A quantidade de dispositivos conectados às redes corporativas cresce nos últimos tempos, aumentando os riscos de ataques cibernéticos e dificultando o gerenciamento de todos eles.
Para manter o desempenho e segurança da empresa, é necessário entender a real importância do gerenciamento unificado de endpoints e qual sua relevância dentro da infraestrutura de TI.
Neste artigo exploraremos o conceito de endpoints, falaremos sobre as vantagens de um gerenciamento centralizado, explicaremos o processo de implementação de uma solução eficaz e apresentaremos a melhor opção disponível de gerenciamento de endpoints para as organizações. Boa leitura!
O que são endpoints?
Em termo simples, a tradução de endpoint é “ponto final” e se refere à todos os dispositivos que a organização possui para serem utilizados como ferramenta de trabalho.
Todos e qualquer dispositivo que esteja conectado a rede da empresa, se torna um endpoint, e claro, vulnerável a ameaças tanto externas quanto internas.
Podemos considerar endpoint:
-
Computadores desktop e laptop
-
Smartphone
-
Impressora
-
Tablets
-
Dispositivos IoT: switches, roteadores, câmeras…
-
Wearable
Mas, além dos dispositivos dentro do perímetro da empresa, os que são utilizados em outros locais também são considerados endpoints da empresa a partir do momento que são usados para trabalhar, podendo ser no home office com o aparelho disponibilizado pela empresa ou com o aparelho do colaborador. Estes são conhecidos pelo conceito de Traga Seu Próprio Dispositivo (BYOD), que consiste no funcionário usar os seus recursos pessoais para atuar.
Dentro da área de segurança, todos esses endpoints devem ser gerenciados e monitorados, para que não haja brechas e vulnerabilidades na rede.
Por que gerenciar endpoints de forma unificada?
O bem mais valioso de uma organização são os seus dados e por isso manter os endpoints seguros é imprescindível. Com uma solução abrangente de gerenciamento de endpoints as organizações conseguem controlar cada endpoint através de um console onde apenas a equipe de TI consegue ter acesso. Sendo assim, é possível proteger e prevenir o sistema contra ameaças cibernéticas.
Esse gerenciamento colabora para a conformidade com as regulamentações LGDP, PCI, HIPAA, CIS, entre outras, que garantem a boa reputação da organização, promovem uma cultura corporativa ética, e previnem de penalidades legais. E claro, asseguram que a sua corporação esteja pronta para auditorias.
Com uma solução de gerenciamento unificado de endpoints, fica muito mais fácil gerenciar e monitorar, o que facilita a carga de trabalho da equipe de TI, fazendo com que foquem no que realmente é urgente, colaborando para a resolução de problemas de maneira rápida e eficiente, aumentando a produtividade dos funcionários.
Além disso, uma plataforma unificada reduz os custos operacionais e de licenciamento, permitindo que você consiga fazer todo o gerenciamento de um só lugar, utilizando apenas uma aplicação.
Como implementar uma ferramenta de gestão de endpoints
Nossa solução Endpoint Central permite o gerenciamento completo de todos os dispositivos da rede, em qualquer lugar e a qualquer momento, através de uma plataforma intuitiva e de fácil utilização. A implementação é simples e imediata, permitindo gerar relatórios detalhados sobre o desempenho dos endpoints assim que a configuração é concluída.
Após a instalação do agente nos dispositivos selecionados, você pode realizar a administração diretamente a partir de um único console centralizado.
O painel do produto oferece uma visão geral abrangente de todos os endpoints da rede, facilitando o controle e a tomada de decisões estratégicas.
Endpoint Central da ManageEngine: a solução ideal para gerenciamento de endpoints
O Endpoint Central é a escolha ideal para organizações que buscam uma solução abrangente e eficiente para o gerenciamento de endpoints. Ele oferece proteção avançada contra ameaças cibernéticas, incluindo ataques como ransomware, garantindo a segurança da rede corporativa. A automação de tarefas críticas e a padronização de configurações não só reduzem custos, mas também aumentam a eficiência operacional.
Com uma ferramenta robusta e fácil de usar, o Endpoint Central assegura conformidade com regulamentações como LGPD, GDPR, PCI, CIS, ISO, VPAT, HIPAA e com RBI. Além disso, as integrações com as ferramentas ServiceDesk Plus, Asset Explorer e Analytics Plus, proporcionam um monitoramento completo e centralizado.
Agende uma demonstração com um de nossos especialistas ou aproveite o teste gratuito de 30 dias para experimentar todas as funcionalidades da solução!