Incorporar o monitoramento do servidor web Apache em sua estratégia de gerenciamento de infraestrutura de TI pode ajudar a identificar gargalos de desempenho preventivamente. Essa abordagem de monitoramento proativo fornece os dados necessários para garantir que seu servidor da Web esteja à altura da tarefa e faça otimizações, se necessário. Garantir aos seus clientes uma experiência de usuário tranquila e sem complicações pode ajudar bastante a consolidar sua confiança em sua organização.

O que é um servidor web Apache e por que ele precisa de monitoramento? 

Lidando com cerca de um terço de todos os sites, o servidor web Apache é um dos softwares de servidor web mais utilizados no mercado. Uma de suas maiores vantagens é sua capacidade de customização, tornando-o facilmente escalável. Mas fica melhor. O servidor Apache HTTP é um software de código aberto de uso gratuito, o que levou a uma grande comunidade que oferece manutenção e suporte.

Paypal, Adobe, Facebook e IBM são alguns dos poucos gigantes da indústria que empregam os serviços do servidor web Apache. Além disso, os servidores Apache também dominam a maior parte do espaço de hospedagem do WordPress. No entanto, ele vem com suas próprias deficiências.

O fato de o servidor web Apache ter a flexibilidade de fazer modificações personalizadas também abre caminho para a vulnerabilidade operacional. A personalização significativa no código pode causar bugs e erros. Como resultado, isso pode se transformar em problemas de desempenho e consumo desnecessário de recursos.

Para lidar com essas enormes responsabilidades, ferramentas de monitoramento são empregadas para garantir que seu servidor web Apache funcione em níveis ideais.

Quais são as ferramentas de monitoramento do servidor web Apache?  

As ferramentas de monitoramento do servidor web Apache são soluções de software que fornecem dados detalhados sobre o desempenho do servidor Apache para identificar problemas e solucioná-los. Uma boa ferramenta de monitoramento visa apresentar as informações da forma mais simples e direta possível.

Quando se trata de monitorar servidores web Apache, existem algumas opções nativas de monitoramento. Por exemplo, o Apache oferece o módulo mod_status que fornece informações decentes sobre o que o Apache está fazendo a qualquer momento. No entanto, muitas vezes não é suficiente saber se as solicitações estão retornando informações corretas.

Na maioria dos casos, as equipes de operações de TI precisarão de uma solução de monitoramento holística que possa oferecer perspectivas adicionais do ponto de vista de componentes individuais. Uma ferramenta de monitoramento não apenas fornece informações sobre os sistemas operacionais, servidores e bancos de dados usados, mas também o desempenho da aplicação. Essa coleta de dados fornecerá melhor visibilidade geral da integridade de um servidor da Web Apache, bem como dos elementos de infraestrutura relacionados.

É por isso que as equipes de ITOps geralmente optam por soluções de monitoramento de terceiros, como o ManageEngine Applications Manager.

Uma ferramenta de monitoramento de servidor web Apache, como o ManageEngine Applications Manager, possui um monitor de servidor web Apache dedicado que exibe métricas de desempenho na forma de relatórios e painéis fáceis de entender. Com a ajuda de painéis e widgets personalizáveis, você pode criar seu próprio espaço de trabalho para uma experiência de monitoramento de servidor Apache mais descomplicada.

Monitoramento do servidor web Apache com o Applications Manager 

Ao contrário da maioria das ferramentas que exigem inúmeras configurações antes da implantação, o Applications Manager oferece suporte ao monitoramento sem agente de seu servidor Apache HTTP. Isso, juntamente com a capacidade de integrar o Applications Manager em seu portal da web, coloca o monitoramento de desempenho na palma de suas mãos.

Vamos nos aprofundar nos recursos adicionais que o Applications Manager tem a oferecer em termos de monitoramento do servidor web Apache.

Métricas de desempenho  

No ambiente de hoje, falhas abruptas de servidor seriam uma catástrofe para as operações de negócios, especialmente aquelas que dependem apenas de aplicções da web. Após um incidente de tal magnitude, você pode muito bem se despedir do fluxo de receita e da reputação de sua organização.

Usando o Applications Manager, você pode obter métricas de desempenho do servidor web Apache que podem sugerir possíveis problemas e, em seguida, tomar as medidas necessárias para evitar uma crise. Taxa de latência, tempo de carregamento, taxa de transferência e utilização do servidor são fatores cruciais para manter um servidor web saudável e confiável.

Uma ferramenta de monitoramento útil mediria essas métricas de desempenho para obter uma visão geral da integridade e disponibilidade do seu servidor web Apache:

  • Tempo de resposta

  • Taxa de solicitação

  • Bytes/sec

  • Carga da CPU

  • Contagem de servidores ocupados/inativos

Esses são todos os fatores que o Applications Manager leva em consideração ao realizar o monitoramento do servidor web Apache para acompanhar o tempo de atividade do servidor web e ajudar a preservar a estabilidade de sua aplicação web.

Alarmes e limites 

Um dos principais benefícios do uso de ferramentas de monitoramento é garantir a disponibilidade ininterrupta de seus servidores web. O monitoramento do servidor web Apache fornece alertas em tempo real que podem ajudar a resolver um problema antes que ele aumente. Sem um sistema de alerta adequado, os administradores de TI ficariam no escuro sobre o status de seus servidores.

Usando o Applications Manager, você pode configurar alarmes que são acionados quando um valor de atributo de desempenho do servidor Apache ultrapassa o limite especificado.Após a violação do limite, os respectivos técnicos receberão uma notificação (por exemplo, por e-mail, SMS ou Slack), que pode ajudá-los a tomar as medidas corretivas necessárias imediatamente.

Se não for atendido, por meio da configuração de regras, o alarme será escalado e levado ao conhecimento das equipes de TI relevantes. Com esses reforços por todos os lados, o Applications Manager é a ferramenta de monitoramento ideal para garantir a disponibilidade ininterrupta do seu servidor web Apache.

Relatórios 

Os relatórios desempenham um papel fundamental na análise de desempenho e na determinação de atualizações de infraestrutura. Sem relatórios, torna-se impossível manter um registro limpo dos dados históricos do seu servidor da Web necessários para futuras otimizações de desempenho.

A ferramenta de gerenciamento de servidor web Apache do Applications Manager leva os relatórios a outro nível com relatórios de análise de tendências, relatórios de planejamento de capacidade, relatórios de previsão e relatórios de atributos do seu servidor web.

O Applications Manager não apenas fornece dados históricos, mas também fornece informações necessárias para fazer ajustes para um uso mais eficiente dos recursos do servidor web. Esses relatórios podem ser facilmente incorporados em painéis interativos e personalizáveis que podem ser compartilhados com várias partes interessadas na organização.

Monitore servidores web Apache em apenas alguns minutos!

Se você está procurando uma ferramenta abrangente de monitoramento do Apache, o Applications Manager tem a solução certa para você.

Faça o download da avaliação gratuita de 30 dias da edição Professional ou Enterprise do Applications Manager para obter a experiência completa de monitoramento do servidor web Apache.