Uma das coisas mais importantes que os clientes consideram ao comprar um produto ou serviço é sua credibilidade. Uma etiqueta que afirma que o produto foi testado, analisado e certificado por um órgão regulador internacional reafirma a decisão de compra do cliente.

É por isso que as organizações hoje se esforçam para obter referências, diferenciação e validação. Para isso, procuram órgãos reguladores que desenvolvam e publiquem normas internacionais. Um desses órgãos reguladores que é bem conhecido em todos os setores é a Organização Internacional de Padronização, ou ISO.

O que começou como um padrão para medições industriais se transformou em padrões que preocupam as organizações de todos os setores. A certificação ISO é a prova de que uma organização está em conformidade com um determinado padrão.

A conformidade com os padrões ISO oferece muitos benefícios, incluindo maior credibilidade, aumento na satisfação do cliente, qualidade consistente, processos estruturados e menos interrupções, para citar alguns.

Um padrão ISO que ganhou popularidade recentemente é o ISO / IEC 20000. ISO / IEC 20000 é o padrão internacionalmente reconhecido para gerenciamento de serviços. Ele descreve um conjunto de processos de gerenciamento projetados para ajudar as organizações a fornecer serviços eficazes.

Este padrão de serviço é amplamente aceito para medir os processos de gerenciamento de serviços de TI em uma organização. ISO / IEC 20000 é a evidência de que uma organização está seguindo as melhores práticas para fornecer serviços de TI de qualidade.

A ISO / IEC 20000 é dividida em várias partes, cada parte fornecendo diretrizes específicas para um sistema de gerenciamento de serviços (SMS) eficaz, das quais a ISO / IEC 20000-1 é a mais importante para a aquisição de um certificado ISO / IEC 20000. ISO / IEC 20000-1 define e elabora os requisitos obrigatórios para um SMS estar em conformidade com o padrão ISO / IEC 20000.

Por que sua organização precisa da certificação ISO / IEC 20000?

A implementação dos padrões ISO / IEC 20000-1 não apenas ajudará uma organização a construir confiança com seus clientes, mas também promoverá uma base estável para serviços que ajudem a aumentar e melhorar suas capacidades de prestação de serviços. Uma vez estruturadas para cumprir os padrões ISO / IEC, as organizações serão capazes de planejar recursos e responsabilidades com maior clareza, entregar serviços com melhor qualidade, adotar uma cultura de melhoria contínua e melhorar a eficiência e produtividade dos serviços.

Como a certificação ISO / IEC 20000 está estruturalmente alinhada com outros padrões de sistema de gestão, a conformidade tornará mais fácil com outros padrões e regulamentos semelhantes.

As organizações governamentais, militares e de saúde começaram a exigir a certificação ISO / IEC 20000 para seus provedores de serviços de TI. Isso significa que, se o seu público-alvo valoriza as certificações ISO / IEC, ter uma pode ser a diferença entre ganhar um novo cliente ou vê-lo entregar seus negócios a um de seus concorrentes.

Como você pode obter a certificação ISO / IEC 20000?

Para obter a certificação ISO / IEC 20000, a primeira coisa que você precisa fazer é avaliar sua posição em termos de processos de gerenciamento de serviços. Certifique-se de que os processos estejam sendo executados de acordo com os requisitos exigidos no documento e implemente todos os processos ausentes. Monitore esses processos e tenha os registros do processo prontos para inspeção.

Em seguida, conduza auditorias internas para revisar, comparar e verificar se os processos de gerenciamento de serviço da sua organização estão sendo realizados de acordo com os requisitos obrigatórios. Caso contrário, execute as ações corretivas necessárias.

Depois que a auditoria interna for concluída com êxito, selecione um organismo de certificação registrado (RCB) apropriado para conduzir a auditoria para certificação e envie os registros necessários como evidência para revisão. O RCB realizará uma auditoria para garantir que os processos de gerenciamento de serviço da sua organização estejam em conformidade com os requisitos e concederá a você a certificação em caso afirmativo.

Qual é o papel da TI?

A TI desempenha um papel importante no processo de certificação ISO / IEC 20000. Para obter uma certificação, as organizações precisam estabelecer, implementar e manter processos de gerenciamento de serviços de acordo com o documento de requisitos.

Ferramentas de gerenciamento de TI são usadas para implementar processos de gerenciamento de serviço sob o padrão ISO / IEC 20000-1 para fornecer os registros de auditoria necessários como evidência, para facilitar a certificação e para ajudar a manter a conformidade com as especificações ao longo do tempo.

Como a ManageEngine ajuda a obter a certificação ISO / IEC?

Muitas organizações já estão ocupadas com suas operações comerciais diárias e podem achar difícil reservar tempo para conduzir o processo de gerenciamento de serviços conforme exigido pelos requisitos da ISO / IEC e coletar as evidências necessárias para a auditoria externa. Em outros casos, as organizações podem não ser bem versadas na condução do processo de gerenciamento de serviços e podem procurar ajuda de uma organização externa. Em qualquer um dos casos, ManageEngine pode ajudar. 

O conjunto abrangente de soluções de gerenciamento de TI da ManageEngine oferece ferramentas que podem ajudar na implementação e operação de processos de gerenciamento de serviços conforme exigido no documento ISO / IEC 20000-1.

Essas ferramentas cumprem efetivamente os requisitos de conformidade integrando os processos obrigatórios nas operações da organização e gerando evidências na forma de registros para demonstrar a conformidade.