Peças de madeira com símbolos e um dedo tocando a de cima.

O fluxo de funcionários, atualizações de ativos e aplicações, entre outros muitos fatores, podem deixar a infraestrutura da empresa vulnerável. A auditoria de TI foca neste sentido, inspecionando, revisando e avaliando todo o sistema dentro da organização, desde dispositivos até ações dos usuários.

Ela é importante para ter um controle dentro da organização e, principalmente, para mantê-la segura. Além disso, a auditoria é um processo que precisa ser realizado de forma contínua justamente para garantir que a empresa aproveite seus benefícios ao máximo, mantendo o sistema em segurança e em conformidade.

É importante lembrar que quanto maior a empresa, mais complexa é sua auditoria. Por isso, o sistema tradicional, em que a auditoria é feita esporadicamente, tem caído cada vez mais em desuso, pois quando é feita dá muito mais trabalho, o que pode fazer com que dados importantes passem despercebidos.

Se você quer saber como fazer uma auditoria de TI e seus benefícios, leia este artigo.

Agora, vamos discutir como implantá-la com eficiência e entender o porque é necessário que ela seja contínua.

O que é uma auditoria contínua e por que ela é importante? 

A auditoria contínua é um processo que está ganhando cada vez mais espaço dentro das organizações. Diferentemente da auditoria tradicional que é feita manualmente, e em alguns casos, duas vezes ao ano, a auditoria contínua é um processo em que a fiscalização é feita mais vezes, com espaçamento menores.

Por ser mais frequente, ela é constante e automatizada, verificando e mitigando erros, usando tecnologias que tornam o processo mais rápido e com informações em tempo real.

Cada organização define o melhor intervalo para que a auditoria seja feita, podendo variar de acordo com o setor, sendo que aquelas com maior fluxo de dados e informações precisam de um intervalo menor entre as auditorias.

Empresas têm percebido que este novo modo de se fazer auditoria traz diversos benefícios e por isso este recurso está sendo cada vez mais usado.

Conheça 3 benefícios de fazer uma auditoria de TI contínua   

Mais segurança   

Nenhum sistema é infalível. Vulnerabilidades e bugs podem aparecer sem esperar. Com auditorias tradicionais, que demoram muito para serem refeitas, qualquer brecha pode ser uma oportunidade para cibercriminosos.

No momento em que ela é feita novamente, o ataque já aconteceu e é muito tarde. Por isso, com o intervalo menor entre as auditorias, quebras de segurança podem ser descobertas e resolvidas mais cedo.

Maior produtividade   

Com a auditoria de TI contínua, o volume de trabalho diminui drasticamente porque ele não se acumula. Quando a auditoria é feita poucas vezes, muito mais coisas precisam ser analisadas e reparadas e relatórios mais extensos são gerados.

Assim, demora-se muito mais tempo para analisar todos os dados e verificar o que precisa ser modificado com urgência.

Com a auditoria contínua, o processo está sempre em andamento. Portanto, há mais produtividade em menos tempo, além da certificação de que a infraestrutura está sempre protegida.

Fique dentro da conformidade   

Estar dentro da conformidade é de extrema importância para as empresas que lidam com muitos dados sensíveis. Desde a LGPD, também se tornou mais rigoroso o modo como organizações lidam com dados e como os proteger de forma eficiente.

Se a companhia não possui uma auditoria constante e algum invasor consegue um meio de adentrar em sua infraestrutura, chegando até dados sensíveis, não é somente sua reputação que fica em jogo, mas as multas que podem ser aplicadas e todo o prejuízo financeiro que pode ser gerado indiretamente.

Como as ferramentas de auditoria de TI ajudam a otimizar o seu trabalho 

Agora que entendemos a importância da auditoria de TI contínua e seus benefícios, vamos entender como ferramentas de auditoria podem te auxiliar.

Como a frequência de auditorias contínuas é maior, é necessário que se automatize o processo para ganhar tempo. Fazer auditorias de forma manual pode levar muito tempo e até gerar falhas, quando um dado não é visto ou acontece um pequeno erro.

Ferramentas de auditoria de TI são softwares para processar, simular, analisar dados, gerar estatísticas e relatórios da forma que o auditor necessita: automatizada e rápida.

Para se ter uma auditoria contínua de qualidade, é necessário ter relatórios e dados de forma organizada e estruturada. Ter ferramentas que auxiliem na auditoria, automatizando o seu processo, é uma forma de facilitar a implantação da auditoria contínua na TI.

Soluções para auditoria de TI possibilitam que se receba não somente relatórios informativos necessários, mas ter um controle sobre toda a infraestrutura, como rede, endpoints, logs, além de controle de incidentes e eventos de segurança.

O uso de ferramentas também possibilita que se programe o intervalo que relatórios precisam ser gerados, quais informações devem ser olhadas, gerar comparações, entre outros. Ou seja, o trabalho se torna muito mais rápido, automatizado e organizado.

Além de economizar tempo, tornando o processo muito mais rápido, tira uma sobrecarga do setor de TI e economiza dinheiro, já que aumenta a eficiência da empresa.

O Log360 da ManageEngine é uma solução SIEM  abrangente que atende todos os requisitos de conformidade, além de auditar o active directory em tempo real e fazer detecção de ameaças.

Como fazer uma auditoria de TI contínua 

Para automatizar e organizar o processo, é fundamental o uso de ferramentas para auditoria de TI. Apesar de as ferramentas de auditoria serem uma peça chave para que a auditoria seja feita de forma eficiente e otimizada, há outros pontos que podem ser abordados.

Tenha uma equipe de auditoria de TI   

Ter uma equipe que seja focada somente neste processo é muito importante. Para não sobrecarregar o time de TI de sua empresa, ter uma sessão separada ajuda a manter o processo sempre atualizado.

Uma equipe treinada para fazer a auditoria de TI saberá como automatizar o processo e a  sua importância, além de que não irá perder prazos, garantindo que a empresa esteja sempre segura e dentro dos requisitos de conformidade.

Outro fator que auxilia em se ter uma equipe de auditoria é a produtividade. O time técnico e de suporte não terá que parar seus trabalhos para se focar neste setor, conseguindo focar em suas áreas e entregar uma experiência melhor ao usuário.

Tenha um calendário   

O bom planejamento é a chave para uma ótima auditoria. A equipe encarregada pode fazer um calendário para maior controle e assim nenhuma etapa do processo será perdida.

A primeira coisa que se deve fazer é planejar de quanto em quanto tempo uma nova auditoria precisa ser feita. Para determinar este tempo, algumas questões devem ser levantadas:

Qual a frequência que novos dados são recebidos? Se este fator for constante, significa que uma brecha pode prejudicar muito a empresa. Grandes volumes de dados devem ser frequentemente monitorados para que não se percam. Também é necessário que haja uma proteção mais forte para que não exista nenhuma possibilidade de perda ou invasão.

Há grande rotatividade de funcionários? Se sim, isso quer dizer que novos dispositivos entram frequentemente dentro da organização, assim como vários saem. Neste caso, é preciso revogar acessos e dar novas permissões. Se os dispositivos são da empresa e não dos funcionários, ainda é necessário que os ativos sejam resetados e configurados para novo uso.

O que é prioridade? Determine o que precisa ser monitorado e verificado com mais frequência, assim como o que possui mais urgência. Dentro destas prioridades, será possível determinar uma agenda com as frequências da auditoria.

Com estas dicas, é possível criar uma auditoria de TI personalizada para a empresa de acordo com suas necessidades. Um dos recursos de se usar ferramentas de auditoria de TI é poder criar os intervalos de forma automatizada dentro da solução. Assim, ela sempre estará programada para ter os relatórios e dados que a empresa precisa quando uma nova análise de auditoria acontecer.

Conclusão   

A auditoria contínua está tomando cada vez mais espaço dentro das empresas conforme mais benefícios são percebidos com esta nova forma.

A auditoria contínua de TI procura as causas e possíveis falhas e como as evitar. Neste sentido, os relatórios são de extrema importância para que ações de melhoria sejam sempre implantadas dentro da estrutura, garantindo uma auditoria de qualidade.

O uso de ferramentas de auditoria de TI torna este trabalho muito mais fácil para a empresa e diminui a margem de erro que acontece quando se faz uma auditoria de forma manual. Este é um investimento que tem se mostrado muito bom para as empresas, já que diminui custos, traz um retorno rápido e aperfeiçoa o trabalho dos auditores.