“Por favor, digite a senha de uso único (OTP) que foi enviada para o seu número de celular registrado.” A próxima vez que você vir uma declaração como essa, lembre-se de que há uma razão definida por trás dela.
Os administradores de TI utilizam uma variedade de métodos de segurança, incluindo soluções de hardware e software, para proteger os dados da rede contra acesso não autorizado e outras ameaças. Esses mecanismos são uma medida preventiva que garante a segurança da rede. Exemplos de métodos de segurança incluem OTPs, tokens, biometria, reconhecimento de voz e facial, números de identificação pessoal, bem como cartões de débito e crédito que verificam a identidade do usuário.
Comunicação confidencial
No mundo contemporâneo, onde o vazamento de dados é comum, é crucial que indivíduos e organizações tenham extrema cautela para proteger informações confidenciais de cibercriminosos.
Os algoritmos de criptografia e descriptografia são os principais componentes da criptografia. Esses métodos ajudam a evitar a divulgação de informações confidenciais e acesso não autorizado. O segredo para decifrar dados codificados é mantido pelo remetente e pelo destinatário, tornando-o o método mais eficaz para ocultar a comunicação.
A aplicação de mensagens mais utilizado, o WhatsApp, foi pioneiro na implementação da criptografia de ponta a ponta ao incorporá-la em sua política de privacidade em 2016. A criptografia garante que apenas o remetente e o destinatário possam ler ou ouvir o que é enviado, então nem o pessoal do WhatsApp tem acesso aos dados.
Não repúdio
A assinatura digital, aliada a outras medidas, oferece um serviço de não repúdio para proteção contra a negação de ações.
Ele fornece evidência e existência de uma mensagem, tornando muito difícil para as partes associadas à comunicação negarem seu envolvimento. Além disso, garante que apenas as pessoas ou processos autorizados a visualizar e usar o conteúdo de uma mensagem ou transação tenham acesso ao conteúdo.
Autenticação
Prevê-se que os custos globais de danos de ransomware ultrapassem US$ 265 bilhões até 2031, de acordo com as estimativas da Cybersecurity Ventures. Felizmente, temos autenticação, que serve como a primeira linha de defesa contra o acesso a dados não autorizados.
O principal motivo dos cibercriminosos é obter acesso a sistemas, roubar seus dados e dinheiro ou espalhar malware. Para fazer isso, eles fingem ser indivíduos, empresas ou entidades e se esforçam para ganhar confiança. Eles são mais do que capazes de manipular a tecnologia moderna, incluindo serviços de e-mail, comunicações ou protocolos fundamentais da Internet. Técnicas, como MAC e assinaturas digitais em criptografia, concentram-se em proteger as informações contra falsificações e falsificações e impedir os hackers em suas trilhas.
Uma startup de segurança cibernética com sede em Cingapura, Silence Laboratories, levantou recentemente US$ 1,7 milhão em financiamento inicial com a intenção de construir melhores esquemas de autenticação. A startup resolve problemas com gestores de ativos institucionais, exchanges e segurança de carteira de criptomoedas. Ele usa camadas de provas baseadas em processamento de sinal e criptografia para proteger carteiras digitais, trocas e serviços de login para produtos Web 3.0 e Web 2.0.
Integridade de dados
A integridade dos dados é um pacote completo que garante a precisão, integridade, consistência e validade dos dados de uma organização. Isso permite que as empresas garantam a integridade dos dados e garante que as informações em seu banco de dados sejam precisas.
O Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), que entrou em vigor em maio de 2018, mudou definitivamente as perspectivas sobre o que indivíduos e entidades pensam sobre violação de dados ou privacidade. Cada vez mais, as pessoas percebem o impacto do vazamento de dados.
O algoritmo matemático e as funções de hash criptográfico desempenham um papel vital para garantir aos usuários a integridade dos dados. Eles são extremamente úteis e utilizados pela maioria dos aplicativos de segurança da informação.
Chamada para ação
Você não pode esperar que tudo seja impecável, e isso não é diferente para a criptografia. Há muitos lugares onde ele falhou. Aqui está um exemplo:
Em 16 de setembro de 2022, uma das principais empresas de transporte, Uber Technologies Inc., confirmou que foi vítima de um ataque cibernético. Um ataque de fadiga de autenticação multifator (MFA) é a suposta tática de engenharia social que o hacker empregou para entrar na conta de um funcionário da Uber e causar estragos, colocando em risco os dados de 93 milhões de usuários ativos da Uber.
Se essa história o deixa perplexo ou o leva a repensar sua decisão de adotar a criptografia, tenho uma pergunta: você não construiria uma porta para proteger sua casa, supondo que um ladrão iria arrombar de qualquer maneira?
O ManageEngine fornece um conjunto abrangente de soluções de segurança de rede que gerencia toda a infraestrutura de segurança da sua organização. Visite nosso site para saber mais.