O monitoramento da infraestrutura de rede é uma parte crucial dos negócios de TI modernos. Você precisa de uma rede que funcione perfeitamente para fornecer serviços e produtos aos usuários finais. À medida que o tamanho e a complexidade de uma rede crescem, o mesmo acontece com os riscos. Qualquer problema em uma rede grande o suficiente causará várias repercussões, e os administradores de rede travam uma batalha difícil tentando solucioná-los. Com o tipo certo de ferramenta de monitoramento, você pode garantir uma melhor experiência tanto para os usuários quanto para os administradores.
Coisas que você deve considerar
Vários fatores devem ser levados em consideração ao escolher uma ferramenta de monitoramento de infraestrutura de rede.
-
Qual o tamanho da sua rede?
-
De que é composta a infraestrutura?
-
Qual é o escopo do seu monitoramento?
Qual o tamanho da sua rede?
As redes podem variar de alguns dispositivos conectados uns aos outros a centenas e milhares de servidores espalhados por vários prédios. O tamanho da rede determina a escala do trabalho de monitoramento. Em uma rede grande, tudo é mais difícil: alocação de endereços IP, concessão de acesso a funcionários, conformidade e acordos de nível de serviço e assim por diante. Uma ferramenta de monitoramento abrangente pode lidar com tais funcionalidades em qualquer tamanho de rede.
De que é composta a infraestrutura?
A infraestrutura de rede tem diferentes tipos de componentes. O tipo de monitoramento e as ferramentas necessárias dependem principalmente da composição da infraestrutura. Em uma rede típica, você tem:
Infraestrutura física: sua infraestrutura física inclui todos os dispositivos físicos e componentes de rede. Isso inclui desktops, servidores, roteadores, cabos Ethernet e assim por diante. Esses componentes precisam ser monitorados quanto a seus aspectos de desempenho, como utilização da CPU, memória e disponibilidade.
Infraestrutura virtual: A infraestrutura virtual inclui todos os componentes virtuais de sua infraestrutura. Os componentes virtuais são executados em um sistema operacional host e fazem parte da computação em nuvem e da arquitetura distribuída. Os dispositivos virtuais incluem servidores virtuais, roteadores virtuais e switches de banco de dados.
Infraestrutura de aplicações: esses são seus conjuntos de aplicações que são essenciais para a experiência do usuário. Você deve monitorar aspectos críticos como tempo de resposta, disponibilidade e alguns processos e serviços críticos.
Qual é o escopo do seu monitoramento?
Essa é uma pergunta particularmente importante que você deve se fazer ao escolher uma ferramenta de monitoramento de infraestrutura de rede. Se não planejar adequadamente antes de escolher e atribuir uma ferramenta de monitoramento, poderá acabar perdendo um valioso poder de processamento, pagando mais taxas de licenciamento e empregando mais técnicos. Ter a ferramenta certa pode economizar uma grande parte de sua receita.
A maioria das ferramentas de monitoramento de rede são feitas sob medida para determinados aspectos, portanto, para um monitoramento mais completo, você teria que usar várias ferramentas. Isso pode levar aos problemas mencionados acima, incompatibilidade entre plataformas e ter que correlacionar vários relatórios.
Existe uma solução conveniente: uma ferramenta holística de monitoramento de infraestrutura de rede. Ela é usada para a maioria das aplicações de monitoramento e inclui complementos e integrações, permitindo que você escolha o que deseja monitorar.
OpManager Plus, a solução completa para todos os problemas de monitoramento de infraestrutura de rede
O OpManager Plus é uma ferramenta holística de monitoramento de infraestrutura de redes que traz um conjunto de ferramentas em uma plataforma unificada e de fácil acesso. O OpManager Plus permite que você use uma única ferramenta para todas as suas preocupações de monitoramento, economizando tempo e dinheiro. Esse arsenal de ferramentas inclui:
Monitoramento de dispositivos físicos e virtuais: O OpManager Plus pode monitorar dispositivos usando várias métricas, como ping, perda de pacotes e tempo de resposta. Ele também monitora o desempenho da CPU, utilização de memória, espaço em disco, temperatura da CPU, desempenho da interface, arquivos, pastas, serviços, processos, URLs, logs e muito mais. Existem seções dedicadas para visualizar o host virtual e dispositivos convidados e monitorar seus aspectos de desempenho.
Monitoramento de desempenho de aplicações: acompanhe as aplicações críticas de negócios. execute funcionalidades como monitoramento de desempenho de aplicações, monitoramento de transações sintéticas, verificação de tempo de resposta, desempenho baseado em parâmetros como geografia, ISP, tipo de dispositivo e muito mais. Ele também possui descoberta automática dinâmica e mapas de dependência que mudam para o ambiente.
Tráfego de rede baseado em fluxo e monitoramento de banda: execute monitoramento avançado de tráfego e banda. Monitore padrões de tráfego, analise o uso da banda, rastreie anomalias de rede e execute modelagem de tráfego.
Configuração de rede e gerenciamento de alterações: o OpManager Plus equipa os usuários para configurar agendamento de backup, realizar gerenciamento de alterações em tempo real e auditoria de conformidade, abordar vulnerabilidades de firmware e utilizar outras funcionalidades de configuração.
Gerenciamento de firewall, servidor proxy e VPN: Lide com logs e definições de configuração. Analise o uso de regras de firewall e ajuste-as, faça gerenciamento de alterações, prevenção de intrusões, monitoramento de atividades do usuário, análise forense de rede e muito mais.
Endereço IP e gerenciamento de portas de switch: A alocação e gerenciamento de endereços IP e switches é uma parte importante do gerenciamento de infraestrutura de rede. O OpManager Plus oferece mais de 20 ferramentas que ajudam você a alocar e acompanhar endereços IP, detectar dispositivos invasores, monitorar o uso da banda e muito mais. Ele também possui mapeamento de porta de switch, que fornece uma ideia concisa sobre a disponibilidade e o status de seus switches.
Benefícios de usar o OpManager Plus
Processo de descoberta avançado e mecanismo de regras de descoberta: o OpManager Plus pode descobrir milhares de dispositivos em questão de minutos. O mecanismo de regras de descoberta permite automatizar ainda mais os processos de descoberta. Você pode configurar regras para adicionar monitores a determinados dispositivos descobertos ou adicionar os dispositivos a uma exibição de negócios.
Relatórios detalhados e perfis de notificação: O OpManager Plus possui uma série de relatórios predefinidos que podem ser aplicados à sua infraestrutura de rede com facilidade. Os perfis de notificação podem ser configurados para enviar determinados alarmes para seus servidores de SMS e e-mail. Você também pode definir regras de escalonamento de alarmes para ser notificado de alarmes não confirmados e ignorados.
Integrações com ISTM e API REST: O OpManager Plus pode ser integrado a ferramentas populares de gerenciamento de serviços de TI, como Service Desk Plus, ServiceNow e Jira Service Management. O OpManager Plus também suporta REST API que permite enviar dados de monitoramento para qualquer outra ferramenta que também suporte REST API.
Melhor visualização da rede: o OpManager Plus ajuda você a visualizar e possuir uma compreensão mais profunda de sua infraestrutura de rede com seus mapas, visualizações de negócios, visualizações de rack, visualizações de piso 3D e mapas Layer2.
Escalabilidade: O OpManager Plus está disponível em diferentes versões com base no tamanho da sua rede e no número de dispositivos. A versão empresarial do OpManager pode suportar até 10.000 dispositivos e 50.000 interfaces.
O OpManager Plus suporta mais de 10.000 tipos de dispositivos, 450 fornecedores e 150 aplicações. Seus poderosos complementos e integrações permitem que você monitore todos os aspectos de sua infraestrutura de rede. Com seus recursos e ferramentas avançados, o OpManager Plus simplifica muito uma das tarefas mais difíceis nos negócios de TI modernos. Baixe agora para ficar de olho em sua preciosa infraestrutura de rede.