A voz sobre IP (VoIP) é uma tecnologia bastante antiga, que ganhou destaque na década de 90 como alternativa à hegemonia das operadoras de telefonia pública comutada (PSTN) no mercado. Embora o VoIP fosse uma alternativa ao telefone normal na época, ele logo levou à desenvolvimentos tecnológicos que mudaram o cenário de TI.

Em uma organização de TI moderna, as tecnologias baseadas em VoIP são indispensáveis. As comunicações internas da empresa acontecem por este meio, reuniões importantes são realizadas por videoconferências baseadas em VoIP, os funcionários compartilham suas telas, realizam webinars e trocam mensagens por tecnologias baseadas em VoIP. As plataformas modernas de comunicações unificadas (UCaaS) oferecem VoIP e serviços baseados em VoIP em seus pacotes de produtos.

O VoIP também é usado para comunicações externas, seja para representantes de vendas e suporte se conectarem com clientes ou entre usuários domésticos usando provedores de VoIP populares como o WhatsApp. É claro que seu uso ou tecnologias baseadas nele é amplamente difundido em ambientes domésticos e organizacionais. Agora que sabemos o quão importante é o VoIP, vamos ver o básico.

O que é VoIP?   

VoIP é simplesmente sinais de voz analógicos que viajam por redes baseadas em IP. A voz do usuário é convertida em pacotes IP que são então transportados através de redes baseadas em IP como a internet. Ao contrário das redes comutadas de circuitos tradicionais que usam linhas telefônicas fixas, o VoIP usa a rede para viajar. O caminho nem sempre é fixo e geralmente segue a rota mais curta entre a origem e o destino.

O VoIP tem várias vantagens sobre a telefonia tradicional. Geralmente é mais barato, mais flexível e pode integrar outros recursos, como chamadas de vídeo e compartilhamento de tela. Também tem algumas desvantagens, como qualidade de som reduzida, dependência da disponibilidade de energia e qualidade imprevisível. No entanto, o VoIP é um pilar na maioria das organizações e frequentemente realiza operações importantes.

Por que o monitoramento de VoIP é necessário?   

É bastante claro que algo como VoIP precisa de supervisão. Uma das maiores desvantagens do VoIP são as questões relativas à sua qualidade. Dependendo da velocidade da rede e da largura de banda disponível, sua qualidade pode cair, levando a distorções de voz e falhas nas chamadas. Recursos como chamada de voz, streaming de vídeo e chamada de vídeo podem oferecer muito pouco atraso. O monitoramento VoIP garante que quaisquer problemas com chamadas VoIP sejam detectados e alertados ao administrador para que o serviço possa ser melhorado.

Os provedores de serviços VoIP monitoram seus serviços para garantir que seus acordos de nível de serviço (SLAs) sejam cumpridos. Os SLAs detalham uma qualidade mínima de serviço (QoS) para o serviço VoIP. Essa qualidade é medida usando algumas métricas. O monitoramento de VoIP é executado para medir essas métricas.

As métricas de QoS para VoIP incluem jitter, Mean Opinion Score (MOS), tempo de ida e volta (RTT), latência e outros fatores de desempenho. Essas métricas geralmente medem diferentes aspectos da chamada. Por exemplo, latência e RTT referem-se ao atraso nos pacotes IP entre a origem e o destino. Da mesma forma, jitter e MOS são medidas da qualidade da chamada.

Os SLAs denotam o valor máximo que uma métrica pode ter durante um período de tempo. Por exemplo, o desempenho do jitter para um serviço VoIP tomado como média para um período de um mês não deve exceder um milissegundo. Se este termo for violado, o consumidor pode aproveitar o crédito compensatório do provedor.

Os termos do SLA estão se tornando mais rigorosos na TI moderna e, à medida que o fazem, também aumenta o custo de quebrá-los. Isso torna o monitoramento de VoIP vital para as organizações para garantir o desempenho ideal.

Monitoramento de VoIP ativo x passivo   

Existem duas maneiras de executar o monitoramento de VoIP. O monitoramento passivo de VoIP envolve o monitoramento direto do tráfego entre dois dispositivos para obter métricas em tempo real. Já o ativo envolve a criação de tráfego sintético entre uma origem e um destino para coletar métricas.

O monitoramento de VoIP ativo é realizado usando a tecnologia IPSLA da Cisco. Aqui, um roteador habilitado para IPSLA gera tráfego VoIP para um dispositivo de destino designado. O dispositivo de destino não precisa ser habilitado para VoIP, mas ter um destino habilitado para IPSLA garante um monitoramento mais aprofundado.

Ambos os meios de monitoramento têm suas vantagens. No entanto, o monitoramento de VoIP ativo usando IPSLA é mais proativo em comparação com o passivo. Portanto, é o preferido. As ferramentas de monitoramento de VoIP ativo usam o Cisco IPSLA para coletar métricas de QoS e alertar os administradores de TI quando essas métricas ultrapassam um limite predefinido.

Monitoramento VoIP com OpManager   

O ManageEngine OpManager é uma solução de monitoramento de rede que apresenta um kit de ferramentas de monitoramento Cisco IPSLA muito forte. Entre seus muitos recursos, o OpManager pode monitorar métricas de VoIP, gerar vários alertas de gravidade e criar gráficos e relatórios usando dados históricos para analisar o desempenho de VoIP e monitorar violações de SLA. Vamos ver como o OpManager monitora os links VoIP.

Descobrindo links VoIP: A primeira etapa no monitoramento VoIP é descobrir o link VoIP. Adicionar um link VoIP no OpManager é fácil. Você pode selecionar os roteadores existentes em seu inventário descoberto e inserir detalhes como porta de origem, interface de origem e endereço IP de destino. Com um link VoIP descoberto, o OpManager usa o Cisco IPSLA para monitorar o status do VoIP em intervalos predefinidos que podem ser configurados por você.

Screeshot de monitoramento de VoIP: Um screenshot de monitoramento de VoIP é um repositório de métricas coletadas dos links de VoIP apresentados em diferentes formatos. Na parte superior, as métricas de VoIP são detalhadas, como jitter origem-destino, jitter destino-fonte, RTT, perda de pacotes e latência. Esses valores são atualizados a cada votação para que você possa visualizar o status mais recente em seus links VoIP.

Você também pode visualizar os dados históricos de VoIP nos gráficos, tabelas e barras. Isso inclui disponibilidade de VoIP, histórico de MOS, jitter positivo e negativo, latência, disponibilidade de caminho de chamada, estatísticas de erro de pacote, RTT e perda de pacote. Gráficos de origem para destino e de destino para origem estão disponíveis para métricas relevantes. Analisando dados históricos, você pode visualizar quando as métricas de SLA foram violadas e correlacionar quedas no gráfico com outras informações coletadas pelo OpManager.

Como mencionado anteriormente, ser proativo é fundamental para o monitoramento de VoIP. Você pode definir alertas para métricas monitoradas para conseguir isso. Os limites superior e inferior são especificados para cada métrica monitorada e, quando o valor sai dessa região, o OpManager o alerta imediatamente. Você pode definir limites e visualizar os alertas na página de screenshots para facilitar o acesso. Além disso, você pode definir perfis de notificação para diferentes alertas a serem notificados por e-mail, SMS, Slack, webhooks, etc.

Relatórios de VoIP: O OpManager fornece um arsenal de relatórios que podem ser aproveitados para obter uma visão geral completa sobre tudo o que monitora, e o VoIP não é exceção. O OpManager possui relatórios extensos para cada uma das métricas monitoradas. Você pode exibir relatórios para diferentes links de origem-destino e para diferentes períodos de tempo. Também pode exportar todos os relatórios para o formato PDF ou Excel.

Os relatórios de VoIP no OpManager incluem relatórios de histórico de latência, RTT, jitter, perda de pacotes, erros de VoIP, MOS, principais N caminhos de chamadas por jitter, perda de pacotes, latência, etc. Você também pode criar relatórios personalizados para métricas específicas ou solicitar novos modelos em versões futuras.

Monitoramento de links WAN e vídeo: O OpManager também pode usar o Cisco IPSLA para monitorar links WAN e streaming de vídeo. Métricas como latência, perda de pacotes, tempo de resposta e jitter são medidas para isso. Relatórios WAN RTT também estão disponíveis com o OpManager.

Quando se trata de monitoramento de VoIP, o ManageEngine OpManager cobre todas as bases. Isso é complementado por seus recursos avançados de monitoramento de desempenho de rede. Você pode usar o OpManager para monitorar toda a sua infraestrutura de rede,  baixar o OpManager ou experimentar nosso teste gratuito de 30 dias para experimentar você mesmo.

Artigo original: Maximizing VoIP performance: Why VoIP monitoring is vital for IT organizations