Apesar do amplo conhecimento sobre o risco de usar uma senha fraca, 123456 ainda é uma senha comum em uso por vários usuários. E se você está se perguntando quem ainda usaria essa senha… Bem, cerca de 103 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com o relatório da NordPass.

Embora isso seja alarmante, vamos considerar por que os usuários escolhem senhas simples e fáceis de lembrar, apesar de estarem cientes dos riscos.

Sobrecarga de senha: qual o tamanho da preocupação? 

De acordo com uma pesquisa da Dashlane em 2017, os usuários americanos médios têm cerca de 150 contas online que exigem senhas. Agora, um gênio ou alguém com memória fotográfica pode ser capaz de lembrar 150 senhas fortes e únicas, mas para a pessoa comum, isso é um feito quase impossível. Portanto, embora escolher uma senha fraca como 123456 seja um grande lapso de julgamento, é compreensível por que as pessoas o fazem.

A sobrecarga de senha pode levar a um dos dois problemas:

1. Reduzir, reciclar e reutilizar senhas: usar um conjunto de, digamos, 4-5 senhas para todas as suas contas e fazer pequenas edições nelas quando solicitado a redefinir senhas.

2. Seguindo o caminho simples: usando senhas fáceis e fáceis de lembrar, como 12345, qwerty, senha e uma variedade de 200 senhas igualmente fáceis de adivinhar que levam menos de um segundo para serem decifradas.

Na maioria das vezes, escolhemos a conveniência em vez da segurança ao selecionar uma senha, porque quais são as chances de ser hackeado, certo? Mais de três em cada cinco consumidores dizem que estão prontos para arriscar sua privacidade online para facilitar sua vida, de acordo com um relatório da Norton. No entanto, considerando o aumento de phishing e outros crimes cibernéticos, é hora de buscarmos maneiras de garantir a segurança sem comprometer a conveniência.

Segurança e conveniência podem coexistir quando se trata de definir senhas? 

Quando informações confidenciais, dinheiro e identidades estão em jogo, temos que priorizar a segurança sobre a conveniência. Mas conhecer e seguir certas práticas recomendadas quando se trata de definir e manter senhas pode nos dar o melhor dos dois mundos.

O Dia Mundial da Senha é observado na primeira quinta-feira de maio. Este dia é um lembrete para verificar nossos hábitos de configuração de senha e aprimorá-los, se necessário. Aqui estão algumas práticas recomendadas de senha que você pode seguir para aumentar a força da sua senha:

  • Use uma senha longa. Embora o comprimento mínimo seguro das senhas seja de 8 caracteres, é mais seguro ter senhas com 12 ou mais caracteres.

  • Use autenticação multifator. Ter pelo menos um outro método de autenticação necessário após inserir sua senha. Isso pode ser digitalizar um código QR, inserir uma senha de uso único enviada para seu e-mail ou telefone, biometria etc.

  • Tenha senhas que sejam uma mistura de números, caracteres especiais e letras maiúsculas e minúsculas. É mais difícil hackear se os caracteres especiais raramente são usados, por exemplo, -, “, ~, (.

  • Nunca anote suas senhas em notas adesivas ou mantenha-as em texto simples. Em vez disso, mantenha-os em formato criptografado em seu cofre de senhas confiável.

  • Altere suas senhas pelo menos uma vez a cada 90 dias. Não reutilize senhas antigas ao alterá-las.

  • Para empresas que gerenciam centenas de endpoints, tenha um bom software de gerenciamento de senhas que possa ser usado para verificar a força da senha, lembrar os funcionários de alterar as senhas e monitorar a força geral da senha de todas as contas da empresa.

  • Use o logon único se sua empresa exigir que os funcionários interajam com muitos aplicativos para evitar a fadiga de senha.
  • Treine e conscientize os funcionários para que todos conheçam as melhores práticas de gerenciamento de senhas.

Conclusão: como o ManageEngine Endpoint Central te ajuda na segurança de senha 

Com sua vasta coleção de recursos de segurança, o Endpoint Central ajuda no gerenciamento e na proteção de senhas em uma empresa. Com o Endpoint Central, você pode:

  • Configurar políticas para definir datas de expiração de senha, alterar senhas e redefinir senhas de administrador local, tudo em um único console.

  • Habilitar a criptografia do BitLocker e verifique o Trusted Platform Module (TPM) em seus pontos de extremidade. Defina uma senha para proteger computadores sem um TPM.

  • Detectar configurações incorretas relacionadas à senha na rede e, uma vez detectadas, execute as etapas de correção fornecidas para fortalecer sua rede.

  • Protejer seus dispositivos móveis em contêineres de dados corporativos e pessoais, aplicando políticas de geofencing e realizando limpezas corporativas em dispositivos perdidos ou roubados.

Um pouco de pensamento ajuda muito a proteger o que é seu. Dia Mundial da Senha ou não, vamos nos comprometer a não facilitar a vida de hackers que estão tentando entrar com força bruta em nossas redes. Vamos revisitar nossas políticas de senha e garantir que sejam fortes o suficiente para lidar com as ameaças de segurança que os visam.