Os administradores de TI enfrentam um desafio diário nas organizações atuais, que é definido pelo imediatismo e pelo crescimento dos ataques cibernéticos: ser capaz de identificar os riscos com antecedência, por meio de estratégias eficazes de segurança cibernética, para evitar uma crise na empresa.
Então, como implementar a caça eficaz de ameaças em tempo real e, ao mesmo tempo, superar esses e outros desafios de segurança de TI? Quais são os perigos on-line mais comuns aos quais você também precisa estar atento?
A função dos logs
Os administradores usam os logs de eventos do Windows, que são registros de alertas de segurança e de aplicativos gerenciados pelo sistema operacional, para identificar e prever possíveis ameaças, como malware, spyware, ataques internos, ataques forçados e escalonamento de privilégios.
Ao examinar os logs de segurança do Windows usando a Ferramenta de Administração e o Visualizador de Eventos, os administradores podem detectar esses riscos. Entretanto, compilar todos eles e realizar uma análise pode ser uma tarefa trabalhosa e demorada.
“Se você está buscando por uma ferramenta robusta e completa de segurança da informação e gerenciamento de eventos, conheça o Log360 da ManageEngine, visite a página no nosso site e saiba mais!”
Estratégias práticas de cibersegurança a serem implementadas
Como empresa, você não pode contar com a sorte para proteger seus dados. O efeito financeiro pode ser enorme, pode levar à perda de vendas, ao tempo de inatividade do sistema e ao roubo de dados do consumidor.
Além disso, as violações de dados prejudicam sua reputação, o que, às vezes, pode forçá-lo a sair do mercado. Então, como é possível reduzir o risco de cibersegurança para a sua empresa, considerando tudo o que está em jogo? Aqui estão algumas estratégias e táticas úteis de segurança cibernética que você deve usar.
Criptografe seus dados e crie cópias de segurança
Certifique-se de que todos os itens de dados confidenciais estejam criptografados. Os formatos normais de arquivos de texto facilitam o acesso dos criminosos aos seus dados.
E lembre-se que a criptografia de dados limita o acesso aos dados àqueles que têm a chave de criptografia. Além de garantir que mesmo que pessoas não autorizadas tenham acesso aos dados, elas não poderão lê-los. Algumas ferramentas de criptografia de dados até o alertam quando alguém tenta modificar ou falsificar os dados.
Você também deve fazer backup de seus dados vitais regularmente. Às vezes, a perda de dados pode ocorrer como resultado de violações de cibersegurança. Se isso acontecer e você não tiver um backup confiável e seguro, isso poderá levar a interrupções operacionais e perdas financeiras significativas para a sua empresa.
A regra 3-2-1 é uma das melhores técnicas para fazer backup de dados. Você deve salvar pelo menos três cópias de seus dados usando essa técnica. Duas delas devem ser mantidas em diferentes tipos de mídia e uma deve ser mantida no exterior.
Organize treinamentos regulares para os funcionários
E-mails de phishing enviados aos seus funcionários são um dos métodos típicos usados pelos hackers para obter acesso às suas informações. Às vezes, é difícil identificar e-mails de phishing porque eles parecem autênticos, mas na verdade incluem spyware perigoso na forma de links que permitem que os hackers acessem os dados do usuário, inclusive detalhes de login.
Por exemplo, um hacker pode enviar um e-mail se passando por um gerente da organização e solicitando informações pessoais. O funcionário pode acabar divulgando essas informações se não tiver recebido o treinamento necessário. Por isso, é necessário um treinamento de conscientização sobre cibersegurança.
Instrua sua equipe sobre os principais tipos de ataques à segurança e as defesas eficazes contra eles. Também vale a pena enfatizar a importância de verificar novamente os endereços de e-mail antes de responder e os links antes de clicar neles. A estratégia da empresa em relação ao compartilhamento de informações confidenciais, inclusive em redes sociais, também deve ser destacada.
Mantenha seus sistemas e softwares atualizados
Sua segurança cibernética e digital é significativamente afetada por atualizações de software e sistemas. Os hackers mal-intencionados criam códigos que usam para tirar proveito das vulnerabilidades. Na maioria das vezes, esse código é fornecido na forma de malware que pode danificar todo o seu sistema. Portanto, para gerenciar todas as atualizações automaticamente e manter suas informações seguras, use um sistema de gerenciamento de patches.
E para que você fique a par do número de patches lançados, recomendo que você confira os recursos do ManageEngine Endpoint Central. Nossa ferramenta automatizada fornece controle granular sobre todo o processo de gerenciamento de pacthes, confira clicando aqui.
Use senhas fortes
Não é preciso muito para que os hackers tenham acesso aos seus sistemas. Tudo o que eles precisam é de uma pequena abertura, e eles tirarão o máximo proveito dela. As senhas simples não são mais suficientes devido aos avanços na tecnologia de quebra de senhas.
Para impedir a invasão de hackers em sua empresa, você deve implementar técnicas de autenticação multifator (MFA) e usar senhas complicadas. Você deve proibir o compartilhamento de senhas entre os membros da equipe para que o restante dos computadores fique seguro, mesmo que um deles seja comprometido. Quando se trata de senhas, algumas das técnicas de mitigação de risco de segurança que você deve usar incluem:
-
Uso de senhas com pelo menos 8 caracteres.
-
Uso de caracteres alfanuméricos.
-
Não inclusão de informações pessoais.
-
Uso de senhas exclusivas e nunca antes usadas.
-
O ideal é não usar palavras escritas corretamente.
- Lembre-se de armazenar sua senha de forma segura em formato criptografado.
Avalie e monitore seus fornecedores
Você não pode negligenciar o gerenciamento de riscos de fornecedores, pois é provável que os fornecedores terceirizados desempenhem um papel importante na cibersegurança de sua organização. Em vez de confiar apenas na resposta a incidentes, isso o ajudará a reduzir os riscos de terceiros. Seu principal objetivo deve ser limitar os riscos:
-
Risco de cibersegurança: integre os fornecedores usando as estratégias certas e monitore-as durante todo o seu relacionamento.
-
Risco legal, regulatório e de conformidade: certifique-se de que o fornecedor não afetará sua conformidade com os regulamentos, acordos e legislação locais.
-
Risco operacional: se o fornecedor for uma parte essencial de sua organização, certifique-se de que ele não interromperá suas operações.
-
Risco estratégico: certifique-se de que o fornecedor não terá impacto sobre sua capacidade de atingir os objetivos organizacionais.
A segurança dos dados da sua organização é muito importante, portanto, certifique-se de gerenciar sua exposição a terceiros o mais rápido possível.
Reduza sua superfície de ataque
Suas superfícies de ataque são as aberturas ou pontos fracos que hackers podem usar para obter acesso a informações confidenciais. Elas podem ser dispositivos de IoT, software, sistemas de aplicativos on-line ou até mesmo funcionários que frequentemente são alvo de ataques de engenharia social, como phishing e whaling. Há três tipos principais de superfície de ataque:
Superfície de ataque físico: inclui os ativos organizacionais que um hacker pode obter se tiver acesso físico às suas instalações.
Superfície de ataque digital: esses são ativos acessíveis pela Internet e localizados fora de um firewall. As superfícies de ataque digital incluem ativos conhecidos, como os servidores/sistemas operacionais corporativos, ativos desconhecidos, como um site esquecido, e ativos mal-intencionados, como aplicativos que se fazem passar por sua empresa.
Superfície de ataque de engenharia social: essa é uma das superfícies de ataque mais críticas, mas que geralmente é ignorada. Nesse caso, os hackers exploram a psicologia humana e manipulam seus funcionários para que divulguem informações confidenciais.
Certifique-se de realizar uma análise da superfície de ataque para determinar seu cenário de ameaças, identificar todas as suas vulnerabilidades de segurança e reduzir os vetores de ataque.
Preste atenção especial à segurança física
A maioria das políticas corporativas de gerenciamento de riscos cibernéticos ignora completamente suas instalações físicas em favor do lado digital dos riscos cibernéticos.
Determine se sua infraestrutura essencial está protegida contra violações de segurança realizando uma avaliação de segurança. Você também deve avaliar sua estratégia de segurança de dados e determinar se ela tem um plano de descarte de dados.
Certifique-se de que os sistemas de alto valor sejam usados para proteger as áreas restritas que você possui. Além disso, você deve usar métodos de autenticação multifator (MFA), como biometria e cartões-chave.
Instale um killswitch
Um killswitch protege você contra ataques generalizados. Seu departamento de TI usa uma estratégia de proteção de segurança cibernética reativa, na qual todos os sistemas são desligados assim que algo suspeito é descoberto, até que os problemas sejam resolvidos.
Os criminosos cibernéticos geralmente não escondem seus rastros, especialmente quando não esperam ser pegos. Portanto, para garantir a integridade da sua infraestrutura de segurança cibernética, peça à sua equipe de segurança de TI para verificar todos os registros do servidor regularmente.
Além disso, você deve investir em tecnologias forenses de rede que examinem como as informações passam pela sua rede. O erro humano é a principal causa de ataques maliciosos de firewall e ransomware.
Alguns deles foram até mesmo provocados por sua equipe. Verifique cada novo funcionário para ter certeza de que ele não será um risco de segurança para a sua empresa. Além disso, você precisa tomar medidas para desencorajar a negligência dos funcionários, o que aumenta muito o perigo de um ataque cibernético.
Instale firewalls
Os hackers estão sempre desenvolvendo novas maneiras de acessar dados, e os perigos da segurança cibernética estão evoluindo. Como resultado, é necessário instalar firewalls em suas redes para protegê-las contra ameaças on-line.
Sua segurança será devidamente protegida por um sistema confiável, que também evitará que incidentes de segurança causem danos irreparáveis. Os firewalls também monitoram o tráfego da sua rede para detectar qualquer atividade incomum que possa comprometer a segurança dos seus dados. Além de proteger seus computadores contra malware sofisticado e garantir a confidencialidade dos dados.
Ao selecionar o firewall certo para sua empresa, tenha muito cuidado. Opte por uma solução que ofereça controle de segurança completo e visibilidade do tráfego da rede e das aplicações. Além de uma arquitetura de segurança simplificada, ela também deve ter capacidade de proteção e prevenção.
A ManageEngine pode te ajudar a obter insights e manter você informado sobre os logs de firewall através da ferramenta Firewall Analyzer, que gerencia e analisa configurações de logs, auxilia administradores a entender como a largura de banda está sendo usada na rede. Saiba mais clicando aqui.
Crie uma política de segurança cibernética segura
As regras que você implementou têm um impacto significativo na segurança cibernética da sua organização. Você tem regras para prevenir e identificar violações de dados? Com que frequência sua equipe de TI realiza testes ou avalia riscos?
Suas regras definem o tom de tudo. Analise suas políticas atuais e identifique as lacunas. Algumas das regras que você precisa seguir são:
-
Testes de segurança
-
Plano de resposta a incidentes
Certifique-se de que suas estratégias incluam uma linguagem clara que descreva as repercussões do mau gerenciamento de dados e as ações legais que serão tomadas contra os funcionários responsáveis por uma violação. Isso evitará ameaças internas.
ManageEngine ADAudit Plus: uma ferramenta para combater ameaças cibernéticas
O ManageEngine ADAudit Plus complementa suas estratégias de cibersegurança e ajuda a manter, proteger e garantir a conformidade do ecossistema do Windows Server, fornecendo visibilidade completa de todas as atividades.
Você também pode receber alertas de bloqueio, analisar o motivo e localizar a origem da falha de autenticação ou receber alertas instantâneos sobre quem está fazendo quais alterações, quando e de onde em seu ambiente do Windows Server.
Descubra como o ManageEngine ADAudit Plus pode ajudá-lo a garantir a segurança e a conformidade do seu ecossistema Windows Server, fornecendo visibilidade completa de todas as atividades, visitando nosso site.
Faça o download de uma avaliação de 30 dias do ADAudit Plus para testar os recursos e ver por si mesmo como eles podem beneficiar sua empresa! Ou, se quiser solicite uma demonstração dos recursos do ADAudit Plus, e um membro da nossa equipe de suporte técnico do ADAudit Plus o ajudará.
Artigo original: https://blogs.manageengine.com/fr/2022/11/24/les-meilleures-strategies-pour-limiter-les-incidents-de-cybersecurite.html
Traduzido por: Flávia Augusto