A Microsoft revelou o Windows 11 em 24 de junho de 2021 em seu evento de lançamento virtual. Embora ele esteja oficialmente disponível em 5 de outubro de 2021, a Microsoft compartilhou a versão beta inicial com membros de seu programa Windows Insider. A partir de 5 de outubro, a Microsoft lançará a atualização para PCs com Windows 10 qualificados, e o Windows 11 pré-carregado estará disponível para venda.

 

O sistema operacional mais recente oferece melhorias significativas nos recursos de segurança e gerenciamento. Vamos dar uma olhada detalhada nas novidades, o que essas mudanças significam para sua organização e como garantir que sua organização esteja pronta para mudar para o Windows 11.

Quais as novidades?

A Microsoft simplificou o design do Windows e aprimorou a experiência do usuário. Novos recursos de segurança integrados foram introduzidos no Windows 11. Ela acertou nessa atualização, introduzindo recursos de segurança que são muito necessários para as empresas. Alguns dos principais recursos de segurança incluem TPM 2.0, proteção de integridade baseada em hardware, autenticação sem senha usando o Windows Hello e PCs com núcleo seguro.

Vejamos alguns destaques.

1. Aplicações Android estão chegando à Microsoft Store

Na nova Microsoft Store, os usuários poderão baixar aplicações Android em seus computadores Windows. A Microsoft fez uma parceria com a Amazon para trazer seu catálogo para o Windows, graças à integração com a Amazon Appstore. A Microsoft também se associou a outros fornecedores para trazer várias aplicações de terceiros, como Disney +, Visual Studio, Adobe Creative Cloud, Zoom e Canva.

2. Conectividade mais rápida com o Microsoft Teams

A Microsoft substituiu o Skype e o Outlook pelo Microsoft Teams. No Windows 11, o Teams vem com recursos de chat que incluem chamadas de áudio e vídeo, reuniões (você pode compartilhar sua tela inteira ou qualquer janela em sua tela com outras pessoas em uma reunião) e configurações de presença e status. Você pode se conectar com seus contatos por mensagem de texto ou chamada, independentemente do dispositivo ou sistema operacional. Os clientes Native Teams estão disponíveis para Android, iOS, Windows 10, macOS e Linux, e você também pode usar o Microsoft Teams em um navegador da web.

3. Um design mais elegante que o tornará mais produtivo

A Microsoft afirma que o Windows 11 vai oferecer uma experiência de usuário mais simples e produtiva. Haverá um novo menu Iniciar, interface do usuário e barra de tarefas, junto com fontes e ícones atualizados. O menu Iniciar será colocado no centro para facilitar a localização.

4. Snap Layouts e Snap Groups oferecem alternância de tarefas de próximo nível

Os usuários agora poderão acessar várias janelas de forma mais flexível, encaixando aplicações lado a lado. O Windows 11 está apresentando Snap Layouts e Snap Groups para ajudar os usuários a aprimorar suas habilidades de multitarefa.

5. Widgets mais rápidos e personalizados para todos

O novo sistema operacional atenderá aos usuários notícias e informações relacionadas aos seus interesses por meio de Widgets, um feed de notícias personalizado. Você pode usar widgets personalizados para personalizar informações instantâneas, como calendários, tarefas, previsão do tempo e notícias.

6. Módulo de plataforma confiável

O foco principal do Windows 11 é o conceito de design seguro. TPM é um chip usado para proteger dados confidenciais e sensíveis, como chaves de criptografia e credenciais de usuário, por trás de uma barreira de hardware. Isso ajudará a proteger os PCs contra malware, como ransomware e outros ataques cibernéticos. O chip TPM é adicionado à CPU individualmente ou integrado na placa-mãe do computador.

7. ‌Sem senha

Para os consumidores, os novos dispositivos Windows 11 não terão senhas por padrão desde o primeiro dia. Para empresas, o Windows Hello para Empresas oferece suporte a modelos de implantação sem senha simplificados para atingir um estado de implantação para execução em alguns minutos. Isso inclui o controle granular dos métodos de autenticação para administradores de TI, ao mesmo tempo que protege a comunicação entre as ferramentas de nuvem para proteger os dados corporativos e a identidade. Com o Windows Hello, o Windows 11 está mudando para métodos de autenticação mais fortes, incluindo reconhecimento facial, verificação de impressão digital e outros dados biométricos.

Como preparar seu ecossistema de TI para uma atualização em massa

Embora seja importante manter sua rede atualizada, é recomendável proceder com cuidado, pois a compatibilidade da aplicação ou da rede pode ser prejudicada com qualquer atualização. Certifique-se de seguir estas etapas para uma atualização tranquila:

1. Teste a implantação e a funcionalidade em todo o hardware: É sempre recomendável tentar atualizar pelo menos um dispositivo de cada tipo para verificar se há erros de implantação. Se a implantação funcionar bem, a próxima etapa seria verificar se os dispositivos estão funcionando conforme o esperado.

2. Teste de compatibilidade: Como o Windows 11 requer alguns requisitos mínimos de hardware, certifique-se de que os dispositivos atendam aos requisitos abaixo em sua rede.

Requirementos

Descrição

Processador

1GHz ou mais rápido, com dois ou mais núcleos em um processador compatível de 64 bits

Memória

4GB RAM

Armazenamento

64GB ou dispositivo de armazenamento maior

Firmware do sistema

UEFI, capacidade de boot seguro

TPM

TPM versão 2.0

Placa de vídeo

DirectX 12 gráficos compatíveis / WDDM 2.x

Resolução

Acima de 9 ”, com resolução HD (720p) e canal de cor de 8 bits

3. Planeje a implantação: crie um plano para atualizar os dispositivos em estágios e certifique-se de que os administradores de TI estejam disponíveis durante o tempo de implantação para cada estágio.

Você pode encontrar as etapas detalhadas para implantar o Windows 11 usando o Desktop Central aqui.

O Desktop Central oferece suporte a essas atualizações?

Estamos fornecendo suporte do dia zero para o Windows 11. Isso significa que os dispositivos atualizados podem ser gerenciados sem complicações e novos recursos podem ser aproveitados instantaneamente. O suporte para esses recursos está disponível na versão local e MSP do Desktop Central.

Se você já é um usuário do Desktop Central, pode atualizar para a compilação mais recente. Se você é novo, pode explorar todos os seus recursos, incluindo suporte para Windows 11 com uma avaliação gratuita de 30 dias.

Mais adiante, o Desktop Central será capaz de analisar a compatibilidade de seus dispositivos gerenciados e fornecer um relatório detalhado listando o hardware que precisa ser atualizado para implantar a atualização do Windows 11. O suporte para Windows 11 será estendido para Desktop Central Cloud também.