Imagem azul com o texto "O que é EOL (End Of Life) e porque é importante monitorar"

Quando recebemos a notícia de que um software ou programa do qual fazemos uso vai deixar de receber atualizações e suporte, isso levanta dúvidas e incertezas sobre como agir diante de tal situação e o que fazer para que você e sua empresa não sofram com riscos durante esse processo.

No artigo de hoje, vamos explorar um pouco mais sobre qual o significado do termo EOL, quais riscos pode trazer para a gestão de seu ambiente de TI e porque manter seus sistemas desatualizados pode ser perigoso para sua empresa. Boa leitura!

O que significa EOL (End Of Life)? 

O termo End Of Life significa literalmente “Fim da vida”, que acontece quando um servidor, hardware ou software deixa de ser comercializado no mercado, seja para dar espaço para venda da nova versão de um produto ou apenas quando uma marca deseja retirá-lo do mercado.

Isso significa que quando um produto atinge esse status ele não necessariamente irá deixar de funcionar, mas deixará de receber melhorias e os usuários não irão mais receber o suporte caso precisem, que inclui atualizações do sistema, correções de bugs e assistência técnica.

Entenda por que o EOL acontece

Quando um produto atinge o status EOL, muitas questões são levantadas, pois isso implica diretamente na vida dos usuários que fazem seu uso. No geral, existem diversas razões que expliquem o porquê dessa prática, são elas:

Alto custo 

Manter determinados aparelhos e servidores por muito tempo pode acabar se tornando uma tarefa cara e até mesmo desgastante nos casos em que encontrar suas peças de reposição se torne uma tarefa difícil. Sendo assim, em muitos casos, optar pela descontinuação de uma linha acaba sendo a opção mais viável se o custo financeiro se tornar muito alto.

Estratégia de vendas 

Ao lançar um novo produto, empresas analisam como isso afeta seu público alvo, e como impacta a venda de outras linhas. Olhando de forma geral, muitas empresas tendem a descontinuar a venda de um produto caso percebam que isso pode impulsionar a adoção de novas versões.

Por outro lado, também existe a demanda de mercado, ao notar baixa nas vendas uma empresa pode optar por descontinuar suas vendas.

Segurança 

Produtos antigos podem apresentar design e sistema mais antiquados e frágeis diante das constantes transformações digitais que temos vivido, e com isso um software lançado há mais de um ano, já será considerado antigo se não passar por atualizações. Portanto, para que empresas se mantenham seguras, o ideal é focar em produtos cada vez mais atualizados.

Descontinuação da tecnologia 

Atualmente, produtos acabam se tornando obsoletos mais rápido do que conseguimos acompanhar, e são em casos como esses que diversas tecnologias são descontinuadas.

Essas descontinuações geralmente vêm acompanhadas de certa preocupação por parte dos usuários e empresas, pois isso pode afetar suas atividades e operações, portanto, o ideal é sempre estar atento e garantir que seus sistemas continuem a funcionar de maneira segura.

Por que usar um software no final de sua vida útil é uma má ideia?

Fazer uso de um software no fim da vida útil representa riscos para a segurança e eficiência operacional de uma empresa. Sendo assim, para minimizar os riscos é ideal manter os sistemas e programas sempre atualizados, para garantir a eficiência e proteção de seus sistemas.

Executar softwares EOL dentro da rede de uma organização cria brechas para mais vulnerabilidades que aumentam os riscos de não conformidade com as regulamentações de segurança.

Vale lembrar, que nenhuma forma de tecnologia foi feita pra durar para sempre, portanto, o ideal é que as empresas se antecipem caso recebam um anúncio de fim de vida, pois assim ficará mais fácil reorganizar sua estrutura, beneficiando toda a empresa.

Sendo assim, observamos que existe a necessidade de lidar com esse problema de forma mais rigorosa, o que pode ser feito por meio do uso de ferramentas robustas para auxiliar as empresas nessa tarefa.

Conheça as ferramentas da ManageEngine que podem te ajudar a lidar com produtos EOL 

Agora que você conhece os riscos de se manter um software ou servidor em status EOL operando em sua rede, aqui estão as principais soluções da ManageEngine que podem te ajudar a lidar com isso de forma mais organizada e segura, são elas:

  • O Endpoint Central é uma ferramenta completa de análise de endpoint, que fornece maior visibilidade sobre a sua rede, mantendo um inventário atualizado de todos os softwares e dispositivos, onde pode ser feito também o gerenciamento de licenças com todas informações pertinentes para uma melhor administração. Com ele é possível automatizar determinadas ações, como: a instalação de versões atualizadas de softwares em seu ambiente.

  • O Asset Explorer é uma ferramenta projetada para o gerenciamento de ativos de TI que permite monitorar o ciclo de vida completo dos ativos, desde a compra até sua disposição, enviando alertas sempre que um produto se aproxima do fim de sua vida útil e permitindo planejar substituições com antecedência.

  •   O Vulnerability Manager Plus é nossa solução focada na correção de vulnerabilidades do seu ambiente, ou seja, ela consegue escanear e detectar vulnerabilidades decorrentes de produtos EOL e faz recomendações de quais ações tomar mediante aos riscos decorrentes do uso desses produtos.

Você já sabe quais medidas tomar, então não deixe que sua empresa passe por riscos desnecessários!! Acesse agora o nosso site e fique por dentro das soluções de TI que podemos oferecer para sua empresa.