Muitas organizações permitem que seus dispositivos corporativos sejam compartilhados por funcionários diferentes ou os distribuem para equipes ou departamentos em uma base rotativa. Provedores de saúde, empresas de logística, varejistas e escolas geralmente implantam dispositivos móveis que são compartilhados para facilitar o processo de gerenciamento de dispositivos, reduzir custos de estoque, resolver problemas decorrentes de mudanças no espaço de trabalho e gerenciar com eficiência funcionários e alunos contratados.
Por mais conveniente que o uso de dispositivos compartilhados pareça, essa prática traz um conjunto único de desafios para as organizações, com vários usuários finais tendo que acessar um único dispositivo corporativo que pode conter muitos dados críticos para os negócios.
Considere um serviço de saúde, por exemplo. Todos os profissionais de saúde, recepcionistas ou médicos precisam armazenar e acessar informações relacionadas ao paciente, diretrizes médicas ou outros dados no dispositivo e garantir que nenhum dado sensível esteja em risco. Uma vez que o turno termina, o dispositivo precisa estar pronto para o próximo funcionário acessar, sem que haja qualquer dúvida se os dados foram adulterados ou perdidos durante o turno.
A preocupação com diferentes setores, como logística, varejo e educação, é a mesma. Como os administradores de TI implantam um dispositivo para vários usuários finais e, ao mesmo tempo, protegem dados importantes e protegem o dispositivo?
As organizações podem permitir o acesso de vários usuários a iPads de propriedade da empresa enquanto gerenciam o iPad; seus aplicativos, conteúdo e contas; e mais. Como administrador de TI, você pode aproveitar esse recurso implantando software de gerenciamento de dispositivo móvel (MDM) em seu espaço de trabalho.
Desafios com a implantação de dispositivos compartilhados
1) Gerenciamento de Usuário
Manter o controle de todos os funcionários ou alunos que precisam trabalhar em um iPad específico pode ser uma perseguição do mouse, com vários usuários fazendo login em dispositivos diferentes em momentos diferentes. Em um ambiente educacional, há vários alunos, turmas e professores em cena, e o dispositivo precisa armazenar dados existentes, mas também ser facilmente preparado para o próximo conjunto de alunos acessá-los.
2) Segurança de Dados
Certificar-se de que todos os dados corporativos usados ou armazenados em um iPad estão protegidos é uma tarefa difícil, considerando que vários usuários podem acessar um único dispositivo. Os iPads corporativos precisam ser protegidos com as políticas de segurança corretas que evitam o acesso não autorizado e o vazamento de dados que podem potencialmente prejudicar a organização.
3) Problemas de Armazenamento
Todos os usuários precisam de uma certa quantidade de armazenamento para realizar suas tarefas, seja um trabalhador de saúde armazenando registros médicos ou um aluno salvando localmente uma tarefa em um dispositivo.
Os usuários finais devem ser impedidos de usar mais armazenamento do que o pretendido, pois isso pode prejudicar a produtividade e a usabilidade do dispositivo para outros usuários.
4) Problemas de Privacidade
Um dispositivo compartilhado não gerenciado carece de um senso de privacidade, com as tarefas de cada usuário final restantes enquanto outro faz login, ou os dados do usuário sendo retidos após uma sessão.
Veja como o Mobile Device Manager Plus pode ajudá-lo a enfrentar esses desafios
> Com o ManageEngine Mobile Device Manager Plus, você pode aproveitar o Apple Business Manager para trazer os iPads da sua organização para o gerenciamento corporativo, habilitando a configuração iPad compartilhado. Depois que os iPads são inscritos como compartilhados, vários usuários podem fazer login em um único iPad enquanto você pode assumir o controle do dispositivo, de suas funções e de suas contas de usuário simultaneamente. A configuração compartilhada permite que você crie contas locais como faria em um PC ou laptop, ao mesmo tempo que oferece privilégios para gerenciamento completo de dispositivos.
> Os iPads compartilhados inscritos serão atribuídos a um ID Apple gerenciado, eliminando a necessidade de usar IDs Apple pessoais nos dispositivos. Isso também facilitará o processo de distribuição de aplicativos e gerenciamento de licenças de aplicações.
> Políticas de usabilidade e segurança podem ser aplicadas aos dispositivos para proteger os dados da empresa ou da escola contra transferência ou uso indevido. Por exemplo, você pode restringir funcionalidades no iPad, como AirDrop, Data Sync ou Redes Móveis. Digamos que um administrador de TI de uma escola queira garantir que os alunos se conectem apenas a uma rede Wi-Fi específica. A configuração de Wi-Fi necessária pode ser enviada remotamente para os iPads necessários para restringir o acesso a redes não aprovadas.
> A Apple aloca automaticamente armazenamento igual para cada usuário, uma vez que um iPad é inscrito no Mobile Device Manager Plus, eliminando a possibilidade de consumo irregular de armazenamento por um usuário. Se um dispositivo precisar ser reutilizado ou redefinido, seus dados podem ser apagados remotamente usando comandos de segurança do Mobile Device Manager Plus.
> Uma vez que cada usuário tem uma conta local no dispositivo, eles podem completar suas tarefas diárias sem interferir nos dados de outro usuário, e-mail, etc. Para simplificar o processo de manipulação de aplicativos, você pode distribuir aplicativos para um iPad compartilhado sem qualquer intervenção do usuário, e todas as contas de usuário no iPad terão as mesmas aplicações.
Para enfrentar com eficiência os desafios de gerenciar iPads compartilhados em sua organização, você pode inscrever seus iPads no Mobile Device Manager Plus, uma solução de gerenciamento de mobilidade empresarial que ajuda a garantir a segurança dos dados enquanto fornece o nível de privacidade de usuário de que você precisa. Você pode automatizar a integração de dispositivos, simplificar o gerenciamento de aplicativos corporativos e de lojas, aplicar políticas de segurança, solucionar problemas de dispositivos remotamente e muito mais.
Se você tiver quaisquer outros requisitos para ajudá-lo a gerenciar melhor os dispositivos compartilhados em sua área de trabalho, você pode adicioná-los ao nosso roteiro.
Nota : Esse conteúdo foi traduzido do nosso site em inglês e está replicado nos sites dos nossos parceiros também.