Ilustração de uma mulher sentada em frente à um notebook.

A área de TI está sempre em evolução. A participação das mulheres deu contribuições valiosas para o setor. Apesar da maioria dos cargos serem ocupados por homens, as mulheres estão se posicionando cada vez mais pelo valor que estão dispostas a proporcionar.

De acordo com um relatório da Technology by PageGroup e Hub Leaders, 20% dos cargos de TI na América Latina são ocupados por mulheres. Embora o número não seja muito alto, é um exemplo claro de que as mulheres estão entrando cada vez mais em uma indústria liderada pelo gênero masculino.

Como as mulheres trazem valor para a TI? 

Uma pesquisa da Leadership Circle, orientada por análises de 1,5 milhão de avaliadores, evidencia que as mulheres na liderança aparecem com mais eficiência, quando comparamos o mesmo desempenho com os seus colegas homens, em todas as faixas etárias e níveis de gerenciamento.

Mas, quais são as habilidades que as destacam? Tendo como base o estudo publicado pela Forbes, selecionamos algumas capacidades:

1) Incentivam o trabalho em equipe 

As mulheres sendo líderes não são apenas melhores em construir relacionamentos, mas também que os relacionamentos que elas constroem são mais autênticos.

2)  São significativamente mais criativas

No estudo, as mulheres se destacaram por suas habilidades criativas. Além disso, o artigo menciona que elas, muitas vezes, têm mais capacidade de mentoria e desenvolvimento de outras pessoas. Ao escutar novas ideias, elas conseguem pensar em mais formas de inovação.

3) Contribuem para um ambiente de trabalho melhor 

Muitas vezes, as mulheres desenvolvem o uso da inteligência emocional de forma eficaz, o que permite que elas se relacionem a partir da empatia e apreciação do outro. Isso ocorre porque tendem a se concentrar na pessoa e em suas necessidades, usando as habilidades de comunicação e contribuindo para a resolução de conflitos.

4) Aumentam a produtividade e a eficiência 

Em muitos casos, as mulheres têm a capacidade de realizar várias tarefas com grande versatilidade. Essa é a chamada habilidade “multitarefa”, que aumenta a produtividade e permite que você atinja metas de forma mais eficaz.

5) Otimizam processos  

A atenção aos detalhes que as mulheres possuem permite que elas tenham um pensamento crítico. Isso é ideal para identificar oportunidades de melhoria e propor novas estratégias para otimizar processos e metodologias de trabalho.

De acordo com Cindy Adams, presidente da Leadership Circle, mesmo com todos os benefícios que as mulheres oferecem para a liderança, eficiência e competência criativa nas empresas, muitas organizações ainda não apoiam efetivamente essa ideia.

Como as empresas devem incentivar essas habilidades? 

De acordo com o relatório da Technology by PageGroup e Hub, 56% das empresas ainda não têm políticas de equidade de gênero. Isso representa uma das principais barreiras para o desenvolvimento das mulheres na área de TI.

O ideal seria que o objetivo das empresas não fosse apenas focar na atração de pessoas. Também é importante que as elas implementem programas que  incentivem o progresso e o desenvolvimento do talento feminino, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para elevar suas habilidades ao máximo.

A criação dessas políticas é fundamental para a promoção de mulheres a posições mais altas, o que permite que elas fortaleçam suas habilidades de liderança e cresçam dentro das empresas.

Na ManageEngine, reconhecemos o impacto positivo causado pela cultura inclusiva de gênero. Temos mulheres liderando iniciativas de engenharia para muitos produtos de gerenciamento de TI. Temos orgulho ao dizer que as mulheres estão se tornando mais visíveis e não estão mais apenas nos bastidores quando se trata de tecnologia.

Artigo traduzido e adaptado do nosso site da LATAM

Texto: Evellyn Silva Amorim