Os funcionários no mundo pós-bloqueio se despediram dos ambientes de trabalho tradicionais. O trabalho remoto e híbrido é o novo normal, com os funcionários esperando acesso total aos seus recursos de trabalho, mesmo quando trabalham remotamente. Eles também podem usar vários dispositivos, até mesmo pessoais, para acessar dados corporativos.

Ambientes de trabalho modernos — um desafio de TI

Com tantos fatores a serem considerados, é um desafio de TI garantir que os dados organizacionais sejam protegidos ao fornecer aos usuários acesso aos recursos de que precisam. A vulnerabilidade de usuários remotos a ataques cibernéticos exige medidas de segurança rígidas, como MFA. No entanto, embora políticas rígidas de MFA ajudem a proteger logins remotos, elas podem ser um aborrecimento desnecessário para usuários locais.

A abordagem mais eficaz para esse problema é aplicar regras de acesso condicional em toda a organização.

O que é acesso condicional?

O acesso condicional é a aplicação de regras de acesso à rede baseadas em contexto que aumentam ou diminuem as verificações de segurança rigorosas, dependendo se a conexão de entrada atende a determinadas condições, como:

  • Endereço IP: as verificações de MFA são aplicadas para dispositivos desconhecidos sempre que eles tentam acessar vários recursos organizacionais, enquanto os dispositivos corporativos (conhecidos) na rede organizacional podem ser configurados para ter verificações de MFA somente durante o logon do dispositivo.

  • Dispositivo: O acesso aos recursos corporativos é restrito com base no tipo de dispositivo e plataforma do cliente, garantindo visibilidade apenas dos recursos compatíveis e autorizados. Por exemplo, recursos críticos podem ser disponibilizados apenas a partir de determinados dispositivos corporativos.

  • Horário comercial: a segurança é aprimorada ao restringir o acesso à rede ao horário de trabalho do usuário. O acesso à rede é fornecido com base em horário comercial e não comercial.

  • Geolocalização: As geolocalizações dos usuários são usadas para determinar os recursos corporativos aos quais eles têm acesso. Isso melhora a segurança limitando a acessibilidade dos usuários a partes da rede que são geograficamente irrelevantes para eles.

As decisões automatizadas de acesso condicional reduzem a necessidade de medidas de segurança em situações sem risco, garantindo uma experiência de usuário aprimorada. No entanto, se as configurações de segurança para proteger os recursos não forem configuradas corretamente, podem surgir os seguintes problemas:

  • Verificações repetidas de MFA em um ambiente sem risco causam uma experiência de funcionário reduzida.

  • As centrais de suporte de TI recebem uma enxurrada de tíckets de suporte devido a recursos inacessíveis.

  • Avisos de segurança quando dispositivos desconhecidos acessam a rede desencadeiam uma avalanche de e-mails.
  • Configurações de segurança mal configuradas deixam a rede vulnerável a invasores. Na verdade, esta é uma das principais razões para o aumento dos custos das violações de dados em todo o mundo e teve uma classificação elevada nos dois últimos relatórios OWASP Top 10.

Melhorando a experiência do funcionário com o ADSelfService Plus

O ADSelfService Plus simplifica as tarefas do administrador de TI, garantindo que os recursos organizacionais sejam protegidos com MFA. Regras baseadas em contexto podem ser usadas para autenticar funcionários no ponto de acesso com uma interface amigável e intuitiva.

Usando o recurso de acesso condicional do ADSelfService Plus, os administradores podem:

  • Controlar o acesso a recursos corporativos sem intervenção de TI em tempo real.

  • Aumentar a postura de segurança da organização sem diminuir a experiência do funcionário.

Para os usuários finais, o ADSelfService Plus tem a capacidade de redefinir suas senhas ou desbloquear suas contas por conta própria, sem a ajuda do help desk de TI.

Simplificar sua infraestrutura para manter uma experiência de funcionário mais consistente e tranquila não exige muito. Experimente uma demonstração para ver por si mesmo como seria a vida com funcionários capacitados e uma equipe de TI mais feliz.

Se você deseja uma experiência prática com o ADSelfService Plus, uma demonstração totalmente funcional está disponível aqui. Como alternativa, você pode iniciar uma avaliação gratuita de 30 dias.