Prognóstico segurança da nuvem 2023

A tecnologia de nuvem está sendo cada vez mais usada devido à sua escalabilidade e eficiência, tornando-a uma escolha popular para empresas de todos os setores.

No entanto, o cenário de ameaças à nuvem está evoluindo rapidamente e, por essa razão, adotar uma estratégia robusta de segurança é fundamental.

Nosso relatório mais recente, Cloud Security Outlook 2023, fornece insights e prognósticos sobre o futuro da segurança da nuvem para esse ano. O objetivo desse relatório é fornecer análises com base na contribuição de mais de 500 profissionais de TI, de vários setores dos Estados Unidos, incluindo saúde, serviços financeiros, manufatura e governo.

Ameaças críticas à segurança da nuvem em 2023 

De acordo com o relatório Cloud Security Outlook 2023, as principais preocupações de segurança da nuvem são: confidencialidade de dados, violações de dados e o risco de ataques cibernéticos.

Os participantes da pesquisa identificaram o comprometimento da conta na nuvem como a ameaça de segurança da nuvem mais impactante (35%), seguida pelo acesso não autorizado por aplicativos mal-intencionados ou não confiáveis (23%) e pela ameaça de usuários internos (14%).

Juntas, as ameaças de segurança à identidade são as principais preocupações. Após a migração para a nuvem, os ataques à identidade aumentaram, provavelmente como resultado do aumento de usuários e credenciais da nuvem nas empresas, para acomodar ambientes de trabalho remotos e híbridos.

Essas preocupações são os principais impulsionadores da demanda por melhores medidas de segurança da nuvem.

Mudanças nas estratégias e operações de nuvem 

A adoção de multinuvem e nuvem híbrida deve aumentar, levando a desafios de segurança mais complexos. Os resultados da pesquisa mostraram que 72% das organizações optam por aplicativos multinuvem, enquanto 23% planejam adotar a computação em nuvem nos próximos 24 meses.

O relatório destaca que as instituições também estão buscando implementar medidas de segurança que não sejam apenas tecnicamente sólidas, mas também flexíveis e escaláveis, para acompanhar o crescimento do mercado de serviços em nuvem.

Mesmo que as empresas entendam a gravidade das ameaças relacionadas à nuvem, muitas ainda enfrentam desafios na implementação de soluções robustas de segurança. A ameaça iminente de uma possível recessão global em um futuro próximo impactou as organizações de várias maneiras, incluindo cortes orçamentários.

O relatório evidencia que 41% das organizações têm um centro de operações de segurança (SOC) pequeno, que pode não ser suficiente para proteger contra o cenário de ameaças de segurança da nuvem.

Segurança da nuvem avançada com soluções integradas 

Para enfrentar esses desafios, as empresas estão recorrendo cada vez mais aos corretores de segurança de acesso à nuvem (CASBs), que fornecem visibilidade às redes na nuvem e ajudam a prevenir ataques cibernéticos. Outras medidas importantes de segurança incluem:

  • Autenticação multifator (MFA)

  • Criptografia

  • Controle de acesso

  • Modelo de segurança Zero Trust

A integração do CASB com outras ferramentas de segurança é o caminho a ser seguido para atender às futuras demandas do mercado. As soluções de segurança integradas também oferecem visibilidade e proteção em todas as plataformas de nuvem, pois as novas leis e regulamentos de privacidade de dados exigem uma estratégia abrangente.

Em resumo, o relatório Cloud Security Outlook 2023 destaca a importância de adotar fortes medidas de segurança. As empresas devem estar preparadas, explorando as tendências e tecnologias mais recentes para ajudar a proteger seus dados e aplicativos.