Os emojis são agora a linguagem amplamente compreendida em nosso mundo digital. Esses pequenos ícones que adicionam cor e vida às nossas mensagens são projetados para aprimorar as interações online, permitindo que expressemos emoções e pensamentos de maneira fácil. Mas os hackers os veem como uma oportunidade de infectar dispositivos e explorar nossos dados pessoais.

Aqui estão algumas das maneiras pelas quais os hackers podem sequestrar seus dispositivos usando emojis:

1 – Emoji Spoofing

Os hackers podem induzir os usuários a clicar em um emoji que os redirecionará para sites maliciosos ou iniciará downloads indesejados. Essa técnica capitaliza a modesta popularidade dos nomes de domínio de emoji e a inclinação do usuário para clicar sem pensar duas vezes. Você pode ser vítima de um ataque de emoji spoofing se não questionar a confiabilidade ou autenticidade de um site ou link.

Como evitar

Toda vez que você clicar em um domínio de emoji, independentemente do meio, verifique se o remetente é alguém que você conhece ou se a fonte é confiável. Um domínio de emoji é fácil de falsificar devido ao número de emojis visualmente semelhantes e opções de modificação de tom de pele, portanto, tome cuidado ao inserir um URL de emoji. Seja paciente ao avaliar links de qualquer tipo para evitar uma decisão precipitada e lamentável.

2. Engenharia social usando emojis

Os hackers descobriram como usar o apelo emocional dos emojis como uma ferramenta eficaz para a engenharia social. Ao utilizar emojis familiares em mensagens ou nas redes sociais, os cibercriminosos podem criar uma sensação de confiança e familiaridade, convencendo os usuários a compartilhar informações confidenciais ou clicar em links maliciosos.

Como evitar

Não confie em nada nem em ninguém na internet. Emojis chamativos ou click-bait podem tentá-lo, mas se uma oferta ou mensagem parecer boa demais para ser verdade, provavelmente é. O software nunca deve ser baixado ou instalado de uma fonte em que você não confie totalmente. Além disso, você nunca deve executar um programa fornecido a você em um e-mail de alguém que você não conhece e nunca abrir um anexo. Para pontos de brownie, certifique-se de que sua máquina tenha um programa antivírus Trojan instalado e ativado.

3. Emojis maliciosos

Os emojis podem ser usados para ocultar códigos ou links maliciosos. Os hackers podem gerar emojis aparentemente normais que, quando clicados ou interagidos, podem resultar em downloads de malware, ataques de phishing ou acesso não autorizado a informações pessoais, alterando a representação unicode ou empregando caracteres invisíveis. Os teclados emoji de terceiros são conhecidos há muito tempo por serem vetores de malware, como foi o caso deste popular aplicativo de teclado Android que surpreendeu os usuários com compras feitas por código oculto.

Como evitar

Examine cuidadosamente os teclados emoji e certifique-se de que eles vêm de um desenvolvedor confiável antes de instalar. Use um software antivírus e certifique-se de que seu navegador esteja atualizado, o que será uma linha de defesa crítica se você encontrar aplicativos ou sites inseguros com emojis maliciosos.

4. Kits de exploração baseados em emojis

Os kits de exploração são ferramentas usadas por hackers para identificar vulnerabilidades em software e lançar ataques. Pesquisadores desenvolveram kits de exploração que usam emojis como gatilhos para explorar vulnerabilidades em aplicativos de mensagens ou sistemas operacionais populares. Embora seja apenas uma prova de conceito, um kit de exploração baseado em emoji mostra o que é possível no domínio do hacking moderno.

Como evitar

Atualize seus navegadores e plug-ins com as correções mais recentes e utilize as tecnologias de prevenção de exploração do navegador para se proteger contra novas vulnerabilidades e impedir que o malware tente entrar no sistema por meio do navegador. Um filtro da Web pode ser usado para bloquear sites que hospedam kits de exploração e obstruem downloads de malware.

Conclusão 

O uso de emojis como uma ferramenta para infectar dispositivos destaca as táticas em constante evolução empregadas pelos hackers em sua busca por acesso não autorizado e roubo de dados. Esse método de comunicação ostensivamente inocente pode ser usado para ocultar códigos perigosos e enganar usuários desavisados, e é crucial que as pessoas e as organizações permaneçam alertas e informadas sobre os perigos que podem se esconder por trás desses ícones simples.

Você pode diminuir o dano potencial das armadilhas digitais mantendo a consciência dos perigos associados aos emojis e implementando as melhores práticas de segurança online, como manter o software atualizado e ter cuidado ao lidar com mensagens ou links desconhecidos. Quando se trata de ficar protegido contra hackers, o aprendizado contínuo e um comportamento consciente na Internet podem fazer toda a diferença.

Artigo original: Top Tips: How hackers use emojis to infect your devices