O Oracle Database é conhecido por sua confiabilidade, escalabilidade e desempenho excepcional. Um catálogo de recursos favorável para a empresa o torna uma ferramenta de acesso para aquelas que precisam de dados para estar disponíveis em suas diferentes infraestruturas de TI.

Empresas de grande escala que dependem de grandes sistemas de banco de dados como o Oracle, precisam ter certeza de que as transações de dados não tenham problemas e que a demanda seja atendida com os recursos disponíveis. E para uma experiência perfeita do usuário final, as métricas de monitoramento da Oracle, assim como a utilização de recursos e eficiência, devem ser rastreadas em tempo real.

O monitoramento em uma escala tão complexa sem deixar pontos cegos é uma tarefa demorada para os administradores de TI, especialmente quando existem numerosas ferramentas de monitoramento nativas para cada elemento da infraestrutura. Uma ferramenta com características inerentes que monitoram a ampla gama de tecnologias empregadas em seu sistema, pode ser uma verdadeira ajuda quando se trata de manter sua infraestrutura no caminho certo.

Você pode ter “A” ferramenta com você, e uma lista ordenada de métricas de desempenho do Oracle para monitorar. Mas do que adianta ter a ferramenta sem a técnica necessária? Aqui está uma mão para ajudá-lo a combater os desafios enquanto executa o monitoramento.

Mantenha o controle das métricas críticas de desempenho do Oracle Database

O Oracle Database tem muitos KPIs únicos que precisam ser monitorados para garantir um ótimo desempenho. As métricas relacionadas ao consumo de recursos, tais como tablespaces, E/S de disco, sessões e desempenho de consultas, exigem vigilância constante para eliminar o escopo de gargalos e tempos de inatividade não programados. É uma tarefa difícil mante-los e monitorar tudo de uma só vez, mas o Applications Manager da ManageEngine consegue te ajudar.

O Applications Manager auto rastreia o crescimento dos tablespaces para garantir uma alocação adequada das tabelas. Ele acompanha as sessões Oracle regularmente, além de fornecer uma visão de 360 graus dos trabalhos e dados relativos à carga do servidor, tempo de espera e usuários da sessão. Com a ajuda do painel de monitoramento, o estado da última execução, duração, contagem de execução e de falhas podem ser registrados por sondagem, levantando as telas nos KPIs para Oracle Scheduled Jobs. A exibição lúcida e priorizada ajuda a cumprir com a monitoração com facilidade.

O Applications Manager também permite rastrear estatísticas PGA e SGA, permitindo que você tenha uma visão completa dos detalhes da memória do Oracle Database. Ao manter a atenção em métricas chave como bytes e blocos alocados, usados e espaço livre, leitura/escrita de dados, métricas de arquivos de dados e muito mais, nenhum canto nos tablespaces Oracle é deixado sem supervisão. Isto deixa o monitoramento muito mais fácil, proporcionando aos administradores visibilidade para os cantos mais díficies da infraestrutura.

Fique de olho nas consultas

A maioria dos administradores de TI ficam intrigados com a pergunta: O que está realmente errado, a pergunta ou o código? Apontar as consultas de mau desempenho e consertá-las antes que um usuário final enfrente qualquer inconveniente ajuda a eliminar o risco de alta latência e melhora o desempenho geral.

Quando as consultas de aplicações correm lentamente, às vezes pode ser um problema com a forma como eles realmente executam e recuperam os dados do disco no banco de dados. Portanto, além do monitoramento, as equipes DevOps precisam de visibilidade sobre o que está retardando suas consultas e o desempenho da aplicação.

As profundas capacidades de APM do Applications Manager fornecem rastreamento automático, de ponta a ponta, até instruções SQL individuais, juntamente com as métricas do servidor do Oracle Database. Isto oferece um quadro completo do desempenho da aplicação e uma visão da causa raiz da lentidão das consultas SQL. Isto permite que as equipes DevOps colaborem melhor com os administradores do banco de dados para reduzir consultas errôneas e garantir o desempenho ideal das aplicações críticas para os negócios.

Investigue a causa raiz

Apontar a causa raiz dos problemas e resolvê-los o mais rápido possível torna seu sistema Oracle mais eficiente a longo prazo. Caso contrário, os problemas continuarão incomodando seus administradores e consumirão mais tempo e recursos. Se o sistema estiver lento e o MTTR estiver elevado, é fundamental saber qual elemento é o culpado.

O Applications Manager ajuda a identificar a causa raiz dos problemas e automatiza os alertas de acordo com os limites pré-atribuídos. Com métricas interdependentes, os limiares pré-atribuídos precisam de atualizações regulares, o que pode ser feito facilmente com os limiares adaptáveis do Applications Manager. Que os avalia em tempo real com relação a métricas interdependentes e ambientes em mudança, e também estabelecem níveis de alerta de acordo.

A configuração do perfil de anomalias ajuda a identifica-las nas tendências de desempenho, como desvios dos valores de base, e permite que os administradores de TI resolvam problemas antes que algo venha a ocorrer.

Analise tendências e planeje atualizações

O monitoramento não significa simplesmente localizar e resolver problemas, mas também extrair dados úteis de tendências passadas para prever o futuro.

Os relatórios precisos do Applications Manager para cada pesquisa, tanto em formato gráfico como tabular, facilitam o planejamento para você. A análise preditiva nos relatórios de previsão ajuda a tomar decisões bem informadas sobre atualizações de recursos e orçamentos.

Se você está procurando uma ferramenta de monitoramento do Oracle Database, o Applications Manager é ideal para você. Ele lhe proporciona visibilidade de ponta a ponta sobre o desempenho de seu banco de dados. Além do monitoramento Oracle, ele também suporta mais de 150 tecnologias, tanto no local como na nuvem. Baixe um teste gratuito de 30 dias para saber tudo o que temos a oferecer. Ou, agende uma demonstração com um de nossos especialistas para entender como o Applications Manager pode atender às suas necessidades de negócios.