A segunda década do século 21 testemunhou um paradigma inesperado dentro da esfera educacional. Com o início da pandemia, as ideias convencionais das instituições educacionais deram lugar à uma abordagem mais moderna. Participar de aulas e ouvir as leituras dos professores por Zoom ou através do Microsoft Teams tornou-se a nova regra. 

Com o constante crescimento das pegadas digitais no setor de educação, a pergunta que vem à mente é: o quão importante é a cibersegurança para escolas e faculdades. Leia o artigo até o final e saiba como proteger instituições de ensino de ataques cibernéticos.

Ladrão de dados cibernéticos tenta invadir base de dados.

Ameaças em mãos: estatísticas de ataques cibernéticos

De acordo com relatórios do cenário atual de ameaças:

  • O setor de educação foi o mais visado para violação de dados, com aproximadamente 13% de todas as violações registradas em 2020.

  • A área de educação foi a terceira indústria com mais ataques DDoS em 2021 sendo o mais visado pelo volume desses ataques.

  • A presença gritante deste setor tão alto nas fileiras desses relatórios é uma questão de máxima preocupação, ambos nos termos de privacidade dos dados e cibersegurança. Seguindo essas violações, estudantes e educadores encararam uma série de aulas canceladas e faltas de acesso a plataformas de ensino.

Do ponto de vista da vítima 

Enquanto as consequências dos ciberataques e violações de dados parecem momentâneos, isso é apenas o topo do iceberg. Uma espiada por baixo da superfície expõe as reais ameaças, que incluem:

  •  Perda financeira 

Nos Estados Unidos, por exemplo, escolas enfrentaram mais de 1.800 violações de dados desde 2005 com cerca de 28 milhões de registros sendo vazados. Essas violações são frequentemente o resultado do não compliance com regulações como FERPA, HEOA, PPRA, e o LGPD, que resulta em multas pesadas.

  •   Reputação danificada

Ciberataques e violações de dados representam uma grave ameaça à reputação de todas as instituições. A exposição de dados sensíveis prejudica o prestígio e a proeminência dessas instituições. Além disso, explicar a extensão e a gravidade da violação aos alunos, responsáveis e outros afetados complica ainda mais as coisas.

  •  Obstrução operacional 

Embora as instituições sofram imensamente com esses ataques, os alunos também enfrentam as consequências. Houve vários casos de aulas canceladas, sendo uma delas as Escolas Públicas de Albuquerque, por exemplo, onde as aulas de 75.000 alunos foram canceladas após um ataque cibernético.

Todas as ameaças mencionadas acima enfatizam o quão crucial é a segurança de dados para as instituições educacionais, especialmente quando o setor está se tornando um dos alvos favoritos de cibercriminosos.

Protegendo sua pegada digital: uma maneira unificada 

Agora que a extensão dos danos causados por violações de dados e ataques cibernéticos em instituições educacionais foi estabelecida, a questão é: como eles podem ser protegidos?

O relatório de serviços educacionais da Verizon afirma que o ransomware é responsável por aproximadamente 80% das infecções por malware no setor educacional.

Embora o modus operandi das ameaças possa variar, a correção rápida de vulnerabilidades é uma das maneiras mais eficazes de impedir o ransomware. Ele reduz drasticamente a superfície de ataque (ou seja, software ou aplicativos vulneráveis), diminuindo assim a recorrência desses ataques.

Maximizar a eficácia da aplicação de patches, identificar vulnerabilidades críticas e diminui-las rapidamente são abordagens de excelência. O painel centralizado do Patch Manager Plus apresenta uma visão unificada de todos os computadores da rede, o que facilita o acompanhamento das diversas atualizações de sistemas operacionais e de terceiros necessárias de tempos em tempos.

O Patch Manager Plus está disponível on-premise e na versão cloud, tornando-o uma solução ideal para instituições de tamanhos e requisitos variados que buscam proteger sua pegada digital e manter as violações de dados sob controle.

Experimente agora a versão gratuita com todos os recursos do Patch Manager Plus por 30 dias!