Se um componente crítico falhar, a duplicata poderá assumir as operações, garantindo interrupção mínima e continuidade do serviço. Os sistemas redundantes funcionam como backups enquanto você chega à raiz do problema que afeta o dispositivo principal, permitindo que você execute o trabalho sem ter que colocar seus sistemas offline.
As engrenagens da tecnologia estão sempre girando. As infraestruturas de rede estão se tornando cada vez mais complexas, portanto, os profissionais de TI precisam ser proativos, aumentando e revisando constantemente as estratégias para lidar com as ameaças sempre presentes. Não é garantido que as dicas e os truques descritos acima funcionem o tempo todo. Mas elas são um bom ponto de partida em sua busca para minimizar o tempo de inatividade.
Artigo original: Top tips: Five ways you can reduce unplanned network downtime